O Vidente "Caçalhamas"

MARY SCHULTZE

Acabei de ler os 4 primeiros capítulos da primeira parte do livro autobiográfico de um pastor colombiano. Eles são um resumo feito pelo pesquisador Roberto César, que esteve no comentado "Encontro" do Movimento G-12, o que me fez recordar o que escrevi e foi publicado no jornal "O Diário" desta cidade, edição de 27/07/98, a respeito de um jovem superdotado de Fortaleza, que teve experiências "espirituais" semelhantes àquelas pelas quais tem passado o fundador do Movimento G-12.

Vou relatar algumas das experiências vividas pelo cearense Ricardo, conforme li na revista "Ultimato" nº 253.

Ricardo nasceu em Fortaleza e nos primeiros dez anos de vida já se mostrava um garoto prodígio. Quando entrou na adolescência já estava envolvido em altas pesquisas científicas e no Departamento de Selenografia (estudo da Lua) da Sociedade Astronômica de Fortaleza, e junto com o seu professor e amigo, o famoso astrônomo Rubens de Azevedo, auxiliou a NASA em alguns problemas espaciais. Fazia pesquisas de Física, Química e Biologia em seu laboratório caseiro, que fora organizado quando ainda era menino.

Desejando conhecer profundamente os mistérios do universo, ingressou no Espiritismo (Kardecista), depois no Rosacrucianismo e também no Colégio dos Magos. Lia muito, estudava, pesquisava e se tornou um perito em Ufologia. Conversava com ETs, fazia viagens siderais (fora do corpo) e o seu companheiro constante e "espírito guia" era um homem de pele escura, provavelmente um demônio hindu, que sempre trazia na mão um estranho objeto metálico não identificado.

Ricardo ajudou a criar a Associação Brasileira para a Era de Aquário, em Brasília, e tentou iniciar a Confederação Brasileira de Ufologia. Foi professor em muitos congressos, seminários, cursos de "evolução espiritual" projeção astral, visão de aura, telepatia, etc. e era sempre considerado um perfeito erudito em tais assuntos. Seu guia espiritual, que a princípio se mostrara manso e cooperador, agora havia se transformado num verdadeiro déspota, espécie de "papa astral", que lhe dava ordens grotescas, arrebatava-o para os lugares mais bizarros, nos momentos mais inoportunos. Certa vez, quando descia de um ônibus, foi arrebatado para um lugar escuro, feio e estranho, de onde logo regressou. As vozes que ouvia constantemente, as visões esotéricas interplanetárias, a sensação da perda de constante energia, a qual lhe era sugada pelos "seres astrais", tudo isso ia deixando o jovem Ricardo combalido, triste, ansioso e tremendamente infeliz, ainda na casa dos vinte anos de idade.

Foi aí que um primo seu, conhecido por viver se gabando de ser um ateu convicto, converteu-se ao evangelho do Senhor Jesus Cristo e começou a evangelizar Ricardo. Ele ria da coragem daquele primo de enfrentar uma sumidade esotérica como ele se julgava, debochava da Bíblia - esse livrinho tolo, cheio de lendas - e assim foi levando a sua vida interplanetária e infeliz. Até que o primo, irmão do primeiro e com a mesma idade, converteu-se também a Jesus Cristo. Ricardo ficou admirado. Que família mais tola... Convertendo-se, assim, a uma religião de crentes fanáticos, sem cultura!

Depois de várias tentativas de evangelização da parte dos primos, ele aceitou de presente uma Bíblia e um desafio: iria ler o Livro sem preconceito, desejando conhecer a verdade, que ele porventura encerrasse. No mesmo dia, largou o Livro num canto e esqueceu a promessa. Até que um dia, atormentado pelos seus visitantes astrais, pegou a Bíblia e foi lendo, lendo, lendo. Gostou e no dia seguinte voltou a ler. E foi lendo, lendo, lendo. Até que se convenceu de que: "...a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia" (1 Co 3:19) .

Ia lendo a Bíblia e conferindo-a com os seus estudos paleontológicos e vendo o quanto ela é perfeita, infalível e realmente inspirada por Deus. Na 2 Pedro 1:16-17 e 2 Timóteo 3:16-17, Ricardo encontrou a razão da perfeita infalibilidade da Palavra de Deus.

Dobrou os joelhos diante d'Ele, confessando que era um pecador corrupto e miserável, sem justiça própria, e não um semideus como Satanás tem dado a entender, desde a tentação do Jardim do Éden. Converteu-se, como os dois primos.

Hoje é oficial numa Igreja Batista, no centro de Fortaleza. Ricardo é feliz, muito feliz. O "seu espírito guia" sumiu depressa. A Bíblia diz que: "...Aquele que é nascido de Deus... o maligno não lhe toca" (1 João 5:18). Agora Ricardo é um filho de Deus. As pessoas sempre dizem que "todos são filhos de Deus", mas não é verdade. Sem Jesus Cristo, "todos são filhos do Diabo", palavras do próprio Senhor. Infelizmente o Diabo usa a sua astúcia para atrair as pessoas mais inteligentes. Promete-lhes riqueza, fama e poder... quando elas estão numa boa, o Diabo puxa o tapete e as derruba.

Geralmente os seguidores de Lúcifer não vivem muito. Ele tem medo que essas vítimas do engodo se convertam de repente e não mais venham fazer-lhe companhia no Lago de Fogo, onde o cheiro de ovo podre (H2SO4) é insuportável e eterno.

Mas, voltando ao vidente Caçalhamas, ele conta no capítulo primeiro do seu livro, que após a leitura da Bíblia estava procurando a melhor maneira de ser purificado, quando, certa noite, "sentiu a necessidade de ter um encontro face a face com Jesus" (pág.13). Mais tarde após ter confessado a Deus todos os seus pecados e chorado muito, ele "viu uma mão aberta penetrando em sua cabeça e descendo até a planta dos pés de forma carinhosa e, à medida que o fazia, o fardo do seu pecado desaparecia... havia nascido de novo!" (pág.14). Após ter freqüentado, durante 5 meses, uma pequena congregação evangélica, ele conta que certa noite quando estava orando, Satanás começou a apresentar-lhe imagens de sua conduta passada, com as quais ele ia se deleitando... Até que uma voz forte como de trombeta lhe falou: "se te apartares de mim, cortarei a bênção que tenho para ti e para os teus" (pág.15). Ele entendeu que se tratava da voz de Deus. Então fez um pacto dizendo o seguinte: "Senhor, se tu vires que algum dia vou te falhar e me apartar dos teus caminhos, peço-te com toda a minha alma, antes que isso aconteça, me leves, pois prefiro estar na tua glória, que viver neste mundo com a vergonha de ter falhado para contigo" (pág. 15).

No capítulo 2, o vidente afirma que Satanás tentou fazê-lo pensar negativamente, porém resolveu assumir a grande tarefa de evangelizar, a qual lhe fora confiada por Jesus. Procurou respaldo bíblico na vida de Moisés (pág.17). Diz o Pastor que "no desafio do chamado o nome de Jesus equivale a dinamite: tem poder e autoridade quando O invocamos". Ele também entendeu, apoiado na esquiva inicial de Moisés o seguinte: "Quando Deus faz um chamado, Ele está plenamente consciente de quem chama e porque o faz. Ao conhecer esta história compreendi que existia um chamado do Senhor feito de forma direta em minha vida. Um ministério de grande magnitude me esperava" (pág. 18).

Parte 2

No capítulo 3, o vidente Caçalhamas começa a "sonhar". Leu um livro de Kim Woo-Choong, fundador do Grupo Daewoo, intitulado "O Mundo é dos Sonhadores". Ele diz que Neemias ao ficar inteirado da situação do seu povo em Jerusalém, começou a agasalhar em sua mente um sonho e uma visão. Mesmo com uma situação totalmente contrária Neemias começou a ter a "visão" de restaurar e se deixou "engravidar" por essa visão (pág. 19) e que Deus age nos dias atuais do mesmo modo, inquietando muitos escolhidos e respondendo dentro de uma "visão" por Ele concedida...

Depois dessa experiência com Jesus, o vidente começou a evangelizar nas ruas de sua cidade e teve oportunidade de pastorear pequenas igrejas. A última delas, com apenas 30 membros, após um ano do seu pastorado alcançou 120 membros. Contudo, ele se aborreceu com a inconstância dos membros e renunciou ao pastorado. Depois de 4 meses de desemprego, certa noite, enquanto se balançava numa rede à beira mar da costa atlântica colombiana, teve uma visão a qual é descrita da seguinte maneira: "senti a presença de Deus como nunca antes havia experimentado. Naquele dia a sua voz se fez ouvir no profundo do meu ser: 'sou Ancião de Dias! Prepara o teu coração em adoração porque vou te usar'. Naquele momento entrei num nível de adoração muito mais intenso, diferente do que eu estava acostumado. Rendi cada átomo de minha existência ao Senhor e logo escutei-O dizer: 'vim mover o teu assento'. Aquietei-me, esperando que Ele o fizesse, porém como não acontecesse, eu mesmo comecei a me mover até que escutei novamente a sua voz dizendo-me : 'eu posso mover o teu assento, porém prefiro fazê-lo através de ti. Coloquei-te como pastor. Sonha, sonha com uma igreja muito grande porque os sonhos são a linguagem do meu Espírito. Porque a igreja que hás de pastorear será tão numerosa como as estrelas do céu e como a areia do mar que de multidão não se poderá contar'" (págs.19 e 20).

O vidente prossegue afirmando que nesta noite o Senhor lhe perguntou: "que igreja gostarias de pastorear?" Diz que ficou quieto e começou a observar a areia do mar e o milagre aconteceu: "vi como que cada partícula da areia se convertesse em uma pessoa". O Senhor tornou a perguntar-lhe: "que vês?". O Pastor respondeu: "vejo centenas de milhares de pessoas". Então Deus replicou: "Isso e mais te darei, se fizeres minha perfeita vontade" (pág. 21).

No mês seguinte ele fundou uma igreja, na sala de sua própria residência, com apenas oito pessoas - a qual se chama hoje, Missão Carismática Internacional (MCI). Quando esta já contava com 30 membros o Pastor começou a desenhar o "seu plano estratégico". Enfrentou alguns problemas, ficou muito inquieto, orou e logo o Senhor lhe respondeu com estas palavras: "segue fazendo teus planos que eu me encarrego de desbaratá-los" (pág. 21). Observação: Jesus estava prometendo "desbaratar" os problemas ou os planos do vidente? Não entendi bem o que ele quis dizer...

Mais tarde, novamente o Senhor iria perguntar-lhe: "Que queres e em quanto tempo o queres?" Ele então começou a traçar alvos e sempre que ficava atrapalhado o Senhor lhe dizia: "Porque certamente te abençoarei de tal modo que tu mesmo ficarás assombrado e me dirás: Basta!" (pág. 21). Observação: Aqui vemos que o 'Pai Nosso' perdeu o significado, pois Jesus já não diz: "seja feita a tua vontade", mas: que queres que te faça? Será que esse não é "o outro Jesus?" Afinal de contas, ele está negando a Bíblia! O vidente compara a ação de sua Missão com todas as coisas criadas por Deus, afirmando que: "Deus SONHOU, depois PLANEJOU, DESENHOU e EXECUTOU". Por isso, garante que Deus é um SONHADOR! (pág. 22).

Depois disso, ele conta que certa noite estava sentado no piso de um auditório com capacidade para 120 pessoas. Começou a "sonhar" e logo pôde ver as pessoas entrando e superlotando aquele auditório, fazendo filas para ali entrar, por isso ele foi obrigado a dividir a reunião em dois cultos... e indaga: "haverá impossível para Deus?" Foi aí que descobriu que todo o dilema habita dentro de nossa própria mente e que precisamos atrever-nos a "sonhar" (pág. 22). Observação: Esta teologia de pensamento positivo é típica de pastores como: Norman Vincent Peale, Kenneth Hagin, Peter Wagner, Benny Hinn, e outros, que têm enriquecido à custa dos "sonhos" mirabolantes plantados nas mentes dos membros de suas igrejas...

No capítulo 4, cujo título é "Amadurecendo no Deserto" o autor do livro começa enfatizando a necessidade de passar pelo deserto para adquirir maturidade. Ele diz que passar pelo deserto equivale a enfrentar provas, dificuldades, e também pressões, as quais só podem ser superadas, quando o crente mantém firme o olhar em Jesus (Hebreus 12:2).

Porém, estranhamente, ele começa a falar de experiências fantásticas por ele vividas, o que nos leva a pensar que este capítulo deveria ter como título: "florescendo no deserto". A partir daí, ele começa a descrever os ataques de Satanás à sua vida. Descobriu que Satanás andava buscando alguma debilidade em seu recôndito, uma espécie de "calcanhar de Aquiles", através do qual pudesse neutralizar a sua consagração ao Senhor (pág. 24).

Diz ainda que numa tarde, após ter-se dedicado à oração, abriu os olhos e notou uma densa escuridão ao seu redor. Percebeu que estava flutuando, olhou para baixo e viu um profundo abismo repleto de demônios que se moviam como autômatos, em meio às trevas. Quando achou que ia despencar naquele tenebroso lugar, uma voz lhe falou : "se tu cais, qualquer um dos demônios que viste te tomará e te levará a um lugar mais profundo, onde ficarás até que sejas julgado". No mesmo instante, ele clamou ao Senhor e sentiu que uma força o segurou pelos braços e o levantou. Então, ouviu uma voz, trovejando: "Ainda não chegou a hora!". Caiu no chão, de volta ao corpo, completamente molhado de suor. (p. 24). Observação: isso é um perfeito exemplo de projecionismo (ou levitação), fenômeno muito comum aos sacerdotes jesuítas ocultistas, como Inácio de Loyola, fundador da Ordem Jesuíta. Em geral acontece quando alguém está drogado ou então levado ao estado Alfa, quando, muitas vezes, está possuído por espíritos malignos! Muitos santos católicos apresentaram esse fenômeno, inclusive com chagas no corpo, o que tem levado os seus devotos à crença de que eles são "milagrosos", quando, na realidade, são vítimas de forças ocultas.

Parte 3

O vidente conta ainda que numa tarde, enquanto conversava com um amigo de infância, no terceiro andar de uma "casa de café", esta desabou. Os escombros o sepultaram. Sentiu o espírito se desprender do corpo. Observação: Outra viagem? Ele viaja mais do que o papa JP2! Foi então que se lembrou da voz que havia lhe dito: "Ainda não chegou a hora" e, apoiado nesta frase, clamou pelo nome de Jesus, e, desse modo, pôde retornar são e salvo ao corpo, com ferimentos leves que exigiram apenas quinze pontos de sutura (pág. 25).

Ele conclui esta experiência, dizendo: "Bastou-me pronunciar o nome de Jesus para que a parte espiritual se ligasse com a física, podendo assim remover os escombros" (pág. 25).

Em outro episódio ele conta que um homem, o qual, segundo ele, estava totalmente endemoninhado, deu-lhe uma punhalada. Nessa hora ele viu, como num filme, sua vida passar pela mente. Tudo aquilo que havia feito de bem e de mal foi visto nesse filme. Caiu no chão, mas seu espirito permaneceu flutuando e observando o que se passava ao redor. Foi quando ele se viu rodeado de milhares de anjos, que formavam um túnel angélico, com os anjos indo e vindo, num trânsito infinito. Esses seres angélicos entoavam hinos de adoração numa língua estranha. Nesse ponto, o vidente caiu em si, reagindo contra aquela visão. O fato de saber que estava indo para Deus de mãos vazias, aliado ao desejo enorme de fazer algo grandioso para o Senhor, levou-o a orar, rogando a Deus para não ser vencido pela morte. Ao encerrar a oração, abriu os olhos e viu que estava de volta ao corpo (págs. 25 e 26). Observação: Foi mais uma experiência fora do corpo, fenômeno apresentado por alguns santos católicos e ocultistas, porém jamais atribuído ao Senhor Jesus Cristo...

Depois dessa experiência tão gloriosa, o vidente finaliza o capítulo 4, da primeira parte do seu livro, dizendo que "Deus usa métodos incríveis para acabar com qualquer coisa que impeça o crescimento dos seus servos: orgulho, auto-suficiência, debilidade, caráter impulsivo, etc.". Afirma, ainda, que se não passarmos pelas provas jamais poderemos descobrir o horizonte de bênçãos que nos esperam (pág. 26). Observação: A Bíblia nos comanda a obedecer as palavras de Jesus Cristo, a fim de provarmos o nosso amor por Ele e, consequentemente, sermos abençoados (João 14:23).

Paulo já dizia no seu tempo que "os dias são maus..." (Efésios 5:16). Ele se referia ao Gnosticismo, que estava tentando neutralizar a obra redentora de Cristo, colocando o homem na posição de um semideus, através do conhecimento espiritual. Infelizmente, sob a capa de evangelho, muitas doutrinas espúrias têm surgido ultimamente, nas igrejas ultra-pentecostais, em busca de poder do alto, sem atentar no fato de que "quando estamos fracos então é que somos fortes" (2 Coríntios 12:10).

Foi quando buscava poder e sabedoria que o jovem Ricardo se entregou nas mãos dos "espíritos guias", os quais, no princípio, pareciam amistosos e benignos, para mais tarde começarem a exigir dele o impossível, tratando-o na base da "chibata espiritual", a fim de conduzi-lo ao desejo de suicídio.

Um jovem membro da Igreja à qual pertenço, após ter participado do "Encontro" promovido pelos líderes da MIR, abandonou a congregação, passando a fazer parte de uma igreja ultra-pentecostal, onde está entregue de corpo e alma aos líderes do Movimento. Há poucos dias, numa fria madrugada, ele precisou ser socorrido pelos pais, após um ataque de histeria, durante o qual agitava os braços e clamava em alta voz que estava conversando com anjos... Observação: Em Mateus 7:15-23, Jesus nos adverte contra os falsos profetas, que surgirão nos últimos tempos. Paulo também nos adverte, na 1 Timóteo 4:1, que muitos darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios e ainda, na 2 Timóteo 4:3-4, sobre os doutores que pregarão doutrinas conforme as sua próprias concupiscências... Precisamos então, nos agarrar cada dia mais à Palavra de Deus e menos aos modismos estranhos que têm penetrado em nossas igrejas.

Como leitora assídua da Bíblia e pesquisadora de religião, devo confessar que nunca me passou pela cabeça o desejo de receber qualquer poder do alto, além do que já me foi concedido, desde que aceitei Jesus Cristo como meu único, total e suficiente Salvador. Sei que a Sua Palavra me ensina, conforta e me dá todas as coordenadas para viver uma vida feliz e abundante e, portanto, devo contar somente com a Bíblia em todos os momentos de minha vida cristã, porque ela jamais falha, visto como é "o poder de Deus" para salvar, conservar na fé e levar à santificação de nossa alma.

Mary Schultze é pesquisadora de religião.

Página Inicial


Nota da Autora: Trabalho embasado nas anotações do pesquisador Roberto César.