Paleontologia E FOSSEIS

A palavra PALEONTOLOGIA vem da união de termos gregos, que são Palaios, que significa "antigo", Ontos, que significa "ser", e Logos, que significa "estudo, pesquisa", assim sendo traduzida como "o estudo dos seres antigos", ou melhor explicando, é a ciência que se dedica ao estudo dos fósseis (restos fossilizados) de seres pré-históricos, o que de fato é, de forma simplificada. A palavra FÓSSIL é derivada do latim Fossilis, que significa "extraído da terra", mas possui uma designação ampla e abrangente: reúne restos de organismos pré-históricos, impressões deixadas por restos de organismos e estruturas biogênicas que se originaram de certos tipos de atividade de antigos animais e vegetais. Os fósseis normalmente são encontrados em rochas sedimentares ou metassedimentares.

Porém a Paleontologia em si é muito mais abrangente do que o limitado estudo dos seres unicamente, assim ela possui subdivisões que a tornam uma ciência intermediária entre a Geologia, a Biologia e outras. Como relação mais sólida com a Geologia, a Paleontologia possui em destaque a Estratigrafia, sendo os outros ramos uma espécie de 'mistura' entre Biologia e Geologia, principalmente, mas possui correlação com muitas outras áreas. A Paleontologia possui entre as suas subdivisões o estudo do clima, da ecologia e do comportamento dos seres e do ambiente antigo, entre outras.

Dentre as subdivisões, podemos citar:

¤ Paleobotânica (Paleofitologia): Dedica-se ao estudo dos fósseis de vegetais.

¤ Paleozoologia: Dedica-se ao estudo dos fósseis de animais, e divide-se em: Paleozoologia dos Vertebrados e Paleozoologia dos Invertebrados.

¤ Paleoecologia: Tem como objeto de estudos as condições do ambiente em que viveram estes fósseis, com base em sua morfologia ou nos caracteres de adaptação que estes apresentam.

¤ Paleoicnologia: Este ramo é dedicado ao estudo de qualquer tipo de vestígio fossilizado de seres viventes em eras anteriores, como pegadas, coprólitos (do grego kopros=excremento, lithos=pedra, sendo traduzido como "excremento fóssil"), pelotas fecais (excrementos de animais de pequeno tamanho, não compostos de fosfato), gastrólitos (pedras encontradas no estômago de certos animais, e que servem para auxiliar na trituração, facilitando a digestão), perfurações, marcas e pistas.

¤ Paleobiologia: É o ramo responsável pela reconstrução de fósseis.

¤ Paleoetologia: Este ramo estuda o tipo de vida de cada animal, seus hábitos, suas relações com os demais e com o meio em que se encontravam.

¤ Paleofisiologia: Dedica-se ao estudo da anatomia fisiológica dos fósseis.

¤ Paleopatologia: Estuda as enfermidades observadas nos fósseis, e que afligiam estes em vida.

¤ Paleoteratologia: Este ramo relaciona o estudo de organismos fósseis que trocaram por completo suas características morfológicas, as quais geralmente são de origem embrionária.

¤ Paleontologenia: Dedica-se ao estudo do crescimento observado em indivíduos fósseis, por terem se conservado no estado embrionário.

¤ Paleoneurologia e Paleopsicologia: Ambos os ramos estão intimamente relacionados por analisarem e estudarem as relações psíquicas dos animais fósseis, pela anatomia comparada do cérebro e dos centros nervosos.

¤ Paleobioquímica: Realiza o estudo bioquímico comparativo entre os seres recentes e os fósseis.

¤ Paleoclimatologia: Dedica-se ao estudo do clima das eras pretéritas.

¤ Paleogeografia: É o ramo responsável pelo estudo da posição dos continentes, sua evolução tectônica e a distribuição das espécies ao longo do tempo.

¤ Micropaleontologia: É o ramo que estuda os fósseis microscópicos (que variam de micrômetros a milímetros), e subdivide-se em Micropaleontologia (estudo da vida microscópica compreendida entre 50 micrômetros e vários milímetros, podendo atingir centímetros, em raros casos), Paleopalinologia (estuda os restos fósseis de pólens, esporos, diatomáceas, quitinozoários, entre outros) e Nanopaleontologia (estuda os nanofósseis, que têm dimensões entre 1 e 50 micrômetros, como os cocolitoforídeos, que constituem uma das classes de algas crisoficófitas).

¤ Bioestratinomia (Bioestratonomia): É o estudo das causas e tipos de morte dos organismos e dos problemas ligados à decomposição (necrólise), transporte e sepultamento, tendo inferência nos mecanismos que, atuando após a morte dos organismos, determinam os padrões de disposição espacial dos seus restos nos sedimentos.

¤ Tafonomia: É a investigação das condições e processos que propiciaram a preservação de restos de animais ou de vegetais pré-históricos.

¤ Taxonomia (Taxinomia ou Taxionomia): É o estudo descritivo de todas as espécies de seres vivos e sua classificação dentro de uma verdadeira hierarquia de grupamentos. A ciência que realiza este estudo chama-se Taxologia.

¤ Exopaleontologia: Estuda a vida passada em outros planetas.

Clique na (Símbolo da Pá e Picareta) e descubra como ocorre a fossilização, de um modo simplificado.

Volta

Designed, made & owned by B-CELL®. Made in 19/07/1999 and updated in 22/11/2000. Staff: Cecil Eduardo Forlenza.