CUIDADOS COM A ELETRICIDADE

By: Risnik , D. M. - E-mail Index

Tomadas e plugs com defeito devem ser substituidosFios com isolação defeituosa representam perigo a vista

 

Quem não tem mêdo de tomar um choque elétrico ? Pois bem , muito pior do que o susto que um choque pode causar ao ser humano , estão as consequencias que , em determinadas situações , podem chegar a casos de extremo perigo! Não há necessidade de nos expormos aos riscos do choque , e aqueles que vão abraçar as profissões que estão relacionadas e isto , devem conhecer todos os meios seguros que existem para se trabalhar com a eletricidade. Nada de provar com as mãos a existencia de tensões - os instrumentos de testes - Voltimetros - foram criados para esta finalidade ! Quando tiver que trabalhar com tensões mais elevadas , por exemplo em rêdes de 220V ou mais - as luvas isolantes são recomendadas. Acidentes ocorrem quando menos esperamos - dai a prevenção ser uma atitude acima de tudo inteligente.

Multimetro ou multiteste - instrumento que contém: ohmimetro -para medir resistencias
/voltimetro - para medir tensões AC ou DC / e miliamperímetro - para medir correntes

Um choque elétrico pode provocar entre outros efeitos , queimaduras no corpo por onde a corrente circula. Correntes de apenas alguns miliamperes já são suficientes para causar danos graves , dependendo por onde circulam. Nosso corpo , representa uma resistência (em ohms) e em função da tensão aplicada , fará circular um corrente elétrica .A resistencia do corpo humano não é constante , apresentando valores bem distintos de um pessoa a outra. A caracteristica da pele -(seca - umida - oleosa - acida) já é um fator substancial. Quanto mais umida - menor será a resistencia do corpo. Por isso recomenda-se que NUNCA se trabalhe com eletricidade com o corpo molhado ou em ambientes com excessode umidade!

Em eletrônica , mais especificamente os trabalhos com radio/TV/video - alguns cuidados básicos podem e devem ser observados para se evitar acidentes. Uma regra elementar é o uso do transformador de isolação da rede elétrica ! As bancadas de trabalho devem estar ISOLADAS da rede elétrica ! Lembre-se : um pólo da rêde sempre está conectado a terra - dai a necessidade de isolarmos a bancada. A existencia do terceiro pino (terra ou carcaça) em equipamentos profissionais tem o objetivo de protejer o operador! Este terceiro pino deve ser conectado a um sistema de terra do local de trabalho e NUNCA AO TERRA DA REDE ELÉTRICA ! ! ! ! Infelizmente esta condição ainda é muito frenquente de se encontrar em ambientes de trabalho.

Equipamentos denominados "rabo quente" possuem um dos pólos da rêde como sistema de terra. Normas de segurança internacionais exigem que tais equipamentos NÃO APRESENTEM EXTERNAMENTE NENHUM OBJETO METALICO (parafuso - botão - eixo ,etc) devendo o gabinete ser de alta isolação (plástico , madeira). Qualquer manutenção em aparelhos deste tipo obrigatoriamente deve ser feita atravez de um transformador de isolação.

Conexão de uma mesma antena (por exemplo TV) em dois aparelhos "quentes" deve sempre ser realizada por Baluns de boa isolação !

A alta tensão do anodo de um cinescópio (MAT) é o ponto mais perigoso de uma TV. Ali encontramos tensões da ordem de alguns quilovolts (Kv = 1000 volts !) Esta voltagem NÃO PODE SER MEDIDA COM UM VOLTIMETRO COMUM! A medição desta voltagem , quando necessária , é realizada com equipamento adequando . Normalmente um técnico não necessida fazer esta medida quando da manutenção de uma TV. O retorno desta alta tensão (terra) é feito por um sistema de malha esticada por molas sobre o grafite externo do cinescópio. Observe que , internamente existe outra camada condutora que recobre as paredes de vidro do cinescópio (anodo) , e que juntamente com o depósito externo de terra - constituem o CAPACITOR de MAT com isolação suficiente para esta voltagem ! Agora outro alerta: este capacitor de MAT , armazena por algum tempo esta alta tensão , e mesmo após o TV ser desligado você poderá se expor a um "belo choque" na chupeta do tubo . Alguns se referem a este fenomeno como aquele monstro que , após morto , retorna quando menos esperamos !.

 

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Isto muito me honra - OBRIGADO !