História do Escotismo Brasileiro


O Movimento Escoteiro no Brasil

Os primeiros Grupos Escoteiros do Brasil

        O Movimento Escoteiro no Brasil começou no Rio de Janeiro, mais precisamente em 14 de junho de 1910. Foi fundado inicialmente não um grupo escoteiro, mas sim o "Centro de Boys Scouts do Brasil", situado á Rua Chichorro, nº 13 - Catumbi. Os nossos primeiros "boys scouts" portanto não eram exatamente de um Grupo Escoteiro, mas do Centro
de Boys Scouts, que fechou já em 1914. BP ao lado de barraca da federação Brasileira.

        Em 1914 o Dr. Mario Cardim começou a escrever no jornal paulista "O Estado de São Paulo" sobre o escotismo, bem como dar palestras sobre escotismo no interior. O resultado foi que várias autoridades se interessaram pelo escotismo, fundaram a Associação Brasileira de Escoteiros (29/11/14) e convidaram jovens, entre 11 e 18 anos para engajarem-se imediatamente como escoteiros. Em 1915 já existiam escoteiros em São Paulo, MG, PE. CE, AM, ES, PR, PB, RN, BA, SC e RJ.

        No Rio, o grupo mais antigo em atuação é o 1º GE, atualmente chamado João Ribeiro dos Santos, fundado no Fluminense Futebol Clube, dia 21 de março de 1916, com incentivo de Dr. Arnaldo Guinle e da Sra. Guilhermina Guinle. Antes dele houveram outros grupos, como o Grupo de Escoteiros do Realengo, organizado como uma patrulha anexa ao Tiro de Guerra 102 em 1912, que se manteve até 1915; e o Grupo de Escoteiros da 4ª Escola Masculina do Distrito Federal.

        O Grupo Escoteiro mais antigo em funcionamento no Brasil é o 1º RS George Black, antigamente denominado Associação Escoteira da SOGIPA, fundado em 13 de outrubro de 1913, sob a direção do professor George Black. Outro grupo fundado na mesma época ficava no Ginásio Júlio de Castilhos, mas fechou. Em 1913 foi fundado um Grupo Escoteiro pelo Prof. Curt Boettner, também fechado.

        Em MG o primeiro grupo foi fundado em 23 de dezembro de 1914, o "Grêmio de Bandeirantes Mineiros" em Rio Novo, a 45 km de Juiz de Fora, que teve seu primeiro grupo escoteiro fundado no dia 20 de junho de 1915, no Tiro de Guerra Afonso Pena. Os mineiros defendiam que os boys scouts fossem chamados de bandeirantes, como nossos desbravadores, e não pelo nome escoteiros.

        No Espírito Santo foi fundado em 1915 a Associação de Boys Scouts de Vitória. No Paraná, se iniciou em 1915, em Paranaguá, e logo em seguida em Curitiba, com as tropas Trio Rio Branco, Escola Republicana e Escola Oliveira Bello. Em 1915 foram fundados também as primeiras associações escoteiras no Amazonas, Pernambuco e Bahia. Em 1917 fundou-se em 1917 o Primeiro Grupo Escoteiro do Alecrim, que em 1918 tornou-se Associação de Escoteiros do Alecrim (observação pessoal minha: acho que até hoje este grupo também existe, pois há no RN um grupo que é chamado popularmente de "Escoteiros do Alecrim").

fonte: História do Escotismo Brasileiro - Volume I -
Tomo I - 1910-1924
Almirante Bernard David Blower

 • Leia a história detalhada do escotismo no Brasil neste texto da UEB-SP : História do Escotismo no Brasil



1