É uma Arte Marcial de origem japonesa, se fundamenta em diversos principios filosóficos, ligados principalmente ao Shintoísmo. Criada por MORIHEI UESHIBA (1883-1969), é uma arte moderna criada a partir de modificações feitas na arte do Daito-Ryu Aikijujutsu, que foi ensinada a MORIHEI UESHIBA por SOKAKU TAKEDA. Esta arte fornece ensinamentos para a formação do caráter e para convivência visa melhorar o espirito humano.

Morihei Ueshiba, estudou não só o Daito-Ryu Aikijujutsu , estudou vários estilos de jiujitsu, espada e lança, era um homem religioso, devoto de uma das chamadas " novas religiões" no Japão, a Oomotokyo, que continha muitos aspectos do Xintoísmo. Na verdade as artes que oferecem um caminho (DO) a seus praticantes, estão enraizadas em tradições religiosas e filosóficas como o Budismo e o Taoísmo.

A transformação que tanto o aikido como outras artes japonesas oferecem, pouco diferem uma das outras, pois todas elas têm em comum o objetivo de levar o seu praticante ao auto aperfeiçoamento, o auto conhecimento.

Técnicamente, podemos dizer que o Aikido, utiliza as torções, arremessos e chaves do jiujitsu combinado com movimentos corporais de ataque e esquiva das lutas com lança e espada, tudo acrescido de inovações feitas por Ueshiba.

O seu ensino engloba o combate de mãos vazias, bastão (JO) e espada (BOKKEN / KATANA). É uma forma de combate dinâmico e enérgico, que permite ao praticante dominar vários atacantes ao mesmo tempo, sem, no entanto - se não quiser - provocar danos à saúde destes. (Esta é uma das idéias principais do AIKIDO - a resolução do conflito sem destruição), utilizando a energia do oponente para assumir o controle sobre o mesmo e/ou arremessá-lo..

A prática do AIKIDO leva a uma profunda espiritualização do praticante, através da prática de diversas formas de meditação, técnicas de respiração, harmonização e canalização de energia e harmonização com o próximo, com sí mesmo e com o universo.

Pode ser traduzido como " O Caminho da Harmonia do Espírito", ou " Caminho da Harmonia da Energia do Universo".

No combate, uma força nunca é oposta à outra. O atacante efetua seu ataque, há a esquiva, a condução e a conclusão do golpe. Esta conclusão pode ser a torção, a projeção ou o aprisionamento. Ou uma combinação destes três.

É muito mais profundo e complexo do que a maioria das pessoas imaginam ao olhar alguém praticando as técnicas.