Nome Completo: Alan Wolf Arkin
Data e Local de Nascimento: Alan Arkin nasceu no dia 26 de março de 1934, em Nova York, EUA.
Vida pessoal: Alan já se casou 3 vezes: sua 1ª esposa é desconhecida e, com ela, Arkin teve dois filhos. No seu 2º casamento (com Jeremy Yaffe, que durou de 1955 a 1960), ele teve mais dois filhos. Atualmente, Alan Arkin está casado com Barbara Dana (desde 1964), com quem tem um filho! Destes 5 filhos, três são atores: Adam Arkin, Matthew Arkin e Anthony Arkin
Algumas curiosidades: Alan Arkin é um dos únicos 5 atores no mundo que receberam indicações ao Oscar em seu trabalho de estréia!! Educado no Los Angeles Community College e no Los Angeles State College, Arkin faz muito mais coisas além de atuar... Alan cantouo num grupo de música folk chamado 'The Tarriers'; ele também é escritor: escreveu uma autobiografia chamada "Halfway Through the Door", além de dois livros infantis: "Tony's Hard Work Day"(1972) e "The Lemming Condition"(1976)... Escreveu também "One Present for Flekman's".
Mas o seu maior interesse é a arte dramática, tanto que ele se juntou ao Compass Theatre em St. Louis, alem de ser membro-fundador da "Second City" em Chicago, um grupo cujos componentes atuam através do improviso! Em 1961, Alan retorna a Nova York com a trupe de "Second City" e logo ganha espaço no mundo do teatro, participando de algumas peças da Broadway: "Enter Laughing"(1963), cuja atuação lhe rendeu um Tony, que é o Oscar do teatro americano; ele também participou da peça "Luv"(1964).
Em 1963, Alan Arkin se torna membro da ASCAP e algumas das canções populares que compôs incluem, entre outras, "Cuddle Bug", "That's Me" e "Best Time of the Year"...
Alan Arkin foi originalmente escalado para interpretar um dos ladrões da gangue de George Clooney em "Onze Homens e um Segredo"(2001), do diretor Steven Soderbergh. Mas Arkin se afastou da produção deste remake e acabou substituído por Carl Reiner.
Carreira: O primeiro trabalho de Alan Arkin no cinema foi uma figuração no filme "Calypso Heat Wave"(1957), mas o seu 1º papel foi no destacado "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!"(1966), filme que o lançou imediatamente ao estrelato!! Após alguns poucos filmes, entre eles "Inspetor Clouseau"(1968), quando substituiu brevemente o consagrado Peter Sellers, Arkin obteve mais uma performance destacada em "The Heart Is a Lonely Hunter"(1968), interpretando um surdo-mudo; fez também "Popi"(1969); "Ardil 22"(1970) e trabalhou, de 1970 a 1972, na mundialmente famosa "Vila Sésamo"!
Alternando filmes dramáticos e de comédia, Alan Arkin cravou seu nome em inúmeras produções, como por exemplo "Little Murders"(1971), filme que também dirigiu; "Hearts of the West"(1975), onde encarnou um diretor de cinema da década de 30. Interpretou ninguém menos que Sigmund Freud em "The Seven-Per-Cent Solution"(1976) e, alguns trabalhos depois, fez a comédia "Um Casamento de Alto Risco"(1979).
Em 1982, Alan Arkin vestiu seu uniforme de super-herói e viveu o personagem-título de "O Retorno do Capitão Invencível". Porém, a década de 80 não foi muito generosa para o ator nova-iorquino, que trabalhou em filmes um tanto obscuros e sem destaque. Alguns dos filmes desta fase que podem ser mencionados são "Revivendo a Vida"(1985), a comédia "Loucademia de Medicina"(1985), o filme feito para a TV "Sobibor - O Campo do Inferno"(1987) e algumas outras produções.
Em 1990, Arkin mostra que não estava esquecido e faz um belo trabalho em "Edward Mãos-de-Tesoura", interpretando o pai da personagem de Winona Ryder. No ano seguinte, o ator deu vida a um excêntrico mecânico em "Rocketeer"(1991), filme estrelado por Billy Campbell e uma lindíssima Jennifer Connely recém-saída da adolescência!
Arkin também trabalhou ao lado de Al Pacino no estrelado "O Sucesso a Qualquer Preço"(1992) e comoveu multidões no nostálgico "O Melhor Verão de Nossas Vidas"(1993). Após mais quatro atuando em filmes, filmes para TV e seriados sem grande repercussão, Arkin reaparece na divertida comédia de humor negro "Matador em Conflito"(1997), estrelado por John Cusack e Minnie Driver, além de um excepcional elenco de apoio.
Seu trabalho seguinte foi o brasileiro "O Que É Isso, Companheiro?"(1997), de Bruno Barreto, seguido da subestimada ficção científica "Gattaca - A Experiência Genética"(1997), onde atuou com jovens nomes como Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law...
Em 1998, Arkin participou de um único filme, a comédia "O Outro Lado de Beverly Hills", atuando ao lado de Marisa Tomei e Natasha Lyonne. Depois disso, fez "Um Sinal de Esperança"(1999) e mais alguns trabalhos, até reencontrar John Cusack na comédia romântica "Os Queridinhos da América", produção também estrelada por Julia Roberts e Catherine Zeta-Jones!
Mais alguns trabalhos foram feitos pelo ator que, para 2003, tem apenas dois projetos em vista: dois filmes para a TV!
Prêmios: Alan Arkin é um ator que é sempre bem recebido pela crítica! Ele já foi indicado à vários prêmios, de associações de grande prestígio!! Mas os que recebem maior destaque, pelo menos no Brasil, são o Oscar e o Globo de Ouro!
Oscar: indicado 2 vezes ao prêmio máximo do cinema! A 1ª vez, em 1967, por "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!", seu 1º trabalho onde realmente teve que atuar. A 2ª vez foi em 1969, por "The Heart Is a Lonely Hunter"! Infelizmente, ele não ganhou em nenhuma das ocasiões...
Globo de Ouro: em 1967, Alan Arkin recebeu 2 indicações por seu desempenho em "Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!", uma de ator mais promissor e outra de melhor ator em filme de comédia ou musical (faturou este 2º prêmio); ele recebeu mais 3 indicações de melhor ator (em 1969, 1970 e 1988), mas não levou em nenhuma!!
Site Oficial: não tem
Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...