Índice

Cristianismo

Reforma

Polêmicas

Igrejas

Seitas e Heresias

Aliança Bíblica Universitária

Filosofia

Defendo a fé cristã básica:

Deus existe;

Deus é o único deus;

Ele criou, ou seja, é separado da Natureza, que é Sua obra;

É o criador que nunca foi criado;

É um Deus pessoal, ou seja, Alguém que tem suas características e opiniões próprias;

É um Deus ético, ou seja, estabelece padrões de certo e errado;

Deus nos ama: principalmente quer que estejamos certos, mas também que estejamos bem;

Para corrigir nossa situação de pecado, Deus entregou Seu único Filho, Jesus, por nós;

Através de Jesus temos vida nova com Deus.

Assim como a fé cristã reformada

No sentido original e amplo, luterano, congregacional, batista, não necessariamente calvinista:

Sola Scripturæ

Somente as Escrituras (a Bíblia, exceto os livros deuterocanônicos) são regra de fé e prática;

Sola Fide

Somente a fé salva o homem do pecado e de suas conseqüências;

Solo Iesu

O único objeto de fé válido para salvação é nosso Senhor Jesus Cristo.

Sola Gratia

A vida do cristão é concedida e mantida pela graça de Deus, não por qualquer mérito ou sucesso humano.

Pontos Polêmicos

Isso dito, talvez seja a hora de esclarecer minha posição quanto às doutrinas mais polêmicas no meio evangélico.

Predestinação e Livre Arbítrio

Sou arminiano moderado, com o que quero dizer que creio que Deus oferece a salvação a todos, tendo predestinado alguns, e dos que não foram predestinados alguns aceitam a graça livremente por Ele oferecida. Para mim é bem claro que a graça é obra de Deus, e portanto não há mais mérito na aceitação da salvação que há num mendigo que abre sua mão para receber uma esmola.

Creio que essa posição me dá tranqüilidade de plena comunhão com os irmãos calvinistas, mas me deixa em situação difícil perante hipercalvinistas e bezianos…

O Espírito Santo

Quanto à doutrina do Espírito Santo, sou um velho carismático. Isso significa que creio que os dons do Espírito são para hoje, livre e soberanamente concedidos conforme Lhe apraz para Sua glória e para o serviço de Sua Igreja, não para glória humana. Creio no batismo no Espírito Santo como uma graça concedida livremente por Deus possivelmente no momento da conversão, mas também possivelmente mais tarde, e não necessariamente acompanhada de qualquer manifestação emocional ou sobrenatural de qualquer dom que seja. E creio que a conversão é pela fé, não necessitando a presença de qualquer dom ou emoção pretensamente corroboradoras.

Governo da Igreja

Quanto ao governo eclesiástico, creio na democracia congregacional, com somente dois cargos: presbiterato (também chamado pastorado ou bispado) e diaconia, sendo o apostolado tanto uma posição reservada àqueles diretamente designados por Jesus em seus anos chamados da Primeira Vinda, antes de Sua ascensão, quanto, por analogia mas sem qualquer conferência de autoridade eclesiástica, um título honorífico póstumo àqueles que deram suas vidas para evangelizar algum povo até então não alcanãdo.

Creio ainda que o presbiterato é reservado aos homens, não por qualquer mérito exclusivamente masculino mas porque Deus fez uma criação assimétrica, dando à mulher maiores capacidades emotivas mas ao homem mais capacidade de análise racional. Isso sendo graça divina, não confere p mérito nem fundamente qualquer forma de orgulho, mas estabelece uma ordem hierárquica que procede do Pai, através do Filho, então pelo Homem, para a Mulher, para educação e criação dos filhos, das gerações seguintes. E analogamente o Filho é o noivo que desposa a Igreja.

Igrejas

Membro da Igreja Batista Chinesa, no Campo Belo, São Paulo, SP.

Andei congregando-me em, e considero afetivamente como ‘minha’, a Igreja Holiness de Londrina, Paraná, Brasil, na época sob terrível ataque sutil e subversivo dos neopentecostais.

Também em Londrina apreciei as pregações da Primeira Igreja Batista, que hoje é das colunas do Evangelho puro e ortodoxo naquela cidade, mais de dez anos depois de ter sido o centro no Brasil da heresia da impecabilidade – como Deus é misericordioso! Tivéssemos lá ficado, teríamos procurado saber se essa igreja permanece batista no governo e não só no nome, com congregações e democracia: tememos que possa entrar no caminho do gigantismo e da autocracia.

Somos membros da Eglise Evangélique Baptiste de Lausanne, Cantão de Vaud, Suíça. Nunca fui tão bem recebido em igreja alguma, e a pregação é muito boa, muito saudável. Embora alguns membros sejam um pouco calvinistas e cessacionistas demais para mim, hoje em dia é melhor errar pela cautela que pela ousadia.

Também guardo ótimas recordações da International Baptist Church of Düsseldorf, Alemanha. Ótimos estudos bíblicos, e ainda por cima um pastor que fala Português!

Mas já freqüentei Assembléia de Deus, e não tenho problemas com qualquer igreja ortodoxa… mas ainda creio que o sistema batista tem suas vantagens. Especialmente como praticado aqui na Suíça, onde há um colegiado de presbíteros e outro de diáconos, e onde as mulheres podem ter ministério mas não presbiterato ou diaconato.

Fui membro da Igreja Batista da Borda do Campo, na época do saudoso Pastor Ivênio dos Santos, cuja pregação causou em mim profunda impressão, conforme conto neste breve testemunho de como compreendi a graça de Deus – em outras palavras, de minha conversão, na medida em que se possa usar esse termo para quem foi criado no Evangelho sem nunca se desviar dele conscientemente.

Seitas e Heresias

G12

Nem tudo na igreja é bom… e não adianta tentar tapar o Sol com a peneira, que uma das grandes características da Bíblia é exatamente não ocultar os pecados e limitações mesmo dos "heróis da fé".

Não é legal falar sobre coisas tristes, e este é um assunto muito triste! Mas temos de avisar a igreja de Deus — ou seja, todos os discípulos que freqüentam igrejas e buscam a Deus — de que o que aparentemente seria uma grande bênção pode ser uma grande tragédia.

O parâmetro para qualquer obra que se pretenda de Deus é que se atenha às Escrituras — e há hoje no Brasil um movimento que, se pretendendo bíblico na verdade é manipulativo e supersticioso, com elementos claramente heréticos — infelizmente, falo do G12 que tantos passaram a amar. Por favor veja estas páginas para entender porque estou tão preocupado com algo que pode parecer tão bom.

Mais algumas páginas a respeito: uma análise do método, uma crítica, uma desmistificação, uma coletânea de material que inclui um testemunho muito bom.

Igreja Internacional de Cristo

Estou muito preocupado com um amigo que tem freqüentado a Igreja Internacional de Cristo, organização facciosa que também é conhecida como Igreja de Cristo de Boston ou de Crossroads, Texas.

Já tive uma experiência muito dolorosa com eles, vendo pessoas tão traumatizadas que não queriam nem falar com ninguém a respeito, aliás algumas chegavam ao ponto de nem mais cumprimentar quem fosse crente.

Mais tarde escreverei mais a respeito… por enquanto, ficam algumas indicações de páginas: um resumo, documentos em Castelhano, uma história com alguns detalhes interessantes, um esquema da organização, um pequeno esboço de consumo rápido, um artigo bastante completo, e finalmente a página oficial dos ex-membros.

Antigo membro da ABUB

A ABU é um movimento estudantil cristão filiado à CIEE &ndash IFES.

Filosofia

Trazer a Deus cativo todo o entendimento. A sabedoria é uma arma de Deus contra a idolatria do conhecimento; embora o conhecimento em si seja bom, o nosso pecado o transforma em mais um ídolo, ou seja, algo que é elevado muito acima de seu lugar próprio na Criação de Deus para substituir algum aspecto de Deus nalguma parte do coração do homem.

Já andava pensando neste tema há tempos, e conhecer o senhor Jean-Marc Berthoud, da igreja batista daqui de Lausanne, que dedicou a sua vida a pesquisar e ajudar a construir as interpretações cristãs de todos os domínios da cultura, me incitou a dedicar-me mais a isso.

Nessa linha estão minhas interpretações históricas e alguns artigos embrionários.