<BGSOUND src="//www.oocities.org/crdpldl7/haydnempvar.mid">
7 - QUEM É O CHEFE DA MAÇONARIA?

A Maçonaria não tem um chefe propriamente dito, mas cada Grande Loja é presidida por um oficial denominado Grão Mestre, eleito periodicamente pelo povo maçónico da jurisdição da própria Grande Loja. Dentro da jurisdição da sua Grande Loja, o Grão Mestre é a autoridade máxima.

8 - UMA VEZ INICIADO NA MAÇONARIA, UMA PESSOA JAMAIS PODERÁ SAIR?

Não há esse impedimento. Desejando afastar-se da Maçonaria, basta que o maçom requeira o seu afastamento á Loja, pois issi é um direito seu. A Maçonaria preza a liberdade dos seus membros e defene-a tanto quanto luta para preservar a liberdade dos cidadãos em geral.

9 - A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO?

Não, a Maçonaria não é uma religião, mas defende a existência de um Ser Supremo ou Princípio Criador. Uma religião é muito mais complexa, implicando em detalhes como a existência de um plano para salvação ou caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida terrena. Implica também numa teologia que tenta descrever a natureza Deus e divulga a descrição de modos ou práticas pelos quais um homem ou uma mulher podem buscar comunicar-se com Deus. A Maçonaria não faz nenhuma dessas coisas. Apenas abre e fecha os seus trabalhos com uma oração e ensina que nenhum homem deveria começar qualquer empresa importante sem antes buscar apoio espiritual em Deus. Apesar disso, não ensina aos homens como eles devem rezar ou o que devem pedir. Ao invés disso, prega que cada um tem que achar as suas respostas para as suas grandes perguntas na sua própria fé, na sua igreja, sinagoga ou templo religioso.

10 - QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA SE TORNAR MAÇOM?

É necessário que o candidato prima pela moral e pelos bons costumes. Deve ter uma profissão definida que lhe garanta a subsistência.

11 - COMO SA FAZ PARA SER MAÇOM?

É preciso que o candidato seja indicado por um Mestre Maçom e tenha a sua iniciação aprovada pela Loja. Ninguém se inscreve para ser maçom. Por suas qualidades, ele é notado por um maçom que o indica para a sua Loja. Todo um processo de admissão é desenvolvido, quando o candidato é ouvido, bem como a sua familia. Nesta fase, são prestadas informações preliminares sobre a Ordem Maçónica, seus objectivos e actividades.

12 - UM RELIGIOSO PODE SER MAÇOM?

Nada impede que um religioso seja aceite como maçom. O que jamais se verá, no entanto, é um ateu ser recebido na Maçonaria regular, pois um dos princípios básicos para  a admissão na Ordem é a crença num Ser Supremo.

13 - OS MAÇONS SÃO ANTI-CATÓLICOS?

Errado. Nada existe a esse respeito nas tradições e rituais maçónicos. Saliente-se que cada maçom possui as suas próprias convicções religiosas e todos convivem fraternalmrntr nas reuniões das suas Lojas e fora delas. A Maçonaria combate o sectarismo religioso em qualquer das suas manifestações e respeita a crença e a profissão religiosa dos seus membros.

14 - OS RITUAIS MAÇÓNICOS CRIAM EMBARAÇOS AO CANDIATO?

Não. Os rituais em geral e os utilizados na cerimónia de iniciação foram escritos para sublinhar virtudes que deverão ser desenvolvidas pelos candidatos, tais como, Justiça, Amor Fraternal, Temperança, Caridade, Solidariedade, etc.. Actualmente use-se nos rituais uma linguagem erudita e ricamente ilustrada por simbolismo. Em nenhum momento são criadas situações que possam embaraçar ou desagradar os candidatos, ou que poderiam violar as suas convicções patrióticas, crença religiosa ou familiar.

15 - A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?

Sociedades secretas geralmente são definidas como organizações desconhecidas do público e a sua existência seja escondida.
A Maçonaria, por outro lado, é bem conhecida e orgulha-se de demonstrar a sua existência. Os seus Templos e as suas Lojas são facilmente identificados e muitos deles figuram nas listas telefónicas. Muitos de seus membros costumam usar anéis, distintivos de lapela, alfinetes de gravata que os identificam como maçons. Frequentemente os maçons participam activamente junto da sua comunidade em trabalhos assistênciais. Finalmente, algumas actividades maçónicas são abertas e acessíveis ao público.

16 - A MAÇONARIA NÃO É APENAS UM CLUBE DE NEGÓCIOS?

Não. Dificilmente seria aprovado um candidato que quisesse entrar para a Maçonaria apenas pot interesses comerciais. De qualquer forma, com o decorrer do tempo, os maçons vão criando grandes amizades uns com os outros, e não se deve estranhar quando algum negócio seja feito entre eles.