Movimento COEP - COEP.CJB.NET
COMUNIDADE DE OLHO NA ESCOLA PÚBLICA

R. Camilo Carrera nº 228 - CEP 04331-000, S. Paulo/SP- tel. : (0xx11)82775427 / 3562-5322

18/08/2007 22:08

Bullying: Responsabilidades e Hipocrisias

Série: Prêmio IgNóbil de Educação 2007
Bullying: Responsabilidades e Hipocrisias
Bullying é a prática sistemática de agressões fisicas ou morais (xingamentos, humilhações etc) contra alunos nas escolas.

O programa "combate ao Bullying" (TV Legislativa de SP, 18/08/2007) é um desserviço total aos alunos, pais e comunidade. Talvez nunca tenhamos visto um programa de tv que desinformasse tanto sobre a questão das responsabilidades dos professores na cotidiana prática do Bullying nas escolas.

Quem tem medo de ouvir os launos, pais e comunidade?
O programa "Combate ao Bullying" apresentou o PL 350/2007, do deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB-SP)...
O que mais chamou a atenção foi a total omissão dos debatedores em relação às responsabilidades dos professores...
Todos falando das responsabilidades das criançass, dos jovens e da família...
Detalhe: não havia representatnes dos alunos, nem das mães, nem dos pais, e nem da comunidade do entorno das escolas...

Cadê a responsabilidade dos professores?
Na "justificativa" do Projeto PL 350/2007, o deputqdo paulo Barbosa cita os casos da escola Columbine (Colorado-EUA) e da escola de Taiúva (SP-Brasil):
- Em Colorado (EUA), dois adolescentes do eensino médio mataram 13 pessoas e deixaram dezenas de feridos, em um repentino ataque com arma de fogo. Após o ato, cometeram suicídio. Os agressores sofriam constantes humilhações dos colegas de escola.
- Em 2004, um aluno de 18 anos de uma escolla de Taiúva (SP) feriu oito pessoas com disparos de um revólver calibre 38, suicidando-se em seguida. O jovem era obeso e, por isso, vítima constante de apelidos humilhantes. Alvo de gargalhadas e sussurros pelos corredores.

Por que será que o nobre deputado "esqueceu-se" de informar que as humilhações aconteciam sob o olhar complacente dos professores? Vejam que as notícias da época davam conta de que os alunos eram humilhados na sala de aula ou até mesmo na frente dos professores:
- "Uma ex-colega disse à Folha que FFreitas chegou a sair chorando da sala de aula por ser chamado de "gordo" e "vinagrão"." (" Segundo a polícia, atirador de Taiúva escolheu alvos ", Folha Online, 29/01/2003);
-
continua...

Postado por Mauro A. Silva