SINAIS QUE PRECEDEM A VOLTA DE CRISTO

Nesta parte do nosso estudo iremos mostrar alguns sinais que procedem à vinda de Cristo e também sinais do arrebatamento da igreja, bem como dar uma olhada no panorama mundial na atualidade para contextualizarmos a realidade das profecias Bíblicas.
Devemos entender, antes de tudo, que existem diferenças grandes entre o período chamado “princípios das dores” e a “grande tribulação”. Em Mateus no capítulo 24 mostra que deverão ocorrer sinais, mas ainda seriam o princípio das dores, ou seja, ainda não são os sinais propriamente ditos da vinda de Cristo. Outra coisa que devemos entender é que Jesus fala a judeus que tem a visão escatológica das 70 semanas de Daniel, ou seja, ainda havia de se cumprir o chamado “tempo dos gentios” (Lc 21:24), “plenitude dos gentios” (Rm 11:25) ou “dispensação da graça” (Ef 3:2 e 9), no qual o relógio escatológico iria parar e só irá ser acionado novamente após o arrebatamento da igreja.
A expressão “tempo dos gentios” indica o tempo durante o qual os gentios (gentios somos nós a igreja, pois gentios era o nome dado a todos os que não eram judeus) terão a oportunidade de se arrependerem e de acharem salvação. Pelo fato de Israel não crer no seu Messias, a sua volta foi postergada, abrindo esta brecha na contagem escatológica e dando assim oportunidade para os gentios neste tempo.
Estas abordagens serão explicadas de forma mais ampla quando tratarmos especificamente das 70 semanas de Daniel e Grande Tribulação, onde estaremos fundamentando a seguinte questão: A igreja vai ou não vai passar pela Grande tribulação?
Vamos ver alguns dos principais sinais referentes à vinda de Cristo descritos pela Bíblia:
Antes devemos entender a tríplice pergunta dos discípulos (Mt 24:3), “Quando serão estas coisas?”, que fala sobre a destruição de Jerusalém concordando com o versículo 2. “Que sinal haverá da tua vinda?” (parousia “Parousia”: presença), “Que sinal haverá do fim” (sunteleias tou aionos  “sunteleias tou aionos” – Fim do mundo, consumação final).

a. Falsos Cristos e falsos profetas (Mt 24:5, 11, 24; Mc 13:22) – Nunca existiram tantos como existem em nossos dias. No dia 02/10/93, um homem chamado Ca Van Liem que se dizia profeta levou ao suicídio cerca de 53 pessoas da sua seita no Vietnã, que prometeu levá-los ao céu se lhe dessem dinheiro, e depois de arrecadar cerca de US$ 10 000, o que é uma fortuna a região, e temendo ser preso, resolveu levá-los ao suicídio.
O líder Joseph Kibwetere, fundador do Movimento para a Restauração dos Dez Mandamentos, aconselhado, conforme notícias, por alguns sacerdotes e freiras católicos excomungados, conseguiu convencer muitas pessoas de que o fim do mundo seria no final de 1999. Como todos os falsos videntes e profetas, ele se enganou, mas ainda conseguiu reunir seus adeptos na igreja, naquela sexta-feira, após terem vendido seus bens e se despedido dos parentes. Trancados na capela, com as portas pregadas, após horas de cantos, eles deixaram-se queimar ou foram queimados.
Um Sírio que se denomina Maitreya vivia em um retiro no Himalaia até que em julho de 1977 foi chamado para ser o cristo de todas as nações pelo "profeta" Benjamim Creme. Diz ter vivido no corpo de Jesus, faz sinais impressionantes como aparições relâmpagos em vários países e diz ser o salvador, o Cristo dos cristãos, o Messias dos judeus, o Krishna dos hindús, o Buddha dos budistas, o Imã Mahadi dos muçulmanos, o Jiatgin da China, o Maitreya Buda do Ladak, o Miroku do Japão, o Maitry da Índia, Nepal, Butão, Camboja, Vietnã e Tailândia, o Byams-Pa do Laos e da antiga Birmânia e o Cham-Pa do Tibet.
Seu principal objetivo é o ecumenismo.
No Brasil temos o INRI CRIST, que se denomina a encarnação de Jesus Cristo e vem completar a obra que o mesmo não fez, se denomina ainda como o Pai eterno e o Pai poderoso.
Notícias no mundo inteiro mostram escândalos no evangelho, homens afirmando ser Jesus, sitas que levam pessoas ao suicídio, de fato a religião cresceu muito nos últimos tempos e com isto os falsos profetas, esta profecia vem se cumprindo literalmente, até se cumprir na integra com a chegada do “Falso Profeta”, na grande tribulação.


b. A vinda do homem da iniqüidade. Em 2 Ts 2:1-10, Paulo escreve que Cristo não virá, a menos que o homem da iniqüidade seja antes revelado, e depois o Senhor Jesus, em sua vinda, o destruirá. Esse “homem da iniqüidade” é às vezes identificado com a besta em Apocalipse 13 e às vezes chamado anticristo, o último e pior da série de “anticristos” mencionados em 1João 2.18, por exemplo: Muitos imperadores romanos, inclusive proclamaram-se Deus, Adolf Hitler entre outros que exerceram grande autoridade e devastação. Sem contar que a Bíblia deixa claro que o ministério da iniqüidade há de se manifestar somente quando a igreja for retirada de cena por conta do arrebatamento (2 Ts 2:7). O povo de Deus quando for afastado (arrebatado), nada deterá a manifestação do anticristo.

c. Guerras e rumores de guerra (Mt 24. 6; Mc 13:7) – Este sinal é bem atual e não é necessário falarmos muito sobre ele, pois no mundo sempre ouve guerras e nos nossos dias muitas guerras têm se levantado.

d. Fome e pestes (Mt 24.7; Mc 13.7) - Fome – Estamos presenciando esta profecia se cumprindo como nunca.
Fome:
Dados retirados da internet em www.pime.org.br/, pesquisa feita em Julho de 2006, diz:
Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.
- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
- 1,3 bilhões de pessoas no mundo não dispõem de água potável.
- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso.
- Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo.
Dados retirados da internet em  www.amaerj.or.br, pesquisa feita em Julho de 2006, diz:
Um novo relatório da ONU alertou para o crescimento da fome no mundo. A pesquisa registra, na última década, um aumento de 18 milhões no número de famintos.
Pestes:
Muitas pestes têm surgido durante os anos e fazendo a população mundial ficar apreensiva, pois quando estamos nos acostumando com uma nova peste, aparece outra para atormentar o mundo.
Na década de 80 começou a veicular uma notícia do terrível vírus da Aids, na década de 90 começamos a ver o surto de uma doença terrível que denominaram Ebola, hoje em dia estamos às voltas da chamada gripe aviária, gripe do frango.
Sabemos que isso ainda não é o fim propriamente dito e sabemos que ainda novas pestes poderão surgir e ainda se intensificar. Estejamos atentos, a volta de Cristo está próxima! Maranata! 

e. Terremotos (Mt 24.7; Mc 13:8) – Temos visto este sinal se cumprindo a cada dia e se intensificando, para terror dos que estiverem na grande tribulação, que como dizemos será o cumprimento total, na integra destes sinais.
De 1970 a 2005 o aumento no número de terremotos foi de mais de 500% conforme a tabela abaixo. Em 1976 foram 697309 mortes por terremotos! As informações são fornecidas pelo USGS National Earthquake Information Center:

Terremotos      1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Quantidade 4139 4507 4548 5175 4996 5318 6308 5775 6428 7161

Terremotos      1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Quantidade 7348 6829 7747 9842 10493 13115 12718 11290 12711 14585

Terremotos      1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Quantidade 16612 16516 19548 21476 19371 21007 19938 19872 21688 20832

Terremotos      2000 2001 2002 2003 2004 2005
Quantidade 22256 23534 27454 31419 31194 29878

Vale ressaltar que até no Brasil teve nos últimos anos abalos, como o de 10 de fevereiro de 1982, em São Paulo e furacões como O fenômeno “furacão” Catarina, em 27 e 28 de março de 2004 na Região sul do nosso país.

f. A pregação do evangelho a todas as nações. É necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações (Mc 13.10; Mt 24.14).
O evangelho foi pregado a todas as nações? É provável que não. Entretanto, Paulo fala em Colossenses sobre a propagação mundial do evangelho: “... a palavra da verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo” (Cl 1.5-6).
Mas cremos que este evangelho não será pregado pela igreja na presente dispensação, mas pelas duas testemunhas (Ap 11:1-14, onde iremos ver mais a frente), na primeira parte da grande tribulação (3 anos e meio), anunciando o evangelho do Reino de Cristo que será implantado durante o milênio, este é o evangelho que João Batista pregava na primeira vinda de Cristo, “arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus” (Mt 3:2), este não é o mesmo evangelho que pregamos nos dias de hoje, note a diferença:
Þ O Evangelho da graça (Mc 16:15), os crentes pregam a salvação através da graça de Cristo.
Þ O Evangelho do reino (Mt 24:14), as duas testemunhas irão pregar na grande tribulação.
Este assunto, falaremos com mais detalhes quando estivermos tratando especificamente deste assunto.

g. Sinais no céu - Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória (Mc 13.24-26; cf. Mt 24.29-30; Lc 21.25-27).
Sabemos que tem havido eclipse do sol e da lua e aparecido cometas desde que começou o mundo, mas Jesus fala de algo muito maior nestes textos. Jesus fala claramente de uma futura queda literal das estrelas, o escurecimento do sol e da lua, que seria um prelúdio adequado para o abalo do céu e da terra e para destruição cósmica que sobrevirão após a vinda de Cristo (2Pe 3:10-13), principalmente pelo fato de o verso 30 de Mateus 24 descrever o “filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”, que demonstra ato contínuo aos sinais e uma descrição da segunda fase da segunda vinda de Cristo.

h. Bramido do mar e das ondas (Lc 21:25) – É do conhecimento da maioria que o planeta terra corre um risco muito grande de ser inundado pelas águas do oceano em alguns anos. Em 1995 um iceberg de aproximadamente 2900 km² se desprendeu da Antártida indo em direção a América do Sul como uma gigantesca montanha de gelo.   A Antártica contém 90% do gelo do planeta. Desde Janeiro de 2005, grandes folhas de gelo começaram a quebrar formando grandes icebergues. Fotos de satélite mostram dois novos icebergues batizados de A-43F e A-53. Este último tem o tamanho equivalente ao dobro do estado americano do Texas. Isso acontece por causa do degelo que acomete no nosso planeta devido ao Efeito Estufa e o buraco na camada de ozônio, fazendo a terra passar por grande calor. O Efeito Estufa acontece porque a grande poluição dos carros, indústrias e etc., não saem da atmosfera terrestre, fazendo assim uma camada ao redor da terra que cada vez mais vai aumentando a temperatura média da terra, causando assim um calor insuportável, e com isso as geleiras dos continentes gelados vão derretendo aos poucos, fazendo com que o nível do mar suba de maneira assustadora nos próximos anos, e com isso as cidades situadas no litoral de qualquer país serão inundadas pelas águas do oceano, como é o caso de algumas cidade da Europa que já sofrem as conseqüências.
O fim dos tempos serão assinalados por grande urgência cósmica. A natureza toda se conturbará. Provavelmente haverá a mudança de pólos, o que já sucedeu na história geológica. Isso provocará imensos terremotos como nunca visto e onde nunca houve tais coisas que deixarão os homens perplexos. As perturbações dos campos gravitacionais, que antecederão a mudança de pólos, poderão ser a causa da agitação dos oceanos.
De acordo com alguns cientistas da computação que trabalham junto com um grupo de geofísicos e astrofísicos, a Terra e o Sol passarão por um processo de reversão do pólo magnético em 2012.
Um cientista canadense descobriu que o pólo norte magnético saiu de seu país e está se deslocando para a Sibéria. Larry Newitt, chefe do Natural Resources Canada Geomagnetic Laboratory em Ottawa, afirma que o pólo se moveu cerca de 200 milhas náuticas (370 km) para o norte.
Estejamos atentos, pois o dia do Senhor está próximo.

i. A falta de amor por causa do aumento da iniqüidade – Nós temos visto reportagens, uma após outra, sobre o aumento gradativo e descontrolado da violência e da falta de amor e de afeto. Já se tornou normal casos com de Suzane Louise von Richthofen (outubro de 2002) que mata seus pais por motivos fúteis, casos como o de mães que abandonam seus filhos recém nascidos em qualquer lugar, como o que aconteceu meses atrás, quando a mãe lançou o seu filho recém nascido no rio envolto em um saco de lixo. Onde estão as famílias felizes? Onde estão os casamentos felizes e duradouros?
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que num período de 7 anos a população cresceu 7% enquanto que os crimes cresceram 111%. Isso mês leva a perguntar, como será na grande tribulação?

3. Conclusão.
O impacto dessas passagens parece tão claro que, podemos concluir que Cristo poderá voltar a qualquer hora do dia ou da noite. Esta posição faz justiça aos alertas a que estejamos prontos e de que a vinda de Cristo se dará num momento inesperado.
Estar preparado para uma volta iminente traz benefícios espirituais tremendos, pois não sabemos quando Ele vem, se ficarmos condicionados a sinais que ainda irão se cumprir, perderemos a urgência de uma santidade necessária para a surpresa da sua chegada. Durante os dias negros da Segunda Guerra, parecia que Hitler fosse o anticristo, quando ficamos sabendo de terremotos, fomes e guerras, ficamos imaginando se Cristo está às portas. Então esses eventos saem de cena e a maré que leva para o fim dos tempos parece recuar por um tempo. Então, de novo, uma nova onda de eventos irrompem o cenário mundial e, mais uma vez aumenta a nossa expectativa da volta de Jesus. Com cada onda sucessivo de eventos, não sabemos qual delas será a ultima. E isso é bom, porque Deus não quer que saibamos. Ele simplesmente quer que estejamos ansiando pela volta de Cristo, esperando que ocorra a qualquer momento, caso contrário, estaremos vivendo uma acomodação espiritual, uma estagnação na comunhão com Deus, o que é totalmente contrário ao ensino do NT.
Então, não devemos pensar que ainda falta este ou aquele sinal para a volta de Cristo, devemos claramente entender o que a Bíblia fala da Sua volta para a igreja (arrebatamento) e a sua volta final e definitiva, com poder e grande glória. Portanto, devemos estar prontos, para recebê-lo quando Ele se manifestar, e não ficar para trás.