"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine." (1 Coríntios 13:1)

Artigos


Pessoas diferentes precisam

de métodos diferentes

I Coríntios 12

Teoricamente os cristãos deveriam influenciar positivamente os meios de comunicação – pois possuem programação e publicidade que nada tem a ver com a Palavra de Deus. Aqueles que praticam e pregam o evangelho deveria orientar-se, em tese, nas Escrituras Sagradas para conseguir influenciar as pessoas e instituições deste mundo.

Um tradicional curso de idiomas na capital mineira utilizava em comerciais, na década de 1990, a frase: “pessoas diferentes precisam de métodos diferentes”. No meio cristão atual existe um modismo no qual afirma-se que todas as pessoas são iguais, devendo cada crente procurar os mesmos dons uns dos outros. Este conceito, a princípio, seria bom e aprazível ao Senhor, já que é contrário às afirmações daquela antiga publicidade secular.

O que Deus afirma a este respeito, através da Bíblia? Infelizmente, neste caso específico, as Escrituras Sagradas dão razão ao comercial, em detrimento as pregações de muitos daqueles que intitulam-se evangélicos. É impressionante a perda de percepção espiritual de alguns neste caso específico. Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 12, o apóstolo é taxativo, e não deixa margens para dúvidas, duplas interpretações ou questionamentos. Para cada pessoa o Espírito do Senhor deu dons e ministérios diferentes. Cada indivíduo tem, especificamente, uma função determinada pelo Pai Celeste.

No modismo evangélico citado no início deste texto, as pessoas supostamente teriam as mesmas atitudes para serem consideradas cristãs. Todos, sem exceção, deveriam falar em línguas, profetizar, dentre outras manifestações espirituais padronizadas, quase como uma industrialização da fé. Para aqueles que compartilham desta moda, a passagem descrita em I Coríntios 12 deve tornar-se leitura de cabeceira. Como adverte o escritor: “acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” (I Cor. 12:1)


Autor: Leonardo Silva Horta – Correio Eletrônico: leocristao@gmail.com  –

Publicado no Site:  Portal Parnanet (Parnamirim – Rio Grande do Norte, em agosto de 2006);