Autor: Eng David M Risnik Index

CORRENTES & VOLTAGENSLanterna de mesa para 4 pilhas pequenas

Nem sempre tudo aquilo que envolve "cálculos" é visto com bons olhos por aqueles que gostam da eletrônica. Mas em determinadas situações ou você adota este procedimento ou você permanece ... Pois bem , ai vai uma explicação detalhada sobre o cálculo de correntes , tensões e potencias sobre resistores. Esta é uma materia básica que deve ser conhecida por qualquer técnico da área , inclusive aos iniciantes.

Quem já ouviu falar sobre a LEI DE OHM . Pois bem , esta é uma Lei elementar da eletrônica que permite calcularmos a relação entre correntes e tensões sobre um resistor. Vamos então explorá-la um pouco com você. Inicialmente vou apresentar as nomenclaturas habituais da eletrônica para representar essas variáveis , assim:

Tensão ou voltagem representamos pela letra " V "

Corrente elétrica representamos pela letra " I "

Resistor ou resistencia representamos pela letra " R "

Acompanhe o que diz a Lei de Ohm:

A TENSÃO SOBRE OS TERMINAIS DE UM RESISTOR É IGUAL AO PRODUTO DE SEU VALOR OHMICO PELA CORRENTE QUE CIRCULA POR ELE.

V = R . I

Desta lei , podemos derivar outras duas expressões matemáticas que permitem calcular a corrente e o valor ohmico , bastando para isto , transpormos os têrmos da equação. Acompanhe o que diz a lei de ohm com relação a corrente:

A CORRENTE QUE CIRCULA POR UM RESISTOR É IGUAL A TENSÃO APLICADA DIVIDIDA PELO VALOR OHMICO DESSE RESISTOR.

I = V / R

Agora veja o que diz a lei de ohm com relação ao valor do resistor:

O VALOR OHMICO DE UM RESISTOR É IGUAL A TENSÃO APLICADA DIVIDIDA PELA CORRENTE QUE CIRCULA POR ELE.

R = V / I

Nada mais prático para se fixar uma idéia do que colocá-la em prática imediatamente . Assim , vou calcular com você a corrente que vai circular por um resistor de 1000 ohm quando eu aplico sobre ele a voltagem fornecida por quatro pilhas em série de 1,5 volt. Inicialmente veja o esquema elétrico abaixo que ilustra esta situação:

Quatro pilhas em série de 1,5 volts totalizam : 1,5 + 1,5 + 1,5 + 1,5 = 6 volts !

Utilizando a lei de ohm que nos permite calcular o valor da corrente (quadro verde) temos:

I = V / R onde I representa a corrente que eu quero saber , V é a voltagem aplicada ( 6 volts) e R é o valor do resistor (1000 ohm)

I = 6 / 1000 obtemos o resultado de: I = 0,006 ampère ou utillizando o submultiplo miliampere basta multiplicar este valor por 1000 , temos então I = 0,006 X 1000 ->

I = 6 miliampere .

 

Tipos de resistores

Uma das dificuldades de todos aqueles que estão dando os primeiros passos em eletrônica é exatamente saber identificar que é uma resistencia. Normalmente ela nos é apresentada como sendo um componente de carvão utilizado nos circuitos em geral . Existem outras formas de resistores , como por exemplo: o filamento de uma lampada incandescente ! Seja ela de 110 volt ou 220 volt ou de 6 volt como as de lanternas. É muito importante sabermos qual a voltagem suportada pela lampada para não queimá-la aplicando um tensão maior . Veja abaixo a foto da lampada Pingo d'agua muito utilizada em lanternas e que é especificada para 2,2 volt . Seu filamento apresenta (a frio) uma resistencia aproximada de quase 1 ohm . Mas por que "a frio" ? Por que os filamentos das lampadas quando aquecidos tem o seu valor ohmico alterado ! Todo elemento resistivo sofre alteração de valor quando aquecido , assim é também com a resistência dos chuveiros elétricos.

Detalhe ampliado do filamento da lampada de lanternaExemplo de fio resistivo utilizado em chuveiro elétrico

A resistência do chuveiro elétrico normalmente tem treis terminais , sendo dois dos extremos e o terceiro representa um tap do total. Isto permite selecionar duas temperaturas: a chamada " Inverno" - utilizando a menor resistencia , e a chamada de "Verão" utilizando a resistencia total (menor aquecimento). Na peça da foto , uma resistencia para chuveiros de 220 Volt , o valor total é igual a 30 ohm (medida com ohmimetro) . Assim podemos calcular a corrente que circula por ela:

I = V/R portanto : I = 220 / 30 ou seja ,

I = 7,3 A (amperes)

Para calcularmos a potencia elétrica , basta multiplicar o valor da corrente pela tensão:

P= V x I , ou seja P = 220 x 7,3

P = 1606 W

isto na posição Verão (maior resistencia). Como já foi dito , o valor da resistencia sofre alteração quando aquecido , portanto na prática teremos pequenas diferenças com relação ao calculado. Isto explica porque devemos , sempre que possível , utilizar tensões maiores (220 V em vez de 110V) para alimentar chuveiros elétricos e outros aparelhos de grande consumo. Utilizando tensões maiores , a corrente elétrica será menor (lembre-se : é o produto desses valores que define a potencia total) e portanto teremos menos aquecimento (perda) na fiação elétrica .

Nunca utilize fio de bitola fina para conduzir altas correntes , o aquecimento do fio é perigoso a instalação !

 

São Paulo-SP

This page hosted by Get your ownFree Home Page

retorno a pagina principal