O que é Pastoral da Juventude ?


Nosso rosto, nosso jeito, nossos traços.
Somos jovens, "libertos, doados, na causa da vida e do amor empenhados, abertos, conscientes, bem esclarecidos, juntando nossas mãos, caminhando mais unidos"(CF/92)

Não nos acomodamos com a mediocridade que nos cerca. Queremos viver o presente dando nossa contribuição ao mundo no qual nos inserimos. Sonhamos com um hoje que possibilite um amanhã melhor. "Sonho que se sonha sozinho, pode ser pura ilusão; sonho que sonhamos juntos é sinal de solução". Temos garra e tesão para não fugir da luta, para vencer obstáculos e para traçar caminhos novos. Teimosamente edificando nossa latino-americaneidade!

Somos cristãos. Descobrimos em Jesus Cristo e na sua prática de vida o sentido de nossa vida. A possibilidade de se viver diferente. Inseridos nele, por nosso batismo, sabemos que podemos dar frutos para a vida do mundo.

Somos Igreja. Peregrinos, buscamos a construção do Reino de Deus neste nosso mundo. Sentimos o grito e a dor de tantos irmãos sem teto e sem pão, sem beleza e sem educação.

Somos Igreja e, por isso, nos organizamos para que nossa ação não seja dispersa. Queremos somar forças com tantos outros irmãos e irmãs que buscam um mundo solidário, justo e fraterno.

Por isso nos apresentamos:

Somos Pastoral da Juventude...

Articulados e organizados, somos ação da Igreja no mundo em vista do Reino de Deus. Inseridos organicamente na Igreja do Brasil e da América Latina, somando esforços com todos os que, a partir da fé, colocam sua vida a serviço da vida, no seguimento de Jesus Cristo libertador. "Experimentamos a opção pelos pobres, como diz D. Pedro Casaldáliga, bispo de Conceição do Araguaia, de coração latinoamericano, comprometido com os pobres de sua diocese e do mundo, "como uma prática no seguimento de Jesus: fazer o que Ele fez. Assumir o seu PROJETO. Continuar sua luta. Prolongar sua mesma solidariedade com os pobres e marginalizados. Realizar sua missão na missão da Igreja: anunciar a Boa Notícia para os pobres, procurando acelerar a chegada do Reino para os pobres e a partir deles para todos".

Somos e queremos ser protagonistas da nossa hostória. Somos e queremos ser os responsáveis por nossa vida e nossa sociedade. Toda presença e ajuda dos adultos que queiram caminhar conosco será bem-vinda, desde que não nos sufoquem e não nos substituam. Não ocupem o nosso lugar. "Deixa-me ser jovem, ser livre para sonhar, não reprima, não reprove o meu jeito de amar. Fazer também a história e não ser ignorado, preservar os meus valores e não ser massificado".

Estamos despertados para a vida, fazendo nossas descobertas e opções. Não sabemos tudo, é verdade. Mas já temos alguma experiência e história e, na medida em que nos relacionamos com os outros vamo-nos descobrindo. Vamo-nos educando. Vamo-nos tornando transformadores.

A Pastoral da Juventude, não é só isso... Ela é muito mais e se tornará cada vez maior com a participação de todos nós.


VOLTAR