MAGREZA

Apesar da maioria dos pacientes procurarem os endocrinologistas para perder peso, há pacientes que necessitam exatamente do contrário. São pessoas que por mais que se alimentem não conseguem engordar de forma alguma.

Em uma situação como essa, alguns pontos têm que ser levados em consideração. Primeiro é preciso avaliar se o paciente não tem alguma doença crônica que o impeça de ganhar peso; essa questão pode ser esclarecida com uma boa entrevista e alguns exames de rotina. O segundo ponto a ser abordado é o seguinte: qual o desejo do paciente ? engordar ou ganhar massa muscular ?

Se o paciente estiver se sentindo muito magro, existem alguns medicamentos que podem ser tentados para que ele engorde. Porém, se seu desejo for "criar corpo", ou seja, aumentar a massa muscular, não existem medicações e suplementos que tenham esse efeito. A única saída é um programa de musculação bem orientado.

As pessoas muito magras geralmente apresentam o metabolismo ("queima") muito acelerado, tornando o tratamento mais difícil, mas ainda assim existem medicações que o endocrinologista pode lançar mão para tentar ajudar. É sabido que pessoas muito magras têm maior predisposição a doenças pulmonares, mas de qualquer forma a magreza é sempre bem menos perigosa para a saúde do que a obesidade.

O fato é que o peso é determinado pela genética. Muitas mães ficam ansiosas achando seus filhos magrinhos demais. Mas vai aí um alerta: crianças que fazem tratamento para engordar têm maior tendência de se tornar obesas no futuro. Em caso de dúvida, procure um endocrinologista de sua confiança para maiores esclarecimentos.