Perguntas sobre Obesidade

DR. MOURÃO RESPONDE

As perguntas abaixo são feitas freqüentemente pelos pacientes em consultório. Tentei selecionar algumas mais comuns, coletadas ao longo de nossa experiência profissional. Procurei elaborar as respostas da forma mais objetiva e sucinta possível. Espero que o conteúdo dessa página seja útil para você. Um abraço !

Por favor, clique sobre as perguntas abaixo para ver a resposta.

01. Por que eu engordo, enquanto pessoas que comem mais do que eu não engordam ?
02. Por que quase 100% das pessoas que emagrecem recuperam o peso após algum tempo ?
03. Qual o meu peso ideal ?
04. Em quanto tempo conseguirei emagrecer ?
05. Qual o melhor tipo de dieta ?
06. Qual o melhor tipo de atividade física para emagrecer ?
07. Durante quanto tempo terei que fazer tratamento de emagrecimento ?
08. Existe algum alimento que possa ser consumido à vontade ?
09. Tomar líquidos após as refeições engorda ?
10. Por que a ajuda de um endocrinologista é importante no tratamento ?
11. Quais exames devo fazer antes de iniciar um tratamento ?
12. Os remédios para emagrecer viciam ou são perigosos para a saúde ?
13. Por que as pessoas que tomam "fórmulas" emagrecem tão depressa ?
14. Quais substâncias são misturadas nessas "fórmulas" ?
15. Quais medicamentos são seguros, e por quanto tempo posso utilizá-los ?
16. É possível emagrecer sem a utilização de medicamentos ?
17. Todas as pessoas podem tomar medicações para emagrecer ?
18. Como tratar a obesidade em crianças ?
19. A cirurgia de redução de estômago é um tratamento adequado ?
20. Por que a obesidade é tão perigosa para a saúde ?
21. O uso de laxantes nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?
22. O uso de diuréticos nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?
23. O uso de hormônios tireoideanos nas "fórmulas" traz algum benefício ?
24. O uso de antidepressivos nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?
25. O uso de calmantes nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?
26. Parar de fumar engorda ?
27. Por que no início é fácil emagrecer, e depois é difícil perder os últimos quilinhos ?
28. Por que é mais fácil perder peso quando se é mais jovem ?
29. Qual a relação entre obesidade, menopausa e anticoncepcionais ?
30. Para se tornar magro é necessário sacrifício ou força de vontade ?

 

Por que eu engordo, enquanto pessoas que comem mais do que eu não engordam ?

Porque certamente seu metabolismo é mais lento que o dessas pessoas. Isso é determinado geneticamente e não dá para mudar. Para você emagrecer será necessário comer ainda menos do que você come, mas o tratamento vai te ajudar nisso.

Por que quase 100% das pessoas que emagrecem recuperam o peso após algum tempo ?

Porque fazem o tratamento por um período muito curto, ou então emagrecem e não fazem o tratamento de manutenção. A obesidade é uma doença crônica que necessita de acompanhamento ao longo de toda a vida. Importante: o tratamento da obesidade tem dois momentos: perda de peso e manutenção. Normalmente as pessoas esquecem do segundo, e aí recuperam o peso.

Qual o meu peso ideal ?

O seu peso ideal é aquele em que você se sente bem com ele, e, principalmente aquele que você consegue atingir e manter. Qualquer perda de peso saudável é benéfica para a saúde. Não acredite em tabelinhas de peso e altura - elas estão ultrapassadas e não levam em conta a constituição física do indivíduo. O importante é trabalhar com metas REAIS e não com metas "IDEAIS".

Em quanto tempo conseguirei emagrecer ?

Isso varia de indivíduo para indivíduo. Cada organismo é um universo diferente. O importante é a perda de peso de forma saudável e mantida. Perder 10 kg em um mês para estar bem no verão não resolverá seu problema. O tratamento tem que ser encarado com total seriedade pelo paciente e pelo médico.

Qual o melhor tipo de dieta ?

Pouco importa o "tipo" de dieta que você faça. O importante é reduzir bastante seu consumo diário total de calorias. Você deverá continuar comendo as mesmas coisas, porém em uma quantidade bem menor. Normalmente é necessário o uso de algum medicamento para te ajudar nisso.

Qual o melhor tipo de atividade física para emagrecer ?

A atividade física só tem sentido no emagrecimento caso seja mantida para o resto da vida. De nada adianta se matricular em uma academia e freqüentá-la apenas por algumas semanas. Escolha uma atividade física que te dê prazer e que seja compatível com seu horários - assim você poderá mantê-la ao longo de sua vida.

Durante quanto tempo terei que fazer tratamento de emagrecimento ?

A obesidade é uma doença crônica como o diabetes, a hipertensão arterial, e muitas outras. Ela não tem cura, mas tem controle. Assim sendo, o tratamento deverá ser por toda a vida, com ou sem medicações. Há pessoas que tomam medicamentos para obesidade durante toda a vida, porém isso só pode ser feito com um acompanhamento qualificado.

Existe algum alimento que possa ser consumido à vontade ?

Esqueça a idéia de que "esse alimento engorda" e "esse não engorda". Apesar dos alimentos fornecerem quantidades diferentes de calorias, o que importa é a quantidade total que você consome ao longo do dia. Daí as dietas com montagem de cardápio estarem ultrapassadas. A regra de ouro é: coma de tudo, mas em pouca quantidade (DE TUDO UM POUCO !).

Tomar líquidos após as refeições engorda ?

Se forem líquidos calóricos como suco e refrigerantes doces, sim. Porém tomar água após a refeição não vai te engordar - não há como a água se transformar em gordura. O que acontece é que a água pode diluir seus sucos digestivos e prejudicar um pouco sua digestão.

Por que a ajuda de um endocrinologista é importante no tratamento ?

Por que ele é o único profissional médico com treinamento específico para avaliar, tratar e acompanhar os casos de obesidade. Muitas pessoas fracassam no tratamento por procurarem profissionais desqualificados ou desinformados (apesar da boa intenção). Existem ainda os profissionais mal-intencionados que, preocupados apenas com o lucro, prescrevem fórmulas pesadas para qualquer um. Todo paciente que se submete e esse tipo de tratamento acaba por recuperar mais peso do que perdeu.

Quais exames devo fazer antes de iniciar um tratamento ?

Na maioria das vezes basta uma entrevista e o exame físico que o endocrinologista faz na primeira consulta. A idéia de que só se pode começar um tratamento após exames de sangue é equivocada. Estes exames, e outros, são mais importante no acompanhamento do que no início do tratamento.

Os remédios para emagrecer viciam ou são perigosos para a saúde ?

Há pessoas que são mais propensas a desenvolver dependência. Essas pessoas se viciam até em balas de goma. Em pessoas normais os inibidores de apetite não viciam. Quanto ao perigo, qualquer medicamento apresenta um certo tipo de risco, porém com acompanhamento endocrinológico qualificado os riscos são os mesmo de se tomar aspirina. Muitas pessoas morrem tomando "remédios para emagrecer" porque os tomam por conta própria ou receitados por mercantilistas que prescrevem a mesma "formulazinha" para todo mundo.

Por que as pessoas que tomam "fórmulas" emagrecem tão depressa ?

Porque nelas existe uma combinação de substâncias que fazem seu corpo perder massa magra (músculos e ossos) e água. Daí você sobe na balança e, como seu peso diminui, você tem a falsa ilusão que emagreceu. Acontece que você não emagreceu, pois perdeu mais massa magra do que gordura. Os profissionais que enriquecem passando essas fórmulas só querem te enganar e encher os bolsos. Muitos chegam ao absurdo de venderem as cápsulas que prescrevem. Pode ter certeza de uma coisa: se você procurar um médico desse quilate você pagará caro mais tarde.

Quais substâncias são misturadas nessas "fórmulas" ?

Além dos inibidores de apetite, eles misturam tranqüilizantes, antidepressivos, hormônios da tireóide, diuréticos e laxantes.

Quais medicamentos são seguros, e por quanto tempo posso utilizá-los ?

Os únicos medicamentos seguros são os inibidores de apetite e os inibidores de absorção de gorduras. Além disso um tranqüilizante leve pode ser associado em alguns casos. O tempo de tratamento geralmente é por toda a vida. O que vai variar é que na fase de manutenção o paciente poderá ficar alguns períodos sem medicação. Alguns conseguem até ficar totalmente sem medicação, mas não devem deixar de comparecer às consultas para acompanhamento. Como você já sabe, ao mínimo descuido se recupera todo o peso perdido.

É possível emagrecer sem a utilização de medicamentos ?

Sim, desde que você consiga reduzir em muito sua ingesta alimentar sem eles. Na verdade os medicamento não emagrecem ninguém, eles apenas te ajudam a comer menos, da mesma forma que a anestesia aplicada por um dentista não extrai um dente, ela apenas faz com que você suporte o tratamento.

Todas as pessoas podem tomar medicações para emagrecer ?

Não. Pacientes com doenças cardíacas, transtornos psiquiátricos, hipertireoidismo ou glaucoma necessitam de uma avaliação multidisciplinar para se pesar a relação risco-benefício. 

Como tratar a obesidade em crianças ?

Como a criança é mais flexível a absorver novos hábitos, os pais têm como regular a quantidade que a criança come, incentivar a prática esportiva e reduzir o tempo diante do computador, televisão e videogame. Para isso os pais têm que impor sua autoridade. De nada adianta levar uma criança ao médico e dizer: "doutor, fala para ele que ele não pode comer doces". Se as crianças não respeitam os pais, com certeza não é a palavra do médico que irá mudar seus hábitos. Existem ainda casos mais severos em que o uso de medicamentos inibidores de apetite estão indicados, mesmo em crianças.

A cirurgia de redução de estômago é um tratamento adequado ?

Sim, desde que o paciente já tenha tentado outros métodos. O problema é que a maioria das pessoas já tentou emagrecer inúmeras vezes, porém fez o tratamento por apenas algumas semanas e parou, ficando com a impressão que "já tentou de tudo". Porém, um paciente que usar medicamentos anti-obesidade com acompanhamento endocrinológico por alguns anos dificilmente precisará recorrer à cirurgia. Lembre-se do que já foi dito: os tratamentos para a obesidade falham porque o paciente ou o médico os interrompe antes do tempo. Além disso a cirurgia, como já é sabido, é um procedimento radical que envolve riscos.

Por que a obesidade é tão perigosa para a saúde ?

Porque junto com ela pode vir o diabetes, a hipertensão arterial e aterosclerose. Tudo isso junto aumenta muito a possibilidade de morte ou invalidez. Além disso determinados tipos de câncer são mais prevalentes em obesos. Como se tudo isso não bastasse o obeso é rejeitado de todas as formas pela sociedade e pelos padrões atuais, tornando-se uma pessoa infeliz, que não tem direito ao simples prazer de escolher uma roupa, vestí-la e se sentir bem.

O uso de laxantes nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?

Não. Apenas faz a pessoa evacuar mais perdendo líquidos e sais. Muitas pessoas acham que estão gordas porque têm prisão de ventre. Isso não passa de crendice sem fundamento. O ritmo intestinal é muito individual, não deve ser alterado com laxantes (pois esses podem viciar o intestino) e não tem relação com obesidade.

O uso de diuréticos nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?

Não passam de mais uma enganação. Como já foi dito, eles apenas fazem você perder água e sais, dando a falsa impressão de emagrecimento. Além disso, eles podem trazer diversos efeitos colaterais.

O uso de hormônios tireoideanos nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?

Mais uma enganação. Os hormônios tireoideanos aceleram o metabolismo fazendo com que você perca massa magra. E o pior: podem afetar sua tireóide para sempre fabricando uma doença em você. 

O uso de antidepressivos nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?

Não. Em pacientes obesos deprimidos essas substância pode ser associada ao tratamento, porém com muita cautela e avaliação psiquiátrica concomitante. Não tem sentido se misturar fluoxetina em fórmulas, conforme fazem os mercenários.

O uso de calmantes nas "fórmulas" de emagrecimento traz algum benefício ?

Em alguns casos, os tranqüilizantes em baixas doses podem ajudar os pacientes a tolerar a agitação causada pelos moderadores de apetite. Além disso a ansiedade é um forte fator agravante para a obesidade. Mas isso só pode ser feito em casos selecionados e bem avaliados, e mesmo assim não se monta uma fórmula, pois o moderador de apetite e o tranqüilizante são dados de forma separada.

Parar de fumar engorda ?

Normalmente sim, porque as substâncias contidas no cigarro aumentam o metabolismo, reduzem a ansiedade e diminuem o paladar. O ideal é que o paciente faça um bom tratamento de emagrecimento e depois faça outro tratamento para abandonar o tabagismo.

Por que no início é fácil emagrecer, e depois é difícil perder os últimos quilinhos ?

Porque com o tempo o organismo vai se adaptando às menores quantidades de alimento ingeridas e reduz a queima metabólica - é a chamada fase de platô. Nesse período é necessário mexer na medicação. Existem ainda situações em que o paciente já atingiu seu peso geneticamente determinado mas ainda não está satisfeito; nesses casos não há muito a fazer. Entenda o seguinte: da mesma forma que a altura e a cor dos olhos, o peso é geneticamente determinado, portanto não adianta querer atingir um determinado peso se sua genética não permitir.

Por que é mais fácil perder peso quando se é mais jovem ?

Porque com o passar dos anos o metabolismo vai ficando mais lento. Quanto mais jovem iniciar o tratamento, mais fácil será.

Qual a relação entre obesidade, menopausa e anticoncepcionais ?

Algumas mulheres engordam após a menopausa, porém a reposição hormonal também pode causar ganho de peso. Da mesma forma algumas pacientes engordam com anticoncepcionais. Porém, em qualquer uma dessas situações um tratamento correto de emagrecimento fará o peso retornar ao normal.

Para se tornar magro é necessário sacrifício ou força de vontade ?

Para se tornar magro é necessário comer menos. O paciente tem a opção de passar por isso sofrendo, como tem a opção de extrair um dente sem anestesia. Porém é bom lembrar que o sacrifício terá que ser para o resto da vida, e pessoalmente acredito que ninguém tolere uma situação dessas. Por isso a ajuda de medicamentos sob a supervisão de um endocrinologista ético é, em minha opinião, a única forma eficaz de se vencer a obesidade. E nunca esqueça a regra de ouro: DE TUDO UM POUCO !

 

1