Agricultura Alternativa

- AGRICULTURA ALTERNATIVA -

    Na Agricultura Alternativa (ex.: agroecologia) também denominada Agricultura Ecológica, usamos métodos agrícolas que dispensam a utilização de insumos químicos ou mecanização, proporcionando a conservação dos solos, bem como de sua flora e sua fauna.

    Na Agricultura Ecológica as policulturas (cultura variada) são adaptadas à vocação do solo e às condições climáticas regionais, enquanto as pragas e as plantas invasoras são reprimidas através de controle biológico. A produtividade é adequada com a administração do equilíbrio natural do sistema na Agricultura Ecológica.

    As vantagens ambientais da Agricultura Ecológica podem ser enumeradas por oposição ao impacto ambiental, além de possuir uma perspectiva quantitativa e qualitativa:

    No agrossistema ecológico não se dá valor somente à produtividade, mas também à obtenção de um equilíbrio ecológico.

    A industrialização rápida das últimas décadas gerou problemas indiretos, desses que no momento só vêem uma parte mínima. Por exemplo:

    O agrossistema ecológico é a melhor defesa dos problemas ambientais novos e acaba sendo uma ferramenta útil para a recuperação da paisagem, como manifestação do ecossistema subjacente e como solução alternativa nas terras de cultivo abandonadas.

    A agricultura ecológica apresenta vantagens ambientais evidentes. É mais sustentável, porque usa os recursos naturais de um modo mais racional, não esgota os solos nem contamina as águas e ajuda na conservação da biodiversidade. Também, é um setor com capacidade de criar emprego ou dignificar o existente.

"Alguns vegetais, como o algodão, a mamona e o trigo, precisam ser plantados deixando-se grandes espaços entre um pé e outro. Nesses espaços deve-se plantar outro tipo de vegetal cujos pés possam ficar bem próximos uns dos outros, como é o caso da cana-de-açúcar. Numa plantação de algodão com faixas de cana-de-açúcar, as faixas de cana funcionam como verdadeiras barreiras para a enxurrada, isto é, funcionam como faixas de retenção. Dessa forma, a erosão torna-se mais difícil."

Voltar

1