12ª ASSEMBLÉIA NACIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL

 

Eles vieram do sul e do norte, do leste e do oeste... de todo o lugar. Eram mais de cem jovens com um objetivo em comum: "Avaliar, redimensionar e celebrar os projetos da PJ do B, construindo novas respostas e estratégias para dar continuidade à caminhada, reforçando o compromisso, a unidade e a identidade rumo ao novo milênio."

Para isso foi preciso um olhar crítico da realidade sócio-econômica-eclesial, além dos desafios da realidade da própria juventude e da pastoral. Cada um e cada uma trouxe o que tinha de mais rico da sua região para dar corpo aos sonhos da juventude. Sonhos de transformação... Sonhos de "um novo céu e uma nova terra".

E foi esse espírito de construção em mutirão que perpassou em toda Assembléia. De 19 a 26 de julho, na acolhedora terra de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, a vontade de responder aos anseios dos jovens brasileiros era evidente. Aos poucos, as diversas realidades de Pastorais da Juventude descobriram o quanto tinham em comum... A unidade já não era um sonho... estava ali para quem quisesse ver... REALIDADE!

E só mesmo a união e ousadia poderiam garantir o bom andamento da assembléia.

Ousadia que teve seu ponto máximo no processo de eleição da Secretaria Nacional: um dos momentos mais difíceis e sofridos da 12ª ANPJB. Mas como a "ressurreição precisa passar pela noite escura", com alegria foi eleita Rosilene Wansetto (atual secretária nacional da PJR), que assumirá a bela Missão de Secretária Nacional da PJ do B em dezembro/janeiro próximos. À ela o nosso carinho e confiança de que realizará um ótimo trabalho junto à juventude brasileira.

Cada momento foi único; o lançamento oficial do Marco Referencial da PJ do B (que está sendo vendido nas Livrarias Católicas); as liturgias (riquíssimas!), o redimensionamento dos projetos...

Por falar neles, uma breve apresentação do que vem por aí:

Programa de Ação

  • Projeto 1 – Missão Jovem
 

  • Projeto 2 – Cidadania

Programa de Formação

  • Projeto 1 – Capacitação de coordenadores e assessores para acompanhamento aos grupos
 

  • Projeto 2 – Formação para Cidadania

Programa de Espiritualidade

  • Projeto 1 – Escolas de liturgia para jovens
 

  • Projeto 2 – Escolas Bíblicas para jovens

 

Foram dias especiais, onde os delegados e delegadas fizeram história. Fizemos bonito, marcamos presença! A todos o nosso parabéns pela ousadia! Cada grupo é responsável por questioná-los, cobrá-los... todas as informações possíveis da Assembléia. Fiquem por dentro. A PJ do B está dando passos largos em direção ao Reino de Deus! Você e seu grupo não podem ficar para trás!

Laine Chapada de Amorim – Secretária Nacional da PJE


Quer mais?

Plano Trienal da Pastoral da Juventude do Brasil - Arquivo zip 63k

Voltar a página principal