Desenvolvedores não são bichos


A beleza exterior... 
Quantas vezes voce não escutou que desenvolvedores de sistemas são introvertidos?

Particularmente nao acho isso verdade, na grande maioria dos casos, mas concordo tambem que eles tem uma facilidade bem maior de concentracao que a maioria da populacao corrente, e essas duas coisas que somadas que acredito dao a impressao desse quadro introvertido que podemos apresentar.

Essa capacidade de manter o foco em uma unica tarefa durante longos periodos com a exclusao de diversos outros fatores, ja levou pesquisadores a comparar esses profissionais com o autismo em certo grau. Uns ja chegaram a afirmar q os desenvolvedores de sistema sofrem um certo autismo temporario enquanto desenvolvem suas tarefas..coisa q nao concordo em nada :) mas como disse, eh facil fazer essa relacao. Mas nossa concentracao eh facilmente quebrada. Analisar um projeto, modelar o mundo computacionalmente e escrever codigo para refletir um universo sao atos de criatividade. Nao creio q seja ciencia; para mim, isso eh engenharia, ebora eles sejam bastante felizes quando tem que aplicar ciencia e ideias de engenharia durante esse proceso criativo. :-)

Eh simples ver como se empolgam esses profissionais quando falam em como implementaram aquela rotina de rede neural usando algebra linear. Isso eh criatividade. Alias, acredito que essa seja uma das razoes pela qual somos tao felizes trabalhando em novos e desafiantes projetos, ao contrario de trabalhar em manutencao. E o ponto aqui nao eh porque o codigo do projeto esta antigo, mal documentado, ou mal especificado...a razao em mais simples: é porque a manutencao deixa pouco espaco para a inventividade, para a oportunidade de criar. Pesquisa indicam que quando trabalhando com projetos novos, eles normalmente sao conduzidos a um estado de mental onde as ideias simplesmente parecem voar ou flutuar no espaco.

Quem ja teve a oportunidade de bater um papo com um webdesigner ou alguem da area de marketing, sabe como é esse isso :-)

E esse eh um estado mental altamente prazeroso, estimulado pela liberacao de serotonina, o mesmo que eh liberado pela sensacao do chocolate. Exatamente no alcance desse estado mental eh onde a empresa, o negocio ou o individuo produz. E falo nao somente de producao de sistema, falo em producao financeira.

Numa palestra, em san francisco, Bill Gates disse (algo assim): "para ideias inovadoras e originais aflorarem no seu time, voce tem que estimular a sua equipe a seguir seus proprios desejos, desejos que muitas vezes sao levados por forcas que desconhecemos, as vezes na cor da sua sala, na proximidade de uma janela, numa planta em sua mesa de trabalho...eh atraves da combinacao desses fatores aleatorios que as coisas novas e criativas aparecem e se mantem num fluxo criativo " E falando sobre o fluxo criativo, a capacidade de seguir uma linha de raciocinio formando a solucao ou uma ideia durante o pensamento; ele é algo leva tempo para ser atingido, e é fragil. Se o fluxo de pensamento de um desenvolvedor é interrompido, ele poe levar ate 1 hora para atingir o mesmo ponto outra vez. E essa hora, meus amigos, é perda de produtividade da sua equipe. E se o desenvolvedor é interrompido varias vezes durante o dia, ele pode ate perder o dia de trabalho sem atingir novamente esse estado.

O fluxo do pensamento é fragil, como vejo... Mas felizmente nao tao fragil como parece. :-)

Ele pode ser interrompido somente se isso for decorrência de uma mudança de contexto; ou seja, se um companheiro me dirigir a palavra para discutir o esquema RSA do meu algoritmo PGP, eu sou capaz de lhe dar assistnecia e ainda continuar com meu trabalho... Até ai ok. Mas se ele me pergunta se gostei do filme de ontem, se vou sair hoje a noite ou algo nesse sentido, o contexto se perde e se nao mantiver a concentração, o fluxo se vai. É assim q explico como é feito o desenvolvimento de sistemas em pares, no extreme programming.

Podemos alternar entre diferentes tarefas, contanto que elas estejam ligadas pelo mesmo contexto. Outra sugestão de como eu mantenho o fluxo: me apego as coisas que me estimulam e dão prazer. Pode ser aquele papel de parede com uma foto de uma nebulosa, pode ser a cor do meu monitor, pode ser a localização do meu desk...Isso em geral faz o desenvolvedor produzir mais; ele se sente no seu ambiente; um predador no seu habitat. Infelizmente, a maioria das empresas adota a mesmice no quesito design. Todos aparentam o mesmo, do vendedor, passando pela secretária até o desenvolvedor... Prefiro minha identidade, com minhas coisas e meu cactus ao meu lado àquela escrivaninha padrão dos escritorios. :-)

Ruidos...Ruidos...Ruidos...: Quando se atribui uma tarefa de pesquisa, desenvolvimento e implementação, a melhor maneira de se garantir que o produto terá qualidade suficiente é oferecendo um ambiente favorável à esse empreendimento. Ambientes ruidosos, muita conversação, muitas trombadas pelo pequeno espaço físico...tudo isso são sérios agravantes à produtividade, no meu entendimento... Na verdade, particularmente, isso me estressa. As vezes, ate demais.

Solução: saio, levanto, dou uma volta...e espero as coisas se acalmarem ou a multidão se dispersar. Um dia eles verão o seu estilo e irão lhe respeitar e respeitar seu profissionalismo (é! acho isso mesmo, falta de respeito!). Mas se depois de 10 minutos a baderna desrespeitosa ainda continuar...paciência... :-(

Alias, sua companhia tem uma sala dessas para descanso?

Recarregando as pilhas : Se um desenvolvedor pede para ter 2 horas por dia para sua tradicional aula de ginastica, deixe-o ir. Ele voltará para terminar o trabalho bem mais disposto. A mente humana também precisa de descanso, e além do mais defendo a teoria da disciplina da mente através da disciplica do corpo. É fato: um videogame disponível para um desenvolvedor as vezes é muito melhor para sua produtividade que aquele lanche gratis durante late-nights.... Meus companheiros de Halo que o digam! Nao ficamos enclausurados e recebemos comida como premio ou motivação. Programadores, não sois cachorros; homens é que sois!! 

Então o leitor pode questionar: videogame? horas livres para academia ? próprio material de escritório?...tudo isso sai muito caro!!

Meu amigo, se voce nesse ponto da leitura está se questionando disso, me desculpe mas pare imediatamente de ler !! tome uma pausa, talvez um café, volte e recomeçe a leitura desde o inicio...prestando mais atenção dessa vez.

A tarefa de desenvolvimento de sistemas computacionais envolve mais do que massa braçal, envolve talento. Eu nao metrifiquei aqui o quanto vão custar essas soluções e sugestões, mas de uma coisa tenho certeza: os ganhos produtivos sao imensos! o ambiente de trabalho fica mais harmonioso, menos tedioso, mais pessoal... e é bem provavél que voce veja aquele programador sozinho às 23:30 numa sexta-feira fazendo código sem reclamar de nada da vida.

Ele estará se sentindo em casa. Think about it!!.

-Edge