Dicas para o Word

Dicas para o Word

Inserindo marca d'água
Você pode imprimir documentos com marcas d'água no Word. Esse recurso está disponível em todas as versões mais recentes do processador de texto (6.0, 7.0 e 8.0), mas poucos o utilizam. A marca d'água é um objeto - imagem ou texto em destaque - inserido em cada página do documento como se formasse uma segunda camada de texto. No resultado final, as duas camadas devem se combinar, de modo que uma não prejudique a visualização da outra. Aqui vai um passo-a-passo para você inserir marcas d'água em seus documentos:

1. Acione o comando Exibir/Cabeçalho e Rodapé.

2. Na área de cabeçalho, insira a imagem que deseja usar como marca d'água. Para isso, use o comando Inserir/Figura ou, se quiser, cole ali uma ilustração antes copiada para a memória. Agora, um truque fundamental. Normalmente se pensa que o cabeçalho e o rodapé ocupam somente o topo e a faixa inferior da página. Não é verdade: eles podem estender-se por toda a área útil da folha de papel. Com base nisso, você é livre para usar imagens de qualquer tamanho, respeitadas as dimensões da página.

3. O mais comum é posicionar a marca d'água no centro da página. Para fazer isso, selecione a figura e execute o comando Inserir/Moldura. Dentro de uma moldura, a imagem se torna facilmente transportável com o mouse.

4. Clique no botão Fechar da caixa de ferramentas Cabeçalho e Rodapé. Pronto, a imagem aparecerá, em meio tom, combinada com o texto.

É possível que, em lugar de uma figura, você queira utilizar como marca d'água apenas uma palavra em destaque, como CONFIDENCIAL ou RASCUNHO. Nesse caso, no passo 2, digite a palavra, defina o tamanho e a cor da fonte e coloque-a na posição desejada da página. Essa alternativa tem suas limitações: a palavra só pode ficar na horizontal. Para obter melhor efeito, você talvez queira colocá-la na diagonal. Nesse caso, use o WordArt, programa auxiliar do Word, específico para gerar textos com efeitos especiais, como rotação, 3D e distorção. Em suma, um pequeno criador de logotipos.

Para incluir um objeto do WordArt, execute o comando Inserir/Objeto. Surge a tela Objeto. Nela, escolha o tipo WordArt. Defina os efeitos especiais e depois posicione o logotipo na página. O resto é semelhante ao que foi mostrado para o trabalho com figuras. Quando usar imagens ou objetos WordArt, lembre-se de escolher cores suaves. Caso contrário, será impossível ler o texto, que desaparecerá à sombra da ilustração. Por esse mesmo motivo, dê preferência a desenhos sem traços fortes nos contornos, como o utilizado no exemplo que ilustra esta página.

Alternando entre maiúsculas e minúsculas
Em muitas ocasiões ocorre a necessidade de alterar a "caixa" de trechos de texto de maiúsculas para minúsculas e vice-versa - por exemplo, quando se acionou inadvertidamente a tecla fixadora de maiúsculas (CAPS LOCK) e somente se percebeu isto depois de digitar em maiúsculas um longo trecho que deveria ser digitado em minúsculas. O Word for Windows oferece a possibilidade de alterar a caixa com uma única combinação de teclas. Basta selecionar o trecho desejado e acionar ao mesmo tempo as teclas Shift+F3. Esta ação, repetida sucessivamente, faz com que a caixa de todas as palavras do trecho selecionado mude para maiúsculas, minúsculas e iniciais maiúsculas..

Texto Falso
Você precisa de um texto falso para conferir o layout de um modelo que está sendo criado? Em vez de perder tempo batucando no teclado, faça o seguinte: Digite =rand(x,y) , onde x corresponde ao número de parágrafos e y ao número de frases em cada parágrafo. Tecle Enter. O Word completa o espaço com uma frase padrão.

Marcadores
Nem sempre o objetivo é usar marcadores em todos os parágrafos. Mas é isso que o Word faz toda vez que uma linha é marcada e se pressiona Enter. Para evitar esse problema, tecle Shift + Enter.

Inserindo uma nova página no início ou no meio documento
Tecle Ctrl+Home (aperte a tecla Control e a tecla Home ao mesmo tempo) para levar o cursor para o início do documento, se quiser criar uma nova página no início, uma capa por exemplo, ou posicione o cursor no início de qualquer outra página, se quiser criar uma nova, logo acima desta, depois tecle ENTER para abrir uma nova linha. Mova o cursor para cima, faça o cursor subir para a linha recém criada, acione o menu Inserir na barra de ferramentas, selecione a opção Quebra, na janela que então se abre, marque o botão correspondente à quebra de página (ou então simplesmente tecle Ctrl+ENTER, o atalho para inserir uma quebra de página sem recorrer ao menu). Pronto: será criada uma nova página em seu documento.


Eliminando a última página
Muitas vezes ao terminar de digitar um documento, algumas frases acabam passando para uma nova folha, ocupando duas ou três linhas. Para solucionar esse "problema de estética" existe uma solução muito simples. Para tanto, clique na função "Visualizar Impressão" do menu "Arquivo" (ou clique sobre seu ícone da barra de ferramentas, que mostra uma lente examinando um documento). Na nova janela que se abre, posicione o cursor do mouse sobre a sua barra de ferramentas na qual aparece um ícone que mostra uma pilha de folhas impressas, irá aparecer a indicação "Reduzir para caber". Clique nesse ícone e o seu documento será encurtado (haverá uma pequena diminuição no tamanho da fonte), eliminando assim a última folha. Clique no botão "Fechar" e veja como ficou o seu texto. Se o novo formato não for satisfatório, você pode desfazer as alterações acionando a função "Desfazer" do menu "Editar" ou tecle simultaneamente as teclas CTRL+Z.

Mantendo expressões na mesma linha
Há algumas expressões, como "Presidência da República" ou "D. Pedro II" cujos termos gostaríamos de manter na mesma linha, evitando que sejam separados pelo processo de formatação automático de páginas do Word. Neste caso, ao invés de digitar um espaço simples entre os termos, digite um espaço "não separável". Para isto, em vez da barra de espaço, basta teclar Ctrl+Shift+Espaço (premindo simultaneamente as teclas Control e Shift enquanto tecla a barra de espaço). A partir de então a expressão permanecera sempre em uma única linha.

Executando a última ação com F4
Sempre que você executa uma ação no Word, a última fica armazenada na memória do Word. Como por exemplo mudar a cor da fonte de alguma frase ou alterar o tamanho das letras. Digamos que você resolveu mudar as cores de todos os subtítulos do documento de preto para azul. Ao invés de você ter que ficar selecionando cada frase que quer mudar e clicar na cor desejada, basta fazer isso uma vez. Quando selecionar a próxima frase, para fazer a alteração, é só apertar a tecla F4 que o Word automaticamente executa a última ação, ou seja, muda a cor da frase para azul.


Clique aqui para voltar

1