Curiosidades sobre o Pan

**A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos demorou 20 anos para ser concretizada. Em 1931 começou a ser discutida a importância da organização de um evento esportivo unindo o continente americano, mas isso só aconteceu em 1951, em Buenos Aires, na Argentina.

**Em 1951, 2.583 atletas, de 21 países, participaram dos Jogos em 19 modalidades diferentes. Este ano, esta sendo realizada a 13 edição. O Brasil participou de todas elas.

**Esta e a segunda vez que a cidade de Winnipeg sedia os Jogos Pan-Americanos. A primeira vez foi em 1967, com a participação de 2.361 atletas, representando 29 países. Da primeira vez, o Brasil participou com 132 atletas e levou para casa 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 5 de bronze.

**Os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg prometem bater alguns recordes. O numero de modalidades já foi superado - são 40 contra 34 disputadas em Mar del Plata, em 95.

**O Comitê Organizador pretende superar também o numero de atletas. Na ultima edição dos Jogos, na Argentina, 5.144 atletas participaram da competição, 401 eram brasileiros. Nesta edição dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil esta sendo representado por 450 atletas, em 36 modalidades.

**Em Mar del Plata, os judocas brasileiros conquistaram 13 medalhas e a hegemonia do esporte nas América. E a terceira modalidade que mais trouxe medalhas do Pan para o Brasil, 15. Só fica atras de atletismo, 25 e vela, 20. A natação, com 12, o tênis de quadra e de mesa, com nove medalhas estão logo em seguida.

**Esta nova edição da competição em Winnipeg, tem a participação de 450 atletas brasileiros. O custo para levar a delegação para Winnipeg foi de R$ 2, 5 milhões. O Indesp - Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto foi responsável pelo repasse de R$ 1.613 milhão ao COB - Comitê Olímpico Brasileiro. O restante da verba necessária para transporte, hospedagem e alimentação foi conseguida por meio de patrocinadores.

**O Brasil participa de 36 modalidades. Só não esta presente no futebol, hoquei sobre a grama, patinação de velocidade, raquetebol e softbol.

**Sete modalidades são seletivas para os Jogos Olímpicos de Sidney. Beisebol, hoquei na grama, handebol, polo aquático, tiro, triathlon e hipismo.

**Os atletas com mais medalhas nos Jogos Pan-Americanos são Cláudio Kano (tênis de mesa ), com sete medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze; Djan Madruga (natação), com cinco medalhas de prata e seis de bronze; Gustavo Borges (natação), com quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Hugo Hoyama (tênis de mesa), com sete de ouro, uma de prata e uma de bronze; agora, Sebastian Cuattrin, com duas de prata e três de bronze; e Durval Guimarães (tiro), com duas de prata e duas de bronze.

Voltar