OBJETIVOS



A disciplina Estatística I tem por objetivo apresentar ao estudante dois temas :

1 - a parte da Estatística conhecida por Estatística Descritiva;

2 - uma introdução ao estudo de Probabilidades.

Estatística Descritiva


A Estatística Descritiva é a parte da Estatística dedicada à organização, análise e descrição de informações
numéricas.

Em muitos momentos de sua vida profissional, o especialista em informática será solicitado a trabalhar com informações numéricas. Ao tomar contato com uma grande quantidade de informações numéricas, torna-se necessário organizar esta informação para poder extrair dela conhecimentos úteis.

Para organizar informações numéricas, normalmente constroem-se distribuições de frequências. Estas distribuições são posteriormente transformadas e apresentadas na forma de tabelas e gráficos. De posse da informação organizada, passa-se à fase de descrição desta informação através dos conceitos de medidas de posição, medidas de dispersão, momentos da distribuição de frequências, medidas de assimetria e medidas de curtose.

A aplicação destes conceitos a um conjunto de números permite que este conjunto seja descrito por critérios estatísticos. Feito isto, pode-se então compará-lo com qualquer outro conjunto também descrito por critérios estatísticos semelhantes. Assim, um conjunto de informações numéricas tratados a dez anos atrás pode ser comparado com um tratado hoje. Da mesma maneira, um conjunto de informações tratado no Brasil pode ser comparado com outro tratado em qualquer parte do mundo, desde que submetidos aos mesmos critérios estatísticos.

Probabilidades

Desde seus primórdios, a sociedade humana foi obrigada a lidar com as incertezas do comportamento da natureza. Os primeiros agricultores já viviam os problemas de não terem como saber se o clima seria favorável a uma boa colheita naquele ano. Perguntas como:

será que vai chover o suficiente e no momento certo?;

será que as pragas vão prejudicar a colheita neste ano?;

será que o meu produto vai alcançar um bom preço no mercado nesta safra?;

sempre estiveram associadas à atividade agrícola. Na falta de critérios exatos para avaliar os riscos a que estavam submetidas todas as suas atividades, os antigos valiam-se dos oráculos dos deuses, de adivinhos, bruxarias, etc. Todos eram consultados para preverem o comportamento da natureza.

Com o desenvolvimento da matemática através dos séculos, muitos matemáticos se propuseram a tarefa de analisar as incertezas associadas aos fenômenos naturais, desenvolvendo métodos para medi-las. A partir daí, tornou-se possível associar números a estas incertezas, interpretá-las numericamente e, por exemplo, tirar conclusões sobre a probabilidade de um evento natural qualquer vir a acontecer. O ramo da matemática (e da estatística) que lida com a atribuição de valores numéricos a incertezas denomina-se Cálculo de Probabilidades, sendo o segundo tema a ser apresentado aos estudantes na disciplina Estatística I.

Nesta parte da disciplina, o estudante tomará contato com a metodologia de avaliação e atribuição de valores numéricos a todos os resultados possíveis de um determinado evento qualquer. Em seguida, o estudo das regras e propriedades básicas das probabilidades torna possível o cálculo da probabilidade de ocorrência de qualquer das possibilidades do evento analisado.

Para o estudante, a principal aplicação do cálculo de probabilidades é a avaliação numérica de riscos associados à tomada de decisões. Isto será de grande utilidade em sua vida profissional.

 



A disciplina Estatística II tem por objetivo apresentar ao estudante três temas, que complementam os dois temas apresentados na Estatística I. Estes três temas são:

1 – Teorema de Bayes;

2 – Distribuições de Probabilidades;

3 – Regressão;

Teorema de Bayes

Este teorema é uma generalização de conceitos apresentados quando do estudo do tópico Probabilidade Condicional. Ele gera uma ferramenta de grande utilidade no cálculo de probabilidades e de inferências estatísticas, onde informações obtidas a partir de uma amostra de uma população poderão ser generalizadas para abranger toda a população;

Distribuições de Probabilidades

Um número imenso de fenômenos naturais e mesmo sociais podem ter comportamentos probabilísticos semelhantes. Desta forma, o estudo acurado de alguns destes fenômenos nos permite gerar padrões de comportamento que, por semelhança, serão seguidos com maior ou menor precisão por diversos outros fenômenos. O uso desta técnica é enorme tanto no campo da tecnologia como no das ciências socias. Por exemplo, o estudo da variabilidade das dimensões de peças fabricadas por uma determinada máquina segue um determinado padrão comportamental que já foi matematicamente descrito para outras máquinas. Da mesma maneira, o comportamento de grupos sociais, humanos ou animais, segue aproximadamente determinados padrões que já foram descritos matematicamente através do estudo do comportamento prévio de populações nas mesmas situações. Estes modelos matemáticos chamam-se distribuições de probabilidades. O domínio deste conhecimento dá ao profissional de informática grande flexibilidade para análise de informações numéricas e para a tomada de decisões.

Regressão

O curso de Estatística II finaliza com o estudo de Regressões. O domínio desta técnica estatística vai permitir ao profissional de informática estabelecer relações de variado grau de complexidade que lhe permitirão predizer o comportamento aproximado de uma ou mais variáveis em função do comportamento de outras.