Localização: Bahariya Oasis, 380km a sudoeste do Cairo, cidade de El-Bawiti - Capital.
Descoberta: Um guarda dos templos de Alexandre o Grande passeando no local, caiu com seu burro em um estranho buraco no meio da areia. Este pequeno incidente trouxe então a tona uma dos maiores achados modernos, um grande cemitério do Período Greco-Romano.
Detalhe da localização do Oasis de Bahariya
Imediatamente o Dr. Zahi Hawass o qual chefia as pesquisas no Platô de Gizé foi chamado para examinar o local, pois a região do Oásis de Baharyia está sob a supervisão do governador de Gizé. Foi então detectado um dos maiores achados arqueológicos dos últimos tempos, 105 múmias foram encontradas desde março de 1999.
Dr. Zahi Hawass calcula de o cemitério tenha por volta de 10m2 e possa conter mais de 10,000 múmias. Algumas finamente decoradas com máscaras douradas.
Bahariya pode ser a melhor descoberta desde 1923, quando foram encontrados os túmulos de Ramsés II e Tutankhamon , na cidade sagrada de Luxor.
Os dois tesouros arqueológicos se equivalem porque os sepulcros reais mostraram a importância da religião e do culto aos mortos na sociedade egípcia. Apesar disso, continham apenas algumas dezenas de corpos de nobres e funcionários da corte.
nNo entanto os objetos encontrados no Oásis de Bahariya representam a memória de uma comunidade inteiramente preservada.
É bem verdade que no cemitério encontrado em Saqqara em 1984, cerca de 20.000 corpos foram achados, no entanto nem todos eles são da mesma época,variando entre 2,000AC até a época de Cristo.
Já em Bahariya, todos os corpos pertecem a um mesmo período, que compreende de 31AC ao ano de 395.
CONTINUA