Os grandes ídolos do Vasco

(Primeiro da esquerda)
ADEMIR Marques de Menezes - Centroavante ou ponta-de-lanca, 42 a 45 e 48 a 56

Veio do Sport Club Recife ainda muito jovem, depois de impressionar a plateia carioca quando, em amistosos, o Sport venceu sucessivamente a Flamengo e Vasco. Com 301 gols em 429 partidas, o "Queixada" tornou-se o maior idolo e artilheiro da historia do Vasco, ate' aparecer Roberto.

Ademir foi titular absoluto da selecao brasileira, onde ocupava a posicao de centroavante, tendo sido o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, com nove gols. Pela selecao, marcou 35 gols em 41 partidas, com uma das melhores medias de todos os tempos.

Ademir era insuperavel nas arrancadas com a bola sob controle (chamadas na epoca de "rush") e capaz de concluir com um ou outro pe' com grande precisao, raramente perdendo gols em lances de area. Chutava sem tomar distancia da bola, sem mudar o passo, surpreendendo muitas vezes aos goleiros. Toda uma equipe jogava para ele. Os lancamentos eram feitos longos para aproveitar-lhe a corrida, e no Vasco ele teve lancadores fenomenais a alimenta-lo, como Ipojucan e Danilo. Diz-se que com Ademir foi inventada a posicao de ponta-de-lanca, obrigando tecnicos a adotarem novos sistemas para tentar conte-lo.

O periodo de Ademir no Vasco foi interrompido brevemente quando, em 46, o tecnico do Fluminense Gentil Cardoso exigiu que o clube o contratasse. Ficou famosa a sua frase "Deem-me Ademir que eu lhes darei o campeonato", o que efetivamente aconteceu. Mas no inicio de 48, Ademir foi contratado de volta pelo Vasco, onde foi o principal goleador das conquistas do legendario Expresso da Vitoria, tendo inclusive marcado ambos os gols da vitoria por 2x1 sobre o America na final do primeiro campeonato carioca disputado no Maracana, em 1950. Era tambem conhecido como o carrasco do Flamengo, no qual quase sempre marcava gols.


BEBETO (José Roberto Gama de Oliveira) - Atacante, 89 a 92

Um dos atacantes mais velozes e tecnicos que ja' apareceu no futebol brasileiro, Bebeto comecou nas equipes inferiores do Vitoria da Bahia. Ainda junior e integrante da selecao campea mundial da categoria em 1983, foi contratado pelo Flamengo. Em 87, passou a ser nome certo nas convocacoes para a selecao.

Apos a conquista da Copa America em 89, quando teve atuacao destacada pela selecao brasileira, Bebeto e o Flamengo entraram em litigio e seu passe foi colocado a disposicao de quem depositasse a quantia estipulada pela lei na Federacao de Futebol do Rio de Janeiro. Numa manobra espetacular, o Vasco compareceu com a quantia exigida e tirou Bebeto do Flamengo, usando parte do dinheiro que havia arrecadado alguns meses antes com as transferencias de Romario e Geovani para a Europa. Bebeto entao revelou que havia sido torcedor do Vasco em sua infancia na Bahia, e que inclusive o seu avô se chamava Vasco da Gama.

O exito da contratacao foi imediata: O Vasco sagrou-se em 89 campeao brasileiro pela segunda vez, e Bebeto foi figura fundamental, tendo inclusive sido escolhido como o melhor jogador da America do Sul daquele ano. Uma contusao praticamente tirou Bebeto da Copa de 90, e a recuperacao foi demorada. Mas em 92, ele estava de volta a sua mais exuberante forma e foi a principal estrela do Vasco no Campeonato Brasileiro de 92. O Vasco foi arrasando adversario apos adversario, no que parecia ser a marcha para o titulo, obteve a melhor campanha, mas por contingencias do futebol nao chegou a final, terminando em terceiro lugar. Chegava a hora de Bebeto seguir para a Europa, como mais cedo ou mais tarde acontece com a maioria dos jogadores brasileiros do seu calibre.

Na Espanha, Bebeto foi o principal artifice da transformacao do Deportivo La Coruna de obscura equipe de segunda divisao a candidato ao titulo espanhol. Bebeto foi artilheiro do campeonato em seu primeiro ano e o Deportivo foi vice-campeao por dois anos consecutivos, somente perdendo os titulos na ultima rodada, por incriveis fatalidades. Em 95, Bebeto e o Deportivo finalmente obtiveram um titulo, o da Copa del Rey.

Em 94, Bebeto foi um dos destaques na conquista do tetracampeonato mundial, formando uma dupla irresistivel com Romario. Bebeto participou das jogadas de varios gols e ele proprio marcou, contra Camaroes, EUA e Holanda, tres gols importantes da campanha do tetra.


(Lado direito da foto)
Hideraldo Luiz BELLINI - Zagueiro central, 52 a 61

Foi o grande capitao da selecao que levantou a Taca Jules Rimet pela primeira vez para o Brasil, em 1958, na Suecia, tendo espontaneamente inventado o gesto que ficou famoso e que mereceu uma estatua de bronze em frente ao estadio do Maracana. Gesto que reflete o carater do tipo de caudilho de dupla personalidade: Fora de campo, elegante e educado. Dentro de campo um bravo, durao inflexivel, esbanjando amor a camisa. Grandalhao, sem muita tecnica, impunha respeito pela seriedade e lealdade com que enfrentava os atacantes adversarios. Consagrou-se do Vasco para a selecao como um exemplo de dedicacao e dignidade profissional.


EDMUNDO Alves de Souza Neto - Atacante, 92

Revelacao dos juniores do Vasco, foi considerado o melhor jogador do campeonato carioca de 92, que o Vasco conquistou invicto. Talentoso, irreverente e provocador, foi considerado por muitos um segundo Almir. No fim de um ano como profissional do Vasco, foi vendido para o Palmeiras, onde continuou a esbanjar bom futebol e arrumar confusoes, confirmando a sua fama.


GEOVANI Silva - Meia-armador, 82 a 88, 91 a 93

Foi um jogador de grandes virtudes e tambem de grandes defeitos. Geovani veio de Vitoria para os juniores do Vasco com 16 anos, tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Foi considerado o melhor jogador do Campeonato Mundial de Juniores de 1983, quando o Brasil conquistou o seu primeiro titulo mundial da categoria. Geovani poderia ter se consagrado na sua carreira, a exemplo de outros seus companheiros da selecao de juniores como Bebeto, Dunga e Jorginho, principalmente levando-se em conta que o seu talento para a armacao de jogadas e lancamentos longos encontrava-se em escassez no futebol brasileiro. Mas foi prejudicado pela lentidao e excesso de individualismo em algumas oportunidades, defeitos incompativeis com o futebol moderno e davam ao seu estilo a aparencia de ultrapassado.

Varios tecnicos tentaram mudar estas suas caracteristicas, com sucesso apenas temporario. Mesmo assim, Geovani passou uma grande fase no Vasco, onde durante anos foi o cerebro do meio-campo, principalmente durante o bicampeonato de 87 e 88. Nesta altura, foi para a Italia, no rastro do exodo de jogadores brasileiros, porem nao se adaptou e acabou voltando ao Vasco. Depois de passar algum tempo lutando contra a tendencia a engordar, teve um importante reaparecimento na equipe titular a partir do segundo turno do campeonato carioca de 93, quando deu outra qualidade ao meio-campo e o Vasco arrancou para o titulo.


Carlos ROBERTO de Oliveira - Centroavante, 71 a 79, 80 a 88 e 90 a 92

O maior artilheiro e ídolo da história do Vasco, com 725 gols em 1121 jogos com a camisa cruzmaltina. Em mais de 20 anos quase ininterruptos a servico do Vasco, foi responsavel direto pelos títulos de campeão brasileiro em 74 e de campeão carioca em 77, 82 e 87, tendo sido várias vezes o maximo artilheiro carioca e brasileiro. O apelido de Dinamite, que recebeu do jornalista Aparício Pires, do Jornal dos Sports, por ocasiao do golaço que marcou na sua estréia na equipe profissional, se tornou uma marca registrada.

Revelado nas divisoes inferiores do clube como um centroavante tipicamente trombador, com bom porte fisico e 1,86m de altura, Roberto foi aperfeicoando sua tecnica ao longo de sua carreira. A transformacao foi completada em 1979, quando, sob a direcao de Oto Gloria, veio a se tornar um atacante moderno, de mobilidade, capaz de sair da area para distribuir passes e executar tabelas. As vezes surpreendia com jogadas de alta tecnica. Sempre com presenca mortal na area, era dotado de excelente colocacao e oportunismo, com excelente aproveitamento. Seu repertorio variado incluia chutes potentes com ambos os pes, cabecadas, matadas de peito e se constituiu em um dos melhores cobradores de faltas e penaltis de sua epoca. Sem falar na lideranca e o respeito do companheiros, tendo sido capitao do time durante boa parte de sua carreira.

Apesar de todas essas qualidades, tecnicos da selecao brasileira lhe negaram a chance de alcancar a projecao internacional que merecia, tendo sido frequentemente preterido em favor de centroavantes menos qualificados. Apesar disso, marcou 26 gols em 53 jogos pela selecao, alcancando a maior media de gols entre os centroavantes seus contemporaneos. Na Copa de 78, comecou como reserva e entrou no time para classificar o Brasil com um historico gol contra a Austria, tendo terminado como co-artilheiro do time. Foi convocado para a Copa de 82, porem nao lhe foi dada a chance de entrar em campo.

Terminava o ano de 1971 e o Vasco fazia uma campanha mediocre no primeiro campeonato brasileiro, quando, num jogo de meio de semana contra o Internacional, no Maracana, foi lancado na equipe principal pelo tecnico Admildo Chirol um garoto de 17 anos. Ele marcou o segundo gol da vitoria por 2 a 0 com um petardo da entrada da area e, no dia seguinte, a manchete do Jornal dos Sports dizia em letras garrafais: "Garoto Dinamite Explodiu".

O apelido pegou e o resto e' historia. Roberto esteve a servico do Vasco durante mais de 20 anos, com duas breves interrupcoes. Sua trajetoria no futebol brasileiro confunde-se com a do Vasco, constituindo-se em figura fundamental na maioria dos titulos conquistados pelo clube neste periodo.

Afetado pela venda de alguns de seus principais jogadores, o Vasco passou a experimentar um terrivel destino: o de amargar em quase todas as competicoes que disputava o incomodo posto de segundo colocado. Apos ser derrotado na decisao do campeonato brasileiro de 79 pelo Internacional, iniciaram-se as negociacoes que culminaram com a venda de Roberto para o Barcelona.

Em meio as crises deste clube e perseguicoes por parte do tecnico Helenio Herrera, Roberto nao se adaptou e alguns meses depois ja' estava de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saido. Seu reaparecimento no Maracana deu-se num jogo inesquecivel do campeonato brasileiro de 80 contra o Corinthians, quando, mais parecendo uma metralhadora, o Dinamite enlouqueceu o Maracana lotado ao marcar os cinco gols da vitoria por 5 a 2 - quatro deles no primeiro tempo.

Apesar de seguida e injustamente desprezado por quantos tecnicos que passassem pela selecao brasileira, que sempre tinham os seus prediletos para a sua posicao, principalmente quando chegava a epoca da Copa, ;-) Roberto continuava cumprindo brilhantemente a sua tarefa de marcar gols, tendo conquistado varias vezes a artilharia das competicoes. Porem o clube continuou vitima do estigma de varios vice-campeonatos estaduais e outro vice-campeonato brasileiro, em 84. A excecao foi o campeonato estadual de 82, quando o Vasco reuniu talento, determinacao e a corajosa decisao do tecnico Antonio Lopes de substituir cinco titulares para superar na final o eterno rival Flamengo, que contava com um forte elenco que havia ganho sucessivos titulos na epoca.

Ainda em 88, Roberto havia sofrido uma grave contusao muscular que o afastou do campeonato carioca na terceira rodada. Muitos previam o final da sua carreira, aos 34 anos. Depois de lenta recuperacao e de passar duas temporadas emprestado a Portuguesa de Desportos e ao Campo Grande, retornou ao Vasco em grande estilo para liderar a equipe na conquista que daria inicio ao tao almejado tricampeonato carioca. Melhor ainda, de maneira invicta.

Roberto encerrou sua bela carreira triunfalmente como o maior goleador da historia do Vasco, tendo ultrapassado a barreira dos 700 gols durante sua ultima temporada, em 92. E' o maior artilheiro da historia do Campeonato Brasileiro, com 190 gols acumulados. Na selecao, marcou 26 em 49 jogos, com uma media, portanto, de 0,53, superior a de qualquer centroavante seu contemporaneo.

O jogo de despedida de Roberto foi contra o La Coruna, que havia contratado Bebeto, em marco de 93 no Maracana. A derrota por 2 a 0 tambem marcou a perda da longa invencibilidade cruzmaltina, de 32 jogos durante seis meses.


ROMARIO de Souza Faria - Atacante, 85 a 88

Revelado pelas divisoes inferiores do clube, onde se tornou artilheiro dos campeonatos de todas as categorias e campeao de quase todas elas, tendo marcado 165 gols em 196 jogos. Formou com Roberto uma das duplas mais prolificas que ja' militaram no futebol carioca. Atacante habilidoso, de incrivel explosao, bom toque de bola e otima impulsao, mesmo tendo baixa estatura(1,68m). E' sempre um perigo constante, apesar de muitas vezes parecer desligado da partida. Depois de chegar a selecao em 87, foi vendido no ano seguinte, apos o Vasco conquistar o bicampeonato carioca, para o PSV Eindhoven e continuou sendo artilheiro por todos os clubes e selecoes das quais participou. Sua carreira culminou com o tetracampeonato mundial de 94 e o premio de melhor jogador da Copa.


TOSTAO (Eduardo Goncalves de Andrade) - Ponta-de-lanca, 72 a 73

O Mineirinho de Ouro, integrante do mitologico ataque da selecao que conquistou o tricampeonato mundial em 1970, foi comprado ao Cruzeiro pelo Vasco em abril de 72, na maior transacao envolvendo clubes brasileiros ate' aquela epoca. Como jogador do Vasco, naquele mesmo ano sagrou-se campeao da Minicopa pelo Brasil. A contratacao de Tostao foi o simbolo do inicio de uma nova fase no Vasco, que passava por uma crise, e empolgou a torcida. Infelizmente, os vascainos nao puderam contar por muito tempo com seu futebol brilhante e inteligente. Depois de um ano, Tostao voltou a sentir os problemas cronicos na vista, consequencia de um descolamento na retina que sofrera em 69 ao levar uma bolada do zagueiro Ditao, do Corinthians. Depois de passar varios meses fora do time, acabou abandonando o futebol no inicio de 74.


VALDIR de Moraes Filho - Atacante, 92 a 95

O homem do bigodinho e do fusquinha. O mais recente a confirmar a tradicao de grandes goleadores revelados pelo Vasco, Valdir foi uma sensacao ao se sagrar artilheiro do campeonato de 93, com seu futebol simples, objetivo e eficiente. Seus gols tiveram um papel fundamental no tricampeonato. E' um matador acima de tudo e virou um carrasco implacavel de todos os times grandes do Rio. Bola na frente dele é gol.


(Lado direito da foto)
VAVÁ (Edwaldo Isidio Neto) - Centroavante, 52 a 58

Ao vir do Sport Club Recife para o Vasco, ainda garoto, Vavá era meia-esquerda, tipo preparador, de entregar a bola. Flavio Costa foi quem mudou sua posicao e suas caracteristicas. Jogando na area, se destacou por unir a tecnica 'a valentia. No ano de 52, foi campeao brasileiro de amadores, campeao carioca amador e titular da selecao olimpica.

Pouca gente sabe, mas o gol que acabou sendo o do titulo carioca de 52 para o Vasco foi marcado por Vavá. O Vasco, ja' na bica para ser campeao, enfrentava o Bangu pela penultima rodada, desfalcado de alguns titulares, e o garoto Vavá foi escalado. O Vasco venceu por 2 a 1, e o gol da vitoria foi dele. No dia seguinte, houve um Fla x Flu que terminou empatado, resultado que deu o titulo antecipado ao Vasco. Pelo Vasco, Vava' ainda conquistou o campeonato de 56 e o Rio-Sao Paulo de 58, tendo ainda participado dos jogos iniciais do campeonato carioca daquele ano, quando foi entao vendido ao Atletico de Madrid.

Como goleador do Vasco e da selecao carioca, Vavá chegou a selecao brasileira, participando efetivamente do bicampeonato mundial de 58 e 62 (ja' de volta da Espanha para o Palmeiras), tendo merecido o apelido de Leao da Copa. Ele marcou 5 gols na Copa de 58 e 4 na de 62, quando foi um dos co-artilheiros da competicao.


© 1996 Qualquer sugestão ou comentário me mande um e-mail pedreira@oocities.com


Esta pagina é patriocinada por Faça a sua Home Page