Atewaza

Acredita-se que a sua origem, remonte a uma época muito antiga, no Japão, por volta do ano 25 a.C. Existe até uma lenda a de um homem chamado Kehaya de Taema, um homem muito orgulhoso de sua força muscular, considerado invensível, então fizeram-no lutar no palácio imperial, no ano 23 a.c., com um lutador chamado Sumuné um famoso lutador. Sumuné acabou ganhando a luta, utilizando um único golpe em um ponto vital, então muitos acreditam que o Atewaza, nasceu neste confronto.

A versão mais provavel é que tenha nascido no templo chinês de Shorinji, conta-se que lá os monges estudavam seriamente a arte do punho, e do Atewaza, muito admirados pela eficácia de seus golpes, com a mão em faca, seriam capazes de fraturar ossos e até de matar.

Apartir do século XVII que ela essa "arte marcial" começou a ser ensinada no Japão, como parte integrante do Jiu-jitsu.

O Atewaza não era ensinado a qualquer um, o mestre escolhia cuidadosamente, aquele, a quem passaria este valioso conhecimento.Eram poucas as pessoas que o conheciam, e menos pessoas ainda eram completamente instruidas nesta arte.

Atewaza é a arte de atacar os pontos vitais do corpo humano, por meio de esmagamentos, pressões, pinçamentos, fraturas, torções etc. Todos os ataques do Atewaza têm como objetivo colocar de imediato fora do combate o adversário por paralisia de um membro, por desmaio, parada respiratória e/ou cardiaca, ou até mesmo a morte.