Cia. Itatibense de Estradas de Ferro

Locomotiva nº 1. Foto do livro Café e Ferrovias, de Odilon Nogueira

Da estação de Louveira, no km. 76 da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, saía um pequeno ramal, com bitola de 1,00 m. e cerca de 20,116 km. de extensão que, depois de servir a duas localidades, Luiz Gonzaga e Tapera Grande, alcançava finalmente Itatiba. Esse ramal constituía-se na Companhia Itatibense de Estradas de Ferro, ferrovia que, desde sua inauguração sempre foi praticamente uma subsidiária da própria Paulista com cujo tráfego seus trens mantinham correspondência. Clique no mapa para ver a figura maior.
A concessão dessa pequena estrada pertence ao Estado de São Paulo desde maio de 1887, quando foi dada com o objetivo de proporcionar transporte à lavoura cafeeira, finalidade essa que a Itatibense foi ampliando com o correr dos anos, passando a transportar também, algodão, couro, milho, lenha, e outros produtos que, no raio de sua ação, se tornaram importantes. Tratava-se de uma linha de bitola alargada de 1,00 m. apresentando curvas de raio de 100 m. e trilhos de 18 kg/m.
É sobre essa empresa, da qual restam tão poucas informações, que estaremos tentando apresentar um pouco mais da história e alguns dados estatísticos. Se você ao nos visitar souber de mais alguma informação e possuir mapas ou fotos e quiser dividir a informação conosco, entre em contato, e teremos prazer em enriquecer essa página com suas informações.
História : A história da Cia. Estrada de Ferro Itatibense;
Galeria : Galeria com algumas fotos da Itatibense;
Mapa : Mapa da Ferrovia com quadro de estações;
Trafego : Primeiros movimentos de transporte e financeiros;
Frota : Frota da E. F. I. e de outras ferrovias na época. Curiosidades;
Fontes : Principais fontes consultadas sobre a E. F. Itatibense;

Esse trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto sobre essa ferrovia, mesmo porque a quantidade de informações é mínima. Porém, entendemos que é melhor algo do que nada. Entaõ, se você tiver mais informações, fotos ou material a respeito dessa ferrovia e quiser colaborar conosco, por favor, entre em contato.

Voltar para FERROVIAS E HISTÓRIA

E lembre-se sempre:

Nunca embarque nessa viagem