31 de Março de 2001 marcou o centenário da morte de Sir John Stainer, organista, especialista em música, e compositor.
John Stainer nasceu em 6 de Jonho de 1840. Seu pai, William, era mestre-escola em Southwark.Sua mãe, Ann Collier, descendia de uma família de huguenotes franceses.
A educação musical de John Stainer foi bastante incentivada pelos pais, embora os recursos financeiros fossem escassos. Registra-se que na casa da família havia 5 pianos e um órgão de câmara. William Stainer, que era organista, pianista e tocava flauta, começou a ensinar órgão ao seu filho. Com apenas 7 anos de idade, John já sabia perfeitamente tocar a fuga de Bach em mi maior para órgão.
Na sua juventude, John cantou no coro da Escola da Catedral de St. Paul, foi lecionado em órgão por George Cooper, na St. Sepulchre’s Church e sua habilidade já era tanta, que de vez em quando tocava o órgão em St. Paul. Em 1854, foi indicado organista para St. Benedict e St. Peter, em Londres.
Em 1856, Sir Frederick Ousley ouviu Stainer tocar em St. Paul e ofereceu-lhe o posto de organista no Tenbury College, Worcestershire, uma instituição criada para melhorar a qualidade da música sacra. Stainer aceitou a oferta e trabalhou dois anos em Tenbury. Em 1859, foi examinado com sucesso para o bacharelado em Música, pela Universidade de Oxford. Em julho de 1860, Stainer foi indicado organista para Magdalen College Oxford e no ano seguinte tornou-se o organista da Universidade. Durante aquele período, tornou-se membro do St. Edmund Hall, Oxford, visando estudar para graduação em Artes, completada com sucesso em 1864. Em 1865, casou-se com Eliza Cecil. Em novembro do mesmo ano, Stainer obteve seu doutorado em Música compondo o oratório "Gideon", que foi apresentado no Sheldonian Theatre, Oxford. Em 1866, tornou-se um dos examinadores da Universidade, tendo inclusive examinado o jovem Hubert Parry para o bacharelado em Música (o compositor Sir Charles Hubert Hastings Parry é mais conhecido pelo antema de coroação "I was glad" e o antema "Jerusalem").
Em 1872 Stainer foi selecionado o novo organista em St. Paul. Durante o tempo em que ocupou o cargo, dedicou muito tempo à composição. Em 1882 ele aceitou o posto adicional de inspetor do governo de música em escolas elementares de treinamento para professores. Nesse papel ele visitou diversas instituições no país e entrevistou centenas de professores em treinamento. A rainha Victoria tornou-o cavaleiro em 1888, em reconhecimento aos seus serviçoes à música.
A pesada carga de trabalho levou Stainer a pedir demissão do cargo em St. Paul, pois ele estava particularmente preocupado com o enfraquecimento de sua visão, e voltou a Oxford, com sua esposa, para ali morar. Com a saúde recuperada, em 1889 ele aceitou ser professor de Música em Oxford, posto que ocupou até 1899, examinando e lecionando estudantes. Tentou persuadir a Universidade a colocar o treinamento em música como matéria acadêmica.
Em Janeiro de 1901, o aposentado Stainer embarcou com sua esposa para uma viagem pela Europa. Em Verona, seguindo para Veneza, Sir John morreu de enfarto em 31 de março, com 60 anos de idade. Seu corpo foi sepultado em St. Cross.
Arquivos:
"Cross of Jesus" - Hino, oratório "The Crucifixion", 1887
"God so loved the world" - Antema, oratório "The Crucifixion", 1887
"All for Jesus" - Hino, oratório "The Crucifixion", 1887
Arquivos sequenciados em midi por Lucas Grassi Freire
Links:
Página oficial das comemorações do centenário da morte de Sir John Stainer
Coral Jovem da 1ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte
LGrassi