IAIDO

Literalmente é a arte de desembainhar a espada, inicialmente ela era uma maneira utilizada pelos samurais para treinar o corpo e o epírito, na busca pela perfeição, controle e elegância de seus movimentos, na arte de desembainhar a espada.

A sua prática consiste em sacar a katana de forma rápida, firme, simples e elegânte simulando um combate real contra um ou vários adversários, imaginários.

Nos nossos dias as pessoas buscam o Iaido para treinar o espírito, geralmente proporciona em seus praticantes uma serta serenidade, e também soluções rápidas e inteligentes nas mais diversas situações da vida, vale lembrar que o Iaido antes de tudo é um exercicio de paciência pois seu aprendizado é demorado, e sua busca pela perfeição Shibumi nunca termina e se estende por toda a vida.

Hoje existem diversas escolas de Iaido, podemos citar a Hinkage Ryu, Muso Shinden Ryu, Eishin Ryu, Omori Ryu, Keishi Ryu, Tamiya Ryu, Mugai Ryu, Hooki Ryu, Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, etc.

Também temos o estilo Seitei Iai, o mais praticado no mundo, que na realidade não chega a ser uma escola (Ryu), é na verdade uma fusão de 10 Katas das escolas, Muso Shinden Ryu, Eishin Ryu e Hooki Ryu. Foi criado pela Zen Nihon Kendo Renmei (Federação Japonesa de Kendo), que é uma organização que atua no mundo inteiro, e se alguém desejar se graduar junto a essa federação é obrigado a aprender o Seitei Iai.

 

 

 

 

x