PALAVRAS DE AMIGO

Diariamente surgem novos produtos, geralmente de origem norte-americana, prometendo operar milagres em sua vida, melhorando sua performance física e psíquica, combatendo o estresse do cotidiano, tornando você mais forte e viril, te oferecendo em um passe de mágica uma silhueta de causar inveja a Vênus e Apolo, além de se proporem a funcionar como elixir da longa-vida e impedirem o envelhecimento estético e celular. Me refiro aos ditos compostos emagrecedores, rejuvenescedores, tonificantes, dentre outros.

Essa panacéia compreende: compostos de aminoácidos, vitaminas diversas, creatina, concentrados de proteínas, carboidratos e sais minerais, hormônios como a DHEA, DHEA-S e androstenediona, estimuladores da secreção de hormônio de crescimento (Pró-HGH), compostos da "medicina" ortomolecular, dentre muitos outros que surgem a cada dia e são amplamente divulgados pela mídia leiga e mercantilista ou então por alguns pseudo-profissionais da área de educação física, sem nenhum compromisso com a ciência.

O único objetivo de tudo isso é transformar seu organismo em um gigantesco tubo de ensaio, onde se misturam produtos de origem e efeitos duvidosos, além, é claro, de esvaziar ferozmente seu bolso.

É importante que se entenda que todo produto para ser devidamente endossado e prescrito pela classe médica, deve passar por estudos clínicos multicêntricos, bem desenhados e de longa duração, a fim de que se possa testar a real eficácia científica e os possíveis efeitos deletérios a curto e longo prazo. Após décadas de estudo, um produto sério deve receber aprovação dos órgãos governamentais e os resultados dos estudos devem ser amplamente divulgados em revistas médicas nacionais e internacionais de alto impacto na comunidade científica. Qualquer produto, para penetrar no templo sagrado de seu corpo e invadir todas as suas células, tem obrigatoriamente de passar por todas essas etapas. Do contrário, ou você pode estar abrindo mão de sua saúde, ou então, se a substância não tiver efeito químico algum, só servirá para iludir seu psiquismo e tirar seu dinheiro.

Nenhum dos produtos citados acima preenche essas características de segurança e credibilidade. Muitos jovens enganados pela mídia caem na cilada iludidos por conselhos de "amigos" leigos ou "profissionais" despreparados. Lembre-se que a indústria da imagem e da estética rende bilhões de dólares por ano, às custas de vender ilusões sem o menor compromisso com sua saúde. Não acredite em milagres - você sabe perfeitamente bem que eles não acontecem.

Nada impede que no futuro, a ciência valide o uso de tais produtos, aí sim você poderá utilizá-los com segurança e respaldo, e nós, médicos, passaremos a prescrevê-los. Reflita sobre uma questão: você não acha que se esses produtos fossem realmente eficazes e seguros, nós, médicos, que dedicamos muitos anos de nossas vidas a estudos e pesquisas, não seríamos os primeiros a ter interesse em prescrevê-los ? Por que será que os profissionais sérios de saúde ou de educação física jamais indicam esses produtos ?

As únicas substâncias que efetivamente possuem efeitos anabolizantes são os esteróides (vendidos clandestinamente em "academias" mercantilistas), porém a medicina não aprova o uso desses produtos para fins estéticos ou desportivos, já que podem causar impotência, esterilidade, câncer de fígado e próstata, lesões renais, virilização e hirsutismo nas mulheres e sobrecarga cardíaca. Todos sabem que os "atletas" que utilizam esses artifícios têm vida esportiva muito curta, e pagam caro por esses abusos, às vezes com a própria vida.

Muitos dos atuais esteróides anabolizantes ("bombas") vendidos no mercado negro são de procedência duvidosa e falsificados. Isso torna as conseqüências de seu uso ainda mais imprevisíveis.

De qualquer forma, se você optar por fazer uso dessas substâncias mesmo sabendo dos riscos, procure um médico especialista para acompanhamento e supervisão. Os médicos sérios normalmente não prescrevem esse tipo de substância, entretanto podem monitorar seu uso através de exames laboratoriais visando prevenir as complicações.

Concluo, informando que existem muitos profissionais sérios e pesquisadores da área de saúde que aguardam pacientes a validação científica dessas substâncias. É a esses profissionais que você deve confiar sua saúde. Respeite o seu corpo e não seja refém da indústria sanguinária que só pensa no lucro, pouco se importando com você.