Premissas do Acaso Paradoxo

 

 

 

     Parece  grande tolice acreditar no destino, nesse caso a vida também seria  um universo regido por leis determinantes, as quais distribuiria a cada um, o seu lugar, essencialmente correlacionado, com o interesse da engrenagem do todo.

       Seria uma grande injustiça tantos já nascerem determinados a ser párias... Tão poucos a ser rei. Em verdade ninguém sabe se alguém nasce determinado a ser pariá, mas... A ser rei, cargo hereditário. O filho mais velho do sexo masculino já estava e está  predestinado a ser rei, mesmo antes de ser gerado.     

      Isto é um fato incontestável e ainda acontece  hoje...  Senão para ser um pária. Contudo para ser rei... Algumas pessoas já são predestinadas, sem mérito pessoal algum, a não ser o de vir a nascer filho de um rei, ou de uma rainha, que reinou no lugar do rei.  

     É certamente estranha a lógica humana, mas ela é a lógica dos poderosos que, acaba  sendo a bússola do seu tempo.  

      Sem esquecer que certos seres só conseguem viver na lama  ou na areia, outros na água, alguns têm estágios de vida múltipla, muitos voam a velocidades e alturas diferentes e certas espécies só conseguem sobreviver nas maiores profundidades dos oceanos... Vida  intrigante, universo indecifrável, mistérios insondáveis pela mente humana.

     Os destinos humanos também seguem a mesma lógica, ou seja - lógica nenhuma. Sabe-se do caso daquele magnífico Jogador de “Beisebol” que faltava às aulas, para jogar as suas peladas e que depois se tornou ídolo mundial, enquanto os seus colegas que estudavam com afinco, conseguiram entrar para Universidade - até na Faculdade de Medicina... Tornaram-se pobres médicos e médicos pobres... Sem renome mundial e nem mesmo nacional, sujeitos a salários humilhantes, a uma velhice angustiante e incerta... Enquanto o já citado jogador -  por mérito, o melhor jogador do mundo, só conheceu a glória, a riqueza e a fama.

      Não se discute o direito do jogador merecer todo ás glórias, o que se estranha é por quais  motivos os estudiosos e os trabalhadores não têm  mísero direito de pelo menos sobreviverem dignamente.   

      Não é  desejo do escrevinhador,  fazer apologia do destino... Mas como negar que em alguns casos,  acontecimentos existenciais... Torna a explicação contrária muito difícil.

         É verdade que alguns poucos nascem pobres e morrem milionários, os métodos utilizados para alcançar essa meta são inúmeros... Desde o golpe do Baú, o futebol, a televisão (ser cantor ou ator - ou apresentador), os corruptos  e corrompidos em geral  da política, polícia, da magistratura. Cabe ressaltar - Mega Sena e acasos imprevisíveis.                                                                                                           

      Também, os modelos que se vestem ou  se despem; os traficantes, os aliciadores, os contrabandistas, os banqueiros, (inclusive os do jogo do bicho!), os  sonegadores e - os apadrinhados... Dizem que existem até poucos que conseguem alçar esse vôo tão difícil de maneira honesta! E é verdade podemos citar como exemplo o "Companheiro", embora este caso seja exceção e aconteça, talvez, poucas vezes na história Humana.

      E dizem também, que, mesmo os que conseguem, chegar a esse patamar altaneiro de maneira honesta... Confessam que em algum momento - foi preciso acontecer algo fora do seu controle, além do seu esforço pessoal, contou com uma ajuda inexplicável, uma misteriosa intuição, uma força desconhecida, um impulso quase que misterioso, a ajuda da decantada sorte - do destino, às vezes, chamado acaso ou seja, um verdadeiro Milagre.

           Seria a isso o que chamamos acaso... Mas o que é o acaso? Um  raro acontecimento inexplicável? Um mistério indecifrável?  Uma força real, mas invisível... Ou visível? Qual seria o seu verdadeiro – nome.  Enigma?  Paradoxo?  Seria  realmente, grande  tolice se  acreditar no  Destino! Ou Não?  Ou tudo não passa de Premissas semeadas nos Cosmos ao sabor das intempéries do  caprichoso e  impiedoso Éter chamado. Também vulgarmente de tempo ou Futuro.   

          Ou seria o Acaso, o Futuro, a Sorte, um Relógio sem ponteiros, no qual a gente apenas seria uma imagem virtual dos acontecimentos regidos por mistérios, os quais nos permite apenas existir, num ciclo limitado para o ser e Eterno no vir a ser.

             
E-mail


 Crônica - 18


Quadras de 1 a 12

  Gostou desta Crônica poema?
Envie para quem Você Ama
 

Envie o endereço aos seus amigos (as) ou para seu Amor.  Pelo MSN - ou através do seu  E-mail.
http://www.oocities.org/ed_poeta/cronicas_20.htm






HOME PAGE - Edvaldo Feitosa

A pomba levará você à Página Inicial.