Por que o Soling deve voltar a ser olimpico.

 

Nelson Horn Ilha

 

A ISAF vem investindo em Match Race desde 1990, vários países vem desenvolvendo programas de Match Race, preparando velejadores e umpires.

Nas olimpíadas de Barcelona, Savannah e Sydney as regatas de Match Race foram sem dúvida, uma atração, especialmente para o público e para televisão.

As regatas da Copa America são um show tão assistido quanto qualquer outro esporte mais popular.

 

Acredito que a decisão de não incluir o Soling nos próximos jogos em Atenas, também deveu-se ao fato que o programa de Match Race mantido pela ISAF, foi se tornando inacessível para a maioria dos países. Na verdade, os países da America do Sul, Asia e Africa não praticam o Match Race, além de não existirem arbitros capacitados e com experiencia para desenvolver as regatas. Os próprios velejadores que tentam entrar em uma regata de match race são barrados, pois só participam velejadores que estão no ranking. Como existem poucos eventos rankeados fora da europa, cria-se o circulo vicioso.

Ao Brasil interessa a volta do Soling, pois estava inclusive tratando da implantação de uma fábrica de Solings no país.

A olimpíada é a forma talvez mais democratica de se praticar Match Race, pois se o país se classifica pode passar as finais que são em Match Race.

O Soling continua sendo o equipamento mais adequado para a pratica desta modalidade.

Depois de tanto trabalho, investimento e propaganda não é inteligente tirar a modalidade Match Race dos Jogos Olímpicos.

Acho que inclusive as mulheres deveriam disputar a modalidade do Match Race.

Por outro lado, não podemos deixar de levar em conta a mensagem que veio do Conselho; “Na forma que está estruturado, não queremos o Match Race. Vamos torna-lo mais acessível”.

Como quem decide os equipamentos é o Conselho de representantes da ISAF, que é composto pelos países, só o proprio conselho é que pode rever sua posição.

 

Em maio acontecerá na Italia a reunião do meio de ano do Conselho, que tem na pauta analizar propostas para a volta do Soling, apresentadas por vários países, inclusive o Brasil. Existe também uma proposta da classe Soling, baseada na forma irregular como a decisão da exclusão foi tomada.

O Comite de Eventos que analisa as propostas, recomenda que sejam rejeitadas. Mas na reunião de novembro último vimos que o Conselho decidiu a revelia do Comite de Eventos.

Tirar o Match Race das Olimpiadas é um retrocesso para nosso esporte.

 

 

 

Apoio: Central Nautica Ltda. e Alfandega Bingo