PÁGINA INICIAL

     
  Introdução

aos utilizadores

em geral

 
     
  Introdução -  alunos do Recorrente  
     
  Programa integral de Artes Visuais  
     
  Aprender Conteúdos  
     
  Aprender Materiais e Técnicas  
     
  Exercitar  
     
     
     
  SEMANÁRIO INTERACTIVO  
     
     
 
 
 

Estrutura e Organização do site

 

Artes visuais/ Educação Visual

 
         
 

Para o utilizador

 

Sugestões

 
 

 

SOBRE O  SITE

 

A criação deste site, destina-se a facilitar o estudo ou análise de conteúdos relacionados com as Artes Visuais / Educação Visual.

 

A vastidão de conhecimentos inerentes a esta área de conhecimentos é tal, que torna-se necessário segmentar a informação que aqui se disponibiliza. Utilizando como base os conteúdos previstos no Currículo Nacional para o 3º Ciclo do Ensino Básico, pode encontrar-se aqui referências que facilitam o estudo e a divulgação de conhecimentos.

 

Ao “navegar” o utilizador terá acesso não só a conhecimentos, como a imagens e propostas de trabalho com soluções ou sugestões relacionadas com o assunto em análise.

 

Estas características conferem ao site interesses que se adaptam a:

 

Professores – Podem utilizar este “manual on line” como complemento das suas aulas, despertando nos alunos o hábito da pesquisa e fomentando o autodidactismo.

 

Alunos -  Podem utilizar esta estrutura de aprendizagem, para conhecer, praticar e pesquisar de uma forma fácil e divertida.

 

Outros Utilizadores – São todos aqueles que se decidem a compreender melhor o mundo em que vivem, fazendo uso de uma linguagem universal que quando compreendida e bem utilizada faz de quem a domina uma pessoa mais culta e interessante. O conhecimento e seu aperfeiçoamento, podem em muitos casos, mais do que alargar horizontes, constituir uma ferramenta de trabalho ou uma forma de melhorar o desempenho em quase todas as áreas profissionais.

 

 

É importante frisar que a abordagem feita por este site, não pretende ser completa ou exaustivamente descritiva. A sua consulta serve apenas para esclarecer ou iniciar a aquisição de conhecimentos e técnicas, não substitui em hipótese nenhuma o acompanhamento de um professor(a)/ formador(a), porque o trabalho prático exige uma análise individualizada para a rectificação e compreensão de dúvidas. Este tipo de acompanhamento tem de ser presencial sendo impossível faze-lo através de um site.

 

Aqui é feito um convite ao conhecimento e ao desenvolvimento de capacidades tal como penso que deve ser : de uma forma livre, facultativa e agradável.

 

 

 

A  ESTRUTURA  E  ORGANIZAÇÃO DO SITE

 

Pensando no utilizador que busca de uma forma autodidacta adquirir ou aprofundar conhecimentos, e tendo em especial atenção os alunos do ensino recorrente, foi usado como plataforma para a organização da estrutura do site o programa estabelecido para este tipo de ensino.

 

Para o estudante do ensino recorrente, é possível estudar de acordo com o programa, bastando para isso escolher a Unidade Capitalizável que pretende conhecer e seguir as indicações.

 

Para os utilizadores em geral, têm acesso ao quadro de conteúdos, bastando para isso escolher o que quer analisar e aceder á página respectiva.

 

 

PROGRAMA – Permite conhecer os conteúdos abordados em cada unidade e os objectivos a ela inerentes.

 

APRENDIZAGEM passo a passo – Cada página está escrita de forma a possibilitar uma compreensão progressiva dos conhecimentos, possibilitando ao utilizador uma abordagem fácil e autodidacta.

 

MATERIAIS E TÉCNICAS – Para se tirar partido de um material é fundamental conhecer uma ou várias técnicas. Para cada conteúdo existem áreas de exploração diferentes que implicam o conhecimento das técnicas e dos materiais, por isso, sempre que é necessário, ao longo da aprendizagem de um conteúdo o utilizador será convidado a fazer a ligação ao estudo do material correspondente.

 

PROPOSTAS DE TRABALHO Sempre que o utilizador tem necessidade de aplicar conhecimentos pode faze-lo através de propostas de trabalho. Estes exercícios estão disponíveis no fim de cada unidade ou directamente da página principal.

 

SOLUÇÕES / EXEMPLOS Após cada proposta de trabalho ou exercício, o utilizador tem acesso a exemplos ou soluções respectivamente.

 

CURIOSIDADES – É uma função que pretende relacionar conhecimentos entre diferentes unidades, mostrando suas potencialidades e aplicações.

 

 

AS ARTES VISUAIS / EDUCAÇÃO VISUAL

 

Esta é uma área de conhecimentos utilizados desde a pré-história até aos dias de hoje, para comunicar, projectar, construir ou simplesmente expressar sentimentos e formas de pensar.

 

Desde as mais simples técnicas manuais, passando pelo desenho técnico, criação de paginação e tratamento de imagem, até à exploração do desenho informático, o utilizador tem acesso a uma vasta e interessante diversidade de conhecimentos.  

 

 

APELO  AO UTILIZADOR

 

A construção deste site encontra-se ainda incompleta, é como podem compreender um trabalho demorado e que carece de constantes actualizações quer ao nível das tecnologias aplicadas na sua construção, como ao nível de imagens e exemplos disponibilizados para os alunos. Este conjunto de páginas pretendem-se o mais actuais possíveis.

 

Este site é de todos !! Pelo que estão convidados, todos aqueles que tenham informações úteis que completem ou complementem as já existentes podem e devem propor a sua inserção no site:

 

 

 

ENVIE AS SUAS SUGESTÕES

 

 

 

 

 

1