Mini FAQ Sobre LERs (Lesões por Esforço Repetitivo)

Edson Noboru Yamada

Nesta página procuro, da forma mais objetiva possível, responder às perguntas mais comuns sobre as LERs, assunto tão importante quanto ignorado, além de tentar desvendar alguns dos muitos mitos populares.

Não sou médico, mas pesquiso sobre o assunto desde março de 1995. Infelizmente, não posso me responsabilizar por nada escrito aqui. Se tiver dúvidas ou suspeitar que você está doente, não se auto-diagnostique -- consulte um bom especialista -- de preferência, um que não mande engessar o seu braço (sinal evidente de ignorância sobre o assunto por parte do médico).


O que são LERs?

Quais são os sintomas?

Quem corre o risco de sofrer LERs?

LER não é coisa de digitador? Sou analista de sistemas, também corro riscos?

LER não é como gripe (logo passa)?

Como posso evitar LERs?

Minha avó foi datilógrafa durante 30 anos e nunca teve problemas. Por que eu teria?

Os teclados ergonômicos são bons?

E os apoiadores de pulsos?

Luvas de digitação?

Estações ergonômicas?

Estou sentindo dores, e agora?

Onde consigo maiores detalhes?

Adorei sua página. Como posso colaborar?

Existe uma lista de discussão brasileira sobre o assunto?


O que são LERs?

LERs são lesões aos tendões, nervos e músculos provocadas por movimentos intensos e repetitivos.

Quais são os sintomas?

A mais evidente é a dor, principalmente nos pulsos e antebraços. De início, ela costuma se manifestar apenas à noite (após uma jornada de trabalho), desaparecendo após uma noite de descanso; com o agravamento, ela tende a se tornar permanente e mais intensa, inclusive chegando a desabilitar a pessoa ao trabalho se não tratada em tempo.

Quem corre o risco de LERs?

Qualquer profissional que exerça um movimento contínuo, preciso e repetitivo das mãos, como músicos, dentistas, profissionais de informática em geral, secretárias e outros, está sujeito a LERs.

Mas LER não é coisa de digitador? Eu sou analista de sistemas, também corro riscos?

Se você digita/mouseia mais de 3 ou 4 horas por dia (incluindo aí não só o período de trabalho, mas o tempo que V. gasta na internet, joguinhos, etc), então se considere dentro do grupo de risco. Lembre-se também que tocar algum instrumento que envolva movimento com os dedos (violão ou piano, por exemplo) aumenta os riscos.

LERs não são como gripes, que vêm mas logo vão embora? Eu já tive tendinte mas em uma semana a minha mão já estava OK…

Há 2 tipos de tendinite: aguda ou "crônica". Tendinite aguda é aquela resultante de um esforço concentrado num curto espaço de tempo (por exemplo, digitar/mouseiar por muitas horas seguidas, comportamento normal de programadores quando o prazo de entrega aperta). Nestes casos, um simples descanso já é o suficiente para a dor ir embora (apesar disso não significar que ela tenha sido realmente curada).

Já a "crônica" é resultado de um processo mais lento/amplo e que deixa lesões mais profundas. O tempo de cura/tratamento é diretamente proporcional ao tempo que V. demora pra dar bola pra ela e procurar ajuda, podendo variar de alguns meses até o infinito (caso em que, de fato, ela se torna crônica).

O que se pode fazer pra evitar essas doenças?

Há muitas coisas que podem ser feitas:

  1. A mais conhecida é descansar regularmente durante a digitação - pra cada 50 minutos de digitação, 10 de descanso.
  2. Mantenha a posição correta: os pulsos devem ficar retos o tempo todo - eles não devem estar nem virados para os lados ou curvados pra cima (apoiando as mãos na mesa, com certeza, você não conseguirá isso). O teclado deve ficar numa altura tal que os cotovelos mantenham um ângulo próximo de 100 graus. Mantenha o pescoço/costas eretos. O mouse deve ficar o mais próximo possível.
  3. Digite com a menor força possível.
  4. Segure o mouse o mais levemente possível - não há necessidade de espremê-lo!
  5. Mantenha-se o mais relaxado possível e, em especial, as mãos. É muito comum encontrar pessoas que mantêm o dedão duro enquanto digitam (talvez com medo de bater na barra de espaço), o que aumenta atrito entre os tendões.
  6. Curve os dedos: principalmente quem tem unhas compridas costuma digitar com os dedos retos - não faça isso!
  7. Combinações de teclas: ao digitar coisas como ALT-h, CTRL-o etc, use as duas mãos; usar apenas uma mão vai forçar alguns tendões desnecessariamente.
  8. Não tenha obsessão pra digitar muito rápido - você vai acabar digitando mais e com mais força.
  9. Não estique os dedos pra digitar as teclas mais distantes - ao invés disso, mova o braço todo.
  10. Relaxe. Stress é um dos principais fatores de risco não só de LERs mas como de uma infinidade de doenças.

Minha avó foi datilógrafa por mais de 30 anos e nunca teve problemas. Por que eu teria?

Excelente pergunta! De fato, a incidência de LERs entre os datilógrafos é bem menor do que em digitadores.

Existem várias razões que explicam isso; duas das principais são:

  1. A atividade de datilógrafos é menos repetitiva: eles precisam colocar e tirar o papel, fazer o retorno do carro a cada linha, levantar da cadeira e consultar pastas em arquivos etc. Digitadores têm tudo on-line, e com as facilidades da computação moderna, todas essas atividades se transformaram em mais digitação ainda.
  2. Datilógrafos não apóiam os pulsos nas mesas (o teclado não é plano), mantendo assim um posicionamento mais favorável -- isto faz mais diferença do que parece!

Teclados ergonômicos: valem a pena?

Até pelo menos pouco tempo atrás, não havia nenhum estudo científico conclusivo a respeito desses teclados. De qualquer forma, a princípio, pelo formato do teclado, o digitador tende a posicionar os pulsos da forma correta (retos, não virados pros lados), o que é bom.

Entretanto, não espere que o uso deles vá evitar LERs, como alguns enganosamente anunciam.

E os apoiadores pros pulsos?

Tenha muito cuidado com eles! Para usá-los corretamente, apóie os pulsos somente quando não estiver digitando - caso contrário, inevitavelmente você vai virar os pulsos e esticar os dedos, o que é ruim.

E quanto àquelas "luvas de digitação"?

Na verdade, essas "luvas" nada mais são do que talas e, ao contrário do que muitos especialistas recomendam por aí, elas não devem ser usadas enquanto se digita. O benefício que elas trazem é fixar os pulsos numa posição quase ideal; entretanto, como qualquer imobilizador, o uso contínuo delas pode atrofiar/enfraquecer alguns músculos e forçar demais outros, trazendo mais problemas. Conselho: não as use, a não ser que saiba exatamente que está fazendo.

Estações ergonômicas?

Altamente recomendáveis, desde que sejam realmente ergonômicas. Prefira as mesas que têm o apoio para o teclado com altura regulável e não compre se o monitor não ficar numa altura que não exija que se curve o pescoço para olhá-lo.

Estou sentindo dores. E agora? O que devo fazer?

Procure um bom médico o mais rápido possível. Não espere piorar, porque a dor pode aumentar muito mais rápido do que você pode imaginar.

Onde posso conseguir mais informações sobre LERs?

Muitos detalhes deixaram de ser escritos aqui. Para encontrar figuras com a postura correta e exercícios de alongamento além de outras interessantes informações, não deixe de visitar o talvez melhor FAQ sobre o assunto.

Tenho um trabalho na escola e gostaria que fornecesse algum material. Você pode fazer isso?

Não. Sugiro que faça uma busca pela própria Internet (sugiro fortememente o melhor FAQ sobre o assunto).

Tenho um trabalho na escola pra fazer sobre LERs e gostei muita da sua página. Posso copiá-la?

É permitida a cópia, parcial ou não, das informações transcritas aqui, contanto que seja citada a fonte - sugiro que a cite como

E. N.Yamada, "Mini FAQ sobre LERs", na Internet em http://www.oocities.org/enyamada/LER.html, 1997.

Infelizmente, já li por aí cópias descaradas deste texto (em artigos de jornais de 3a linha escritos por dublês de jornalistas) sem os devidos créditos... :-(

Quem é o autor desta página?

Sou eu! Meu nome é Edson Yamada e sou um jovem (?) cientista da computação que lida com um teclado de computador desde 1983 (num saudoso NE-Z8000 com 16kB !).

Como posso colaborar com a construção desta página?

Se vc simplesmente me mandar um e-mail dizendo que esta página lhe foi útil em alguma coisa, já está ajudando muito! Entretanto, se vc quiser enviar uma sugestão (como por exemplo, uma nova questão, desde que não envolva aspectos jurídico-trabalhistas), seria melhor ainda. Para deixar seu recado, clique aqui; se quiser ver comentários de outras pessoas, clique aqui.

Existe uma lista de discussão brasileira sobre o assunto?

Eu mesmo criei uma. O objetivo principal dela é promover uma troca de experiências entre portadores e profissionais ligados a LER. Para assiná-la, mande um email em branco para ler-brasil-subscribe@yahoogroups.com ou clique aqui.

Boa digitação a todos !

Esta página foi visitada Counter vezes desde 4 de setembro de 2001.