ENDOCRINOLOGIA

Em termos gerais, a endocrinologia pode ser definida como o estudo das glândulas endócrinas. A função primordial destas glândulas é regular os processos de funcionamento de quase todo o corpo humano, através de um grupo de mensageiros químicos denominados hormônios.

Embora muitas vezes se discuta a definição exata de hormônio, ainda é válido dizermos que hormônio é uma substância química liberada no sangue por um órgão endócrino (glândula), e através do sangue é transportada para outro local do organismo, onde produz seu efeito.

A endocrinologia é uma especialidade médica extremamente vasta, pois lida com as doenças referentes a todas as glândulas endócrinas, como hipófise, hipotálamo, tireóide, paratireóides, glândulas supra-renais, pâncreas, testículos e ovários.

Neste site você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada doença endócrina mais comum e também sobre a obesidade (a epidemia do século). As informações aqui contidas são direcionadas principalmente para o público leigo e o site foi construído e mantido por mim, sem nenhum fim comercial. O único objetivo é tentar prestar um serviço à comunidade de internautas.

Aqui você conhecerá minhas opiniões pessoais sobre tópicos da especialidade que abracei, e à qual dedico minha vida desde 1993 atendendo pacientes em meu consultório e no SUS.

Visite os outros links deste site e muito obrigado pela sua visita. Se as informações aqui contidas puderem te ajudar de alguma forma, me sentirei plenamente feliz e recompensado.

Tudo de bom para você !!!