Principal Acima

Ednilsom Montanhole

IBM - International Business Machines

IBM - International Business Machines

  • Em 1896, Herman Hollerith fundou a Tabulating Machine Company e diversificou e atualizou diversas das suas engenhocas de cálculo, dando prosseguimento e inovando sempre, Hollerith substitui os cartões pela fita de papel, que viriam a ser o elemento básico das máquinas IBM de processamento de dados durante várias décadas.

  • Em 1911, a Tabulating Machine Company uniu-se a outras duas empresas; a International Time Recording Co., que se especializara em registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co., empresa esta voltada para o desenvolvimento de instrumentos de aferição de peso. Desta união surge a Computing Tabulating Recording Co. - CTR.

  • Em 1914, Thomas J. Watson assume a presidência da CTR e revoluciona as normas e técnicas de trabalho, contando com menos de 1400 funcionários. As constantes pesquisas de engenharia resultaram na criação e no aperfeiçoamento de novas técnicas para as máquinas de contabilidade.

  • Em Fevereiro de 1924, cinco anos antes da morte de Herman Hollerith, o nome por ele criado foi oficialmente aplicado a CTR e que daquela data em diante passou a se chamar lnternational Business Machines Corporation, ou IBM. Atualmente, mais de um século e meio depois da luta de Charles Babbage com sua Máquina Analítica, a IBM é líder mundial de uma indústria que tornou realidade sua visão de "uma máquina de natureza a mais genérica possível".