Dart Vader ( Anakin Skywalker)

Provavelmente foi inspirado no deus romano Saturno, e em algumas figuras de outros mitos ele tenta destruir o filho e se redimir no duelo final. Seu nome vem de "dark father" (pai escuro). Para a maioria das pessoas éObi-Wan enobio personagem principal de toda a saga, pois é aqui que surge a queda e redenção da qual já falamos.

No Episódio I, quando criança ele era um escravo, e Yoda sente "medo" em Anakin, e teme pelo seu futuro como Jedi, já tendo a impressão clara do que poderia ocorre no futuro.

Vader, ex-aluno de Obi-Wan, foi um dos maiores Jedis do Sith. Seduzido por Sidious, para o Lado Negro da Força, Anakin Skywalker começou a empenhar-se secretamente aos conhecim,entos Sith, ministrados por Sidious. Em um combate com Obi-Wan, que percebe, a mudança de seu aprendiz para o outro lado, Anakin acaba por cair em uma cova de lava. Apartir deste momento sua vida só poderia ser possível, com a armadura de combate e apoio à vida. Sidious declarou Anakin um Lorde Sith e este se entitulou Dart Vader. Como braço direito do Imperador, Vader caçou e destruiu quase todos os Jedis da Galáxia, consolidando assim o Império. Atravez de intenso treinamento Dart Vader ensinou diversos Jedis Negros, que foram em seu devido tempo abatidos.

Vader enfrentou o seu filho Luke diversas vezes, porém no final em O Retorno de Jedi, Luke Skywalker, consegue trazer seu pai de volta para o Lado Claro, assim ele deixa de ser Dart Vader, e volta a Luz, salvando Luke de seu Mestre o Imperador, neste combate Vader é ferido e morre em seguida.

oLTAR