Movimento COEP - COMUNIDADE DE OLHO NA ESCOLA PÚBLICA

Não basta ser professora... Tem que ser Educadora!!!

R. Luis Góis nº 1337, CEP 04043-350, S. Paulo/SP- tel/fax: (0xx11)5581-8955  www.oocities.org/coepdeolho - (coepdeolho@yahoo.com)

Carta Aberta nº COE15501

S. Paulo, 22 de outubro de 2001.

Ref.:             indicação da Obra Social Dom Bosco para o Prêmio Estadual de Direitos Humanos;

Para:             Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo

            A/C Deputado Renato Simões - Presidente

Av. Pedro Alvarez Cabral nº 201

04097-900 – S. Paulo/SP

 

Exmo. Senhor Presidente

Dep. Renato Simões,

 

 

                        O Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, criado em 1997 para defender os direitos das crianças e adolescentes, com mais de 20 entidades atuando prioritariamente nas escolas públicas, tem a honra de indicar a “OBRA SOCIAL DOM BOSCO”, coordenada pelo padre Rosalvino Morán Viñayo, para receber o Prêmio Estadual de Direitos Humanos.

Para que só possa compreender a importância desse trabalho social, apresentamos um breve resumo:

Fundada em 31 de maio de 1981 pela comunidade salesiana, a Obra Social Dom Bosco cresceu e hoje tornou-se um marco na vida do bairro de Itaquera.

Tudo começou em um terreno onde havia uma pequena horta. Ali, o padre Rosalvino Morán Viñayo ergueu um barracão e começou a atender 150 jovens, desenvolvendo trabalhos artesanais.

A Obra Social Dom Bosco realiza 23 mil atendimentos anuais, voltados a crianças, jovens, adultos, idosos e famílias carentes por meio de sete projetos: Casas de Acolhimento, Mães Crecheiras, Espaço Gente Jovem, Centro de Formação e Cultura, Centro Profissionalizante, Liberdade Assistida e Terceira Idade.

A entidade mantém ainda projetos alternativos, como alfabetização de adultos, telecurso, farmácia comunitária, ambulatório médico e odontológico, além dos programas específicos: Alimenta São Paulo, Leve Leite e Bolsão de Empregos.

Apoio - Mantida com recursos do Estado e da Prefeitura, a obra busca agora apoio na iniciativa privada para ampliar o trabalho. "Somos o maior projeto social atuante na zona leste mas, ainda assim, não conseguimos atender mais que um terço da comunidade", explica a assessora de comunicação e Marketing, Fátima Franco Oliveira Carvalho.

Este ano, a Obra Social Dom Bosco conquistou um reconhecimento importante para o trabalho. Recebeu o Prêmio Bem Eficiente, outorgado pela Kanitz & Associados, como uma das 50 melhores entidades beneficentes e sem fins lucrativos de 2001. "Isto nos habilita como uma empresa idônea e facilita a captação de recursos", diz Fátima.

O padre Rosalvino Morán Viñayo escolheu a zona leste para instalar a obra por considerar a área carente e por constatar que grande parte dos jovens que ficavam desocupados pelas ruas moravam em bairros da região.

(in jornal O Estado de S. Paulo, 26/04/2001)

 

Destacamos que A Rádio Bandeirantes faz desde o início de outubro a maior campanha de Natal em seus 64 anos de história. Empresas de vários setores, agências de publicidade, entidades, clubes e associações já reforçam a mobilização, com milhares de funcionários e toneladas de doações para a Obra Social Dom Bosco, na Zona Leste de São Paulo.”

 

Informamos que está indicação também conta com o apoio do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, sendo que a proposta fora apresenta pelo seu Diretor Administrativo, Sr. José Roberto Alves da Silva, o qual é um dos coordenadores do Movimento COEP.

 

Sendo só o que se apresenta no momento, renovamos nossos votos de consideração e apreço.

 

 

(a) Coordenação: Mauro A. Silva (RG.: 11.754.844)– Grêmio SER Sudeste

NAPA – tel.: 3742-3023

Núcleo de Apoio a Pais e Alunos

www.oocities.org/napa_org

NEPPAL tel.: 5677-8913

Núcleos de Estudos

www.oocities.org/neppal

Grêmio – tel.: 5565-5322

Grêmio SER Sudeste

www.oocities.org/gremio_sudeste

Fechar a Febem/SP. Diga não à tortura.