clipslogo.jpg (38712 bytes)

 

 

AGENDA CULTURAL

NOTÍCIAS

BARES
RESTAURANTES

TURISMO

ClipsBR.gif (2133 bytes)

NOTÍCIAS

Arquivo

Direito

Economia

Esporte
Informática
Brasil
Mundo
Litteratus
Personalidades
Política
Opinião
Participe
A Revista
Anuncie
Equipe

Brasil

Exame de DNA, o "X" da questão

Quando os cientista James Watson e Francis Crick revolucionaram o mundo biotecnológico em 1944 com a descrição do DNA (ácido desoxirribonucléico), jamais poderiam imaginar que sua façanha pudesse mexer com sentimentos como vaidade, ciúme e desconfiança. Hoje, as disputas judiciais para a comprovação da paternidade passam pelo famoso exame de DNA.

Vários são os casos de mulheres que exigem que o pai assuma a criança. Impossível deixar de lembrar do Caso Pelé. Recentemente, apareceu uma modelo dizendo-se mãe de um filho de Ayrton Senna. Sem esquecer de Luciana Gimenes, que pretende "abocanhar" um pedacinho da fortuna do Rolling Stone Mick Jagger. Todos esses casos foram resolvidos, ou esclarecidos, com o teste de DNA. Comprovou-se que a filha, era mesmo de Pelé.

O filho era mesmo de Mick Jagger. E comprovou-se também que a criança, não possui a herança genética de Ayrton Senna. Em todos esses casos, o fator financeiro estava impulsionando os sentimentos, uma vez que se comprovada a paternidade nesses casos, estariam milhões envolvidos.

O médico Walter Pinto Júnior convive com esses dilemas e dramas familiares diariamente. Ele realiza cerca de 40 exames por mês, de pessoas que vêm do Brasil inteiro. "Lembro-me até de um caso que me espantou muito. Conheço uma moça, muito bonita por sinal, que teve três filhos, cada um de um pai diferente, todos muito ricos. É o que costumo chamar de ‘mãe por profissão’", relata Walter Pinto Júnior.

Ele ainda explica como é delicada a posição de quem realiza esse exame. "Quando uma pessoa vem até minha clínica para realizar esse exame por que está desconfiado de que a não é o pai da criança, achando que a mulher o teria traído, eu o aconselho a não realizar o exame, uma vez que pai, é que aquele que cria, não o que põe no mundo. Ele descontaria na criança toda sua revolta, e seria ela quem mais sofreria. Se já vive junto com a criança, se já possui uma família constituída, para que remexer no passado? Explico que essa criança será a melhor coisa da vida dele, o que é a pura verdade", explica Walter Pinto Júnior.

Walter Pinto Júnior é o único a realizar esse exame em Campinas porque, segundo ele, "é um exame que exige uma responsabilidade muito grande, é feito por leitura computadorizada e boa parte do material utilizado é importado". Ainda segundo ele, a Unicamp teria totais condições de realizar este exame, mas após os escândalos do médico legista Fortunado Badan Palhares, ela suspendeu a realização do exame de DNA.

O exame de DNA custa de R$ 800,00 a R$ 1.200,00, dependendo da precisão que se quer atingir. Vários laboratórios em Campinas fazem a coleta e enviam para o médico Walter Pinto Júnior.

O Estado garante que todas as pessoas têm direito a realização do teste de DNA, gratuitamente, desde que estejam com a ordem judicial em mãos.

Um dado importante. Muitas pessoas vão para o exterior realizar esse exame, uma vez que é bem mais barato. Custa de 200 a 300 dólares. Realizar o exame aqui no Brasil é mais caro devido às taxas de importação dos insumos utilizados para a realização do teste.

Entenda um pouco mais do DNA

Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN), que é uma molécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos, que contém a informação genética codificada.

O DNA constitui uma espécie de código que determina o que uma célula tem. Além de ser capaz de produzir uma cópia dele mesmo.

Dentro das células, existem os cromossomos, que contêm os genes que por sua vez, são formados por DNA. São estes genes que permitem a transmissão das informações genéticas de geração a geração.

Giovana de Paula