TOCANDOCapoeiraPARAFUSO

A Capoeira surgiu no Brasil lá pelo século XVI, os negros eram trazidos da África para serem usados como escravos, estes negros de diversas partes da África trouxeram muitos elementos para a cultura do Brasil, na culinária, na religião, nos costumes, na medicina popular, na musica etc... Entre estes elementos e costumes um que é meio contraditório quanto a sua origem é a Capoeira.

Alguns dizem que ela é filha da África outros do Brasil. Pessoalmente, acredito que ela surgiu de uma dança, posso estar errado, (pois tudo que aprendi sobre a história desta bela arte foi através de conversas, com mestres experiêntes e lendo livros e revistas), mas a informação que me chegou foi de que ela teria nascido de uma dança africana a Dança de N´angolo, da região de Angola.

Se repararmos na Dança de N´angolo, e na capoeira, podemos observar diversos movimentos se não parecidos os mesmomos como a negativa, mei-lua de frente, meia-lua de costas, cabeçada, rabo de arraia, e outros, eles também dançam ao som de tambores, só que sem berimbau.

A N´angolo, é muito antigo, seus movimentos foram retirados, das brigas das zebras na época do acasalamento, os negros utilizavam os movimentos da zebra adaptado aos humanos em forma de dança, provavelmente em ritual onde os jovens passavam para a fase adulta. Acredita-se que seus movimentos foram sendo adaptados à defesa e o ataque, se tornando cada vez mais luta e menos dança, até se transformar no que hoje chamamos de capoeira.

O nome CAPOEIRA em Tupi-Guarani, significa " Mato Ralo", que era o local onde os negros praticavam a "Dança de N´angolo", com o tempo o nome ficou popularizado por capoeira.

Para treinar os negros "enganavam" os Senhores de Engenho, que pensavam que os escravos estavam apenas dançando (por causa dos movimentos e da música). Quando fugiam, tinham que utilizá-la, para escapar.

Os negros buscando sua liberdade, mesmo que em terras desconhecidas, com índios nem sempre amigáveis, homens brancos, e animais selvagens (não muito diferente de parte da África), criou a Capoeira, eles no cativeiro desde a viagem sofrida nos porões dos navios, até a sua chegada e permanência no Brasil, passavam fome apanhavam, e pegavam doenças, a Capoeira veio ajudar a superar as suas debilidades, deixá-los mais resistentes a doenças, na sua força e na sua defesa.

Quando houve o fim da escravidão, os negros não foram aceitos na sociedade de imediato. Eles eram excluídos, discriminados, devido as suas heranças africanas, nessa sociedade, a arma do negro era a capoeira, unica forma de defesa. Aos poucos foram rompendo-se barreiras e o negro foi sendo aceito pela sociedade, mais infelizmente ainda nos dias de hoje encontramos fragmentos tristes d´quela época, o "racismo", ainda insiste em existir.

Na capoeira a sua marca registrada é o som do berimbau, a música, a única Arte Marcial do mundo que têm música, são utilizados instrumentos como o berimbau, o agogô, atabaques, pandeiro, e alguns outros.

enérgico, que permite ao praticant tempo, sem, no entanto - se não quise