Nesta pagina poderão ser encontrados futuramente
projetos relativos ao hobby, como antenas, decodificadores,
antenas ativas, etc...
 

O primeiro artigo é o projeto desenvolvido pelo aficionado em eletrônica e DXista paraense Eduardo, que montou uma antena ativa direcional para ondas médias.

Eduardo junto a antena "balde"

Nesta foto o nosso projetista exibe com felicidade sua antena ativa para ondas médias, apelidada gentilmente de "antena balde". O desenvolvivento desta antena partiu da necessidade do DXer captar estações fracas e poder reduzir as interferencias que porventuram
estejam ocorrendo. A antena em si encontra-se sob a cupula vermelha, é direcional em 180 graus, remotamente. O controle remoto com as coordenadas geometricas é visto à frente a esquerda. Nesse comando é possivel controlar a direção da antena, assim como sintonizar a antena na frequencia que se está sintonizando no receptor.

A caixa do comando inclue ainda baterias para operar a unidade sem necessitar de energia eletrica, por algum tempo, ou no caso de uma expedicao DX a lugares aonde não tem energia eletrica.

Tudo foi montado usando a criatividade de juntar diversos circuitos isolados e combinar num projeto final que fosse útil para receptores portateis como o Sony 2010.

A antena está dividida em 2 partes: O controle remoto e a antena propriamente dita. No controle remoto encontram-se comandos para direcionar a antena remotamente, deste modo voce pode instalar distante a antena, e posicionar a mesma de junto do seu receptor, sem que isso afete a qualidade da recepção. Na cupula da antena encontram-se os circuitos da antena com pré-amplificador, os sensores de posicionamento, o motor de posicionamento da antena.

A antena foi construída partindo da base de uma antena de núcleo de ferrite, sintonizavel, cujo sinal é amplificador antes de ser entregue ao receptor via um conector RCA. Na cupula da antena foi colocado o circuito da ferrite sob uma base movel, capaz de dar um semi-ciclo de rotação. Um micro motor posicionado por sensores de luz ultra-violeta dão o posicionamento correto, mesmo à distância.

Quando se encontra a frequencia desejada no rádio, remotamente é possível ajustar o ganho do amplificador para esta frequencia, de modo a obter a melhor relação sinal/ruído.

No base do controle remoto encontram-se também circuitos para os posicionadores de localização da antena e o controle de ganho.

Devido ser muito complexo a parte do circuito, para aqueles que assim desejarem podem escrever para ele solicitando maiores detalhes.

Testes feitos pessoalmente na antena utilizando um receptor profissional como o Kenwood R-5000, não mostraram grandes vantagens. A melhoria é bastante observada em equipamentos de pequeno porte como os Sony 2010, e 7600G, e outros portateis.

Como o próprio Eduardo falou, este é o público alvo de seu projeto.

No momento o autor procede modificações no projeto inicial e que está mostrando sensível melhora, em breve estaremos publicando neste site detalhes sobre essas mudanças.

Contatos com o autor via email: eduarroso@ig.com.br

 


 

A Antena Loop Blindada

A teoria de funcionamento da antena blindada se baseia no fato das transmissões de rádio utilizarem-se de ondas eletro-magnéticas. E essas são compostas de duas componentes: uma elétrica e outra magnética.

A maioria das antenas está baseada principalmente para se usufruir da componente eletrica do sinal, enquanto que as antenas blindadas fazem uso da componente magnetica do sinal.

A antena aqui proposta foi resultado de uma visita ao frutífero shack de Valdemar Scaquetti em Caieiras, junto com Patamian e Gustavo Barreto, aonde o mesmo demonstrou as qualidades desta antena. Depois de longas pesquisas na internet verifiquei que o tema é bastante explorado pelos rádio-amadores, para transmissão em baixa potência.

Detalhe é que está antena destina-se apenas  a recepção em equipamentos que tenha entrada de antena externa de baixa impedância;  não funciona ligando-se em antenas telescópicas.

O cabo coaxial usado foi de 50 ohms, e os tubos, cruzeta e capa de PVC da marca Fortilit e Tigre.  O capacitor variável é daqueles usados em rádio valvulados antigos. Esse modelo ainda pode ser acoplado ainda a um pré-amplificador, como a que testei na casa de Valdemar.

Aqui algumas das vantagens desta antena:

1 - Leve e de tamanho reduzido

2 - Atenuação e/ou eliminação de interferências eletro-magnéticas locais.

3 - Altamente direcional

4 - Baixa impedancia de saída

LoopGer.jpg (37108 bytes)

Antena Loop junto ao Sony ICF-2010.

LoopX.jpg (26754 bytes)

Detalhe da cruzeta de PVC.

Loopfio.jpg (19647 bytes)

Detalhe do cabo coaxial passando na terminação do tubo.

LoopGap.jpg (29031 bytes)

Detalhe do "gap" de 5 cm no cabo coaxial, recoberto com fita isolante para reforço.

LoopCap.jpg (41738 bytes)

Detalhe do capacitor variável usado para fazer a sintonia do circuito ressonante.

LoopCon.jpg (39672 bytes)

Detalhe do conector PL-259 e do adaptador SO-239-Mini usado no Sony ICF-2010.

loop_1.jpg (28247 bytes)

Esquema básico da antena acima, ótimos resultados em OM, OT e OC.

loop_2.gif (28324 bytes)

Variação do esquema anterior, melhor resultado em OT e OC.

Retorna à Página Inicial