Tramway de Santo Amaro

No final do século passado e início desse, visto o pouco desencolvimento dos transportes rodoviarios e o péssimo estado das ruas --a maioria ainda de terra ou cascalho-- na maior parte das cidades, eram comuns os "tramways", sendo os mais conhecidos o da Cantareira (São Paulo), inaugurado em 1893; o de São Vicente a Santos (Baixada Santista); o de Cabras e Barão Geraldo, no município de Campinas; o do Guarujá e o da Companhia Docas de Santos, em Itatinga. Todavia, um dos que apresentaram maior sucesso foi o de São Paulo a Santo Amaro, pelos aspectos pitorescos que oferecia e pelo fato de ter subsistido até o término das linhas de bonde, pois a "São Paulo Light & Power" aproveitou em parte o traçado inicial de Kuhlmann, adaptando-o e utilizando também algumas das velhas estações por ele construídas.

É sobre essa empresa, da qual restam tão poucas informações, que estaremos tentando apresentar um pouco mais da história e curiosidades. Se você ao nos visitar souber de mais alguma informação e possuir mapas ou fotos e quiser dividir a informação conosco, entre em contato, e teremos prazer em enriquecer essa página com suas informações.

História : A história do Tramway de Santo Amaro;
Galeria : Galeria com algumas fotos do Tramway e do Matadouro;
Fontes : Principais fontes consultadas sobre o Tramway de Santo Amaro;

Esse trabalho não tem a menor pretensão de esgotar o assunto sobre esse tramway, até mesmo porque o autor ainda carece de um livro que possui muitas fotos dessa pequena ferrovia e além disso, a quantidade de informações é mínima. Porém, entendemos que é melhor algo do que nada. Porisso, se você tiver mais informações, fotos ou material a respeito dessa ferrovia e quiser colaborar conosco, por favor, entre em contato.

Construção: Marcello Tálamo
Volta para Ferrovias & História Voltar

Volta para Ferrovias & História