Divisão de  Psicologia Aplicada
 

Divisão de Psicologia
Aplicada (DPA)

Horários de
Funcionamento

Horários de
Triagem

Equipes de
atendimento

Projeto

Links

 

 

 

Divisão de  Psicologia Aplicada

A Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) é um setor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro cujas funções consistem em oferecer não só oportunidades de estágio aos alunos do Instituto como também atendimento psicológico à comunidade.

O serviço é realizado por alunos dos últimos períodos do curso de psicologia. Estes são devidamente treinados e supervisionados por professores do Instituto. Equipes de psicoterapia, psicanálise e orientação vocacional compõem o quadro de atendimento da DPA.

O usuário que chega à DPA primeiramente se submete a uma triagem, que consiste em uma primeira entrevista, cujo objetivo é o de conhecer sua queixa principal. Esta triagem é feita por um dos estagiários de plantão. Se houver vagas, o paciente é encaixado em uma das equipes existentes. Caso contrário, ele é encaminhado para outra instituição.

Quinhentos e oitenta e oito pessoas procuraram esse serviço somente no ano de 1999. Até abril do ano vigente, foram registrados no livro de triagens, 204 usuários. Isto mostra a importância deste setor, não só por sua grande demanda como também por ser uma das formas da Universidade retornar o conhecimento científico produzido à população.

Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fundos - Rio de Janeiro - RJ - Telefone: 295-3208 - ramal 122

Página não oficial criada em cumprimento às exigências da disciplina Psicologia Social III, do curso de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Webmaster: Liana Ximenes
liana@antares.com.br

 

1