DIABETES

O diabetes é uma doença que se caracteriza pela falência parcial ou total do pâncreas - um órgão localizado no abdome e que tem a função de secretar um hormônio denominado insulina. A insulina é responsável pela regulação do metabolismo dos carboidratos (açúcares).

Esta doença está se tornando uma epidemia mundial. Atualmente ela é a quarta causa de morte em vários países do Terceiro Mundo, e atinge 135 milhões de pessoas; previsões estimam que, em 2010, haverá 240 milhões de diabéticos, a maioria em países em desenvolvimento.

As conseqüências desta moléstia são inúmeras. Um paciente diabético mal controlado poderá vir a apresentar complicações como cegueira, amputação de membros, infarto e ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, impotência, alterações digestivas, distúrbios neurológicos, etc.

As pessoas mais propensas a desenvolver diabetes são aquelas que têm parentes próximos com a doença e que estão com excesso de peso.

Se você sente desânimo exagerado, está emagrecendo apesar de estar se alimentando adequadamente, sente muita sede e bebe muita água, urina em excesso, sente dores nas pernas, apresenta coceiras ou corrimentos inexplicados, está sentindo a vista embaçada ou tem parente diabético, é recomendado que faça um exame de sangue para dosar a taxa de glicose (glicemia).

Este exame deve ser feito após jejum alimentar de pelo menos 8 horas. Caso sua taxa esteja maior do que 110 mg/dl, convém procurar assistência médica para confirmar se você está diabético ou não.

O tratamento do diabetes consiste em uma programação dietética, que envolve a restrição parcial de açúcares na alimentação, no aumento das atividades físicas e também no uso de medicamentos (atualmente contamos com grande variedade deles no mercado farmacêutico). Nos diabéticos que iniciaram a doença na infância, nas gestantes diabéticas e nas formas mais graves e avançadas da enfermidade recomenda-se uso diário de insulina. Mas lembre-se: somente um profissional qualificado tem condições de avaliar cada caso individualmente e orientar uma conduta individualizada.

A boa notícia é que se a doença for diagnosticada no início e se for bem controlada, o diabético terá uma vida normal como qualquer outro cidadão.

Fica uma recomendação final: faça anualmente um exame completo de sangue para poder cortar qualquer mal pela raiz.

Em relação à alimentação, os diabéticos não necessitam de nenhuma dieta específica. Devem apenas eliminar o açúcar (TUDO COM ADOÇANTE !), e evitar o excesso de pães, arroz e batata. Se o diabético estiver acima do peso (IMC > 25) deverá antes de mais nada fazer um tratamento para obesidade, pois, juntamente com a hipertensão arterial, a obesidade é o pior inimigo do diabético.

Leia: DICAS NUTRICIONAIS PARA DIABÉTICOS

Leia: CUIDADOS COM OS PÉS

Leia: HIPOGLICEMIA EM DIABÉTICOS

 

Link: Ótimas dicas para pacientes diabéticos