HIPOGLICEMIAS

A hipoglicemia (queda brusca da taxa de glicose no sangue) pode ocorrer em pacientes diabéticos em função da falta de uma refeição ou devido a uma dose de insulina ou de hipoglicemiantes maior do que as demandas do momento.

Entretanto a hipoglicemia é também muito comum em pessoas que não são diabéticas, gerando preocupações excessivas. Vamos falar um pouco das hipoglicemias dos não-diabéticos, pois os diabéticos normalmente já conhecem bem esta intercorrência.

As hipoglicemias representam uma situação bastante comum, principalmente em mulheres jovens, e são bastante incômodas devido ao fato de causarem sintomas debilitantes como tonteiras, dores de cabeça, sensação de desfalecimento, tremores, palpitações, e principalmente suor frio por todo o corpo.

A hipoglicemia dos não-diabéticos pode ter várias causas. A principal é, sem sombra de dúvida os transtornos de ansiedade, mas temos outras causas como síndrome pré-menstrual (neste caso os sintomas ocorrem mais na véspera das menstruações), alterações digestivas ou então abuso de açúcar na alimentação.

Existem ainda causas mais sérias de hipoglicemia, porém neste caso elas sempre ocorrerão quando a pessoa acorda, e nunca ao longo do dia, como é bem mais comum.

Há uma crença de que quem tem hipoglicemia provavelmente vai se tornar diabético um dia. Esta crença não tem o menor fundamento científico, representando apenas uma das muitas crendices populares.

Outro aspecto que convém ressaltar é que atualmente a dosagem de glicose no sangue e a "terrível" curva glicêmica em nada contribuem para o diagnóstico e nem para a conduta nas hipoglicemias. Muito mais importante que estes exames são as informações que a paciente nos traz sobre a caracterização das crises e os horários em que elas ocorrem.

Finalizando, se você tiver episódios de hipoglicemia, lembre-se que apesar dos sintomas serem bastante incômodos, não há razão para pânico.