Conheça Josh Hartnett

Josh Hartnett

Josh Hartnett

Nome Completo: Joshua Daniel Hartnett

Data e Local de Nascimento: Josh nasceu no dia 21 de julho de 1978, na californiana cidade de São Francisco, EUA.
Ele tem três irmãos mais novos: Jessica, Jake e Joe...

Vida pessoal: Não consegui informações sobre qualquer relacionamento do ator. Mas, certa vez, quando questionado sobre relacionamentos, ele afirmou:
-"Eu já tive o meu coração partido, e isso não é engraçado. Mas eu ainda prefiro ter o meu coração partido do que partir o coração de alguém."
E, em fevereiro de 2002, numa matéria da revista Teen People, o astro revelou:
-"É difícil para mim trabalhar tão próximo de uma garota e não me apaixonar completamente por ela como pessoa."

Algumas curiosidades: Hartnett, que é de descendência sueca, nasceu em São Francisco, mas cresceu em St. Paul, estado de Minnesota. Na maior parte, ele foi criado por seu pai, Daniel, e sua madrasta, Molly. Isso porque após o divórcio de seus pais, sua mãe preferiu retornar para São Francisco...
O rapaz estudou na Cretin-Derham Hall, em St. Paul, antes de conseguir uma vaga para fazer o colegial na South High School, em Minneapolis, também no estado de Minnesota. No colegial, Josh era colega de classe da também futura atriz Rachael Leigh Cook. Na escola, ele jogava no time de futebol americano, mas teve que abandonar o esporte após sofrer uma lesão no joelho esquerdo.
Após se formar na South High em junho de 1996, Josh se matriculou na SUNY, em Purchase, estado de Nova York.

Depois de já ser famoso, o ator, que mede 1,90m. de altura e é vegetariano, decidiu deixar o caos de Los Angeles e, em março de 2002, voltou a morar a Minnesota.

Josh seria uma das pessoas que discursariam num comício de apoio ao senador Paul Wellstone. Mas, no mesmo final de semana em que ocorreria o tal comício, o avião que levava o senador sofreu um acidente, que ocasionou a morte do político e outras sete pessoas. Então, no dia 26 de outubro de 2002 (um dia após o acidente), Hartnett apareceu num comício pela paz em St. Paul e falou algumas palavras em memória de Wellstone!

Josh faz muito sucesso por causa da sua aparência... em 1999, ele foi escolhido pela revista Teen People como uma das "21 Estrelas Mais Quentes Com Menos de 21 Anos". E, em 2002, esta mesma publicação o elegeu uma das "25 Estrelas Mais Quentes Com Menos de 25 Anos". Ainda em 2002, Hartnett entrou na lista das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo", publicada anualmente pela revista People.

Além de ator, Hartnett também tem procurado trabalhar por trás das câmeras... junto com o também ator Elden Henson, ele fundou sua própria produtora de filmes, a 'Roulette Entertainment'.
Mas Josh, como ator, também tem seus insucessos... ele fez testes para um papel no filme "Duelo de Titãs"(2000), um drama bem bacana estrelado por Denzel Washington, mas ele acabou não sendo aprovado.

Hartnett também apareceu em alguns clips musicais... fez 'Playground Love' do Air, que é da trilha sonora de "As Virgens Suicidas"; e ele também apareceu no video-clip "There You'll Be' da cantora Faith Hill, a música-tema do filme "Pearl Harbor".

Josh Hartnett se considera um privilegiado: além de ganhar muito dinheiro, ser admirado e querido por muitas pessoas e de fazer o que gosta, ele pôde conhecer o mundo por causa de seu trabalho:
-"Eu sempre quis sair (pelo mundo) e ver o que havia por aí... o que me define é a sede de viajar!"

Carreira: A carreira de Josh foi começar somente depois que ele veio para Nova York cursar a faculdade. Mas, anos antes, quando tinha 16 anos, o rapaz já mostrava interesse pela área... ele foi apanhado quando, supostamente, roubava uma loja Dairy Queen. Na verdade, ele e seus amigos apenas filmavam um curta-metragem amador no local.
Como ator profissional, Josh começou fazendo comerciais e pequenas produções teatrais. Até que, em abril de 1997, lhe ofereceram um papel na série de TV "Cracker" que, infelizmente, durou pouco! Mas o pouco tempo em que foi exibida serviu para que executivos e produtores da área prestassem atenção naquele rapaz alto, de voz extremamente grave e cabelo engraçado. E, pouco tempo depois, ele já faria a sua grande estréia no cinema: interpretando o filho de Jamie Lee Curtis no terror "Halloween H20 - 20 Anos Depois"(1998).

Depois disso, Josh apareceu no curta-metragem de 11 minutos "Debutante"(1998), onde também contracenou com Selma Blair.
Logo após este rápido trabalho, o ator apareceu no suspense "A Prova Final"(1998), dividindo as atenções com um elenco muito bom: Elijah Wood, Famke Janssen, Robert Patrick e Salma Hayek, entre outros.

Mesmo com apenas dois longas em seu currículo, Hartnett já estava se tornando um ator em plena ascensão no meio, além de já ter se tornado um verdadeiro ídolo das adolescentes. Por causa disso, ele foi chamado para atuar no elogiado filme de estréia de Sofia Coppola, "As Virgens Suicidas"(1999)... um trabalho espetacular estrelado por Kirsten Dunst, James Woods e Kathleen Turner. Após este filme, Josh mostrou que sua carreira estava trilhando o caminho certo!
Em seguida, Josh formou um triângulo amoroso com Leelee Sobieski e Chris Klein no romance "Seu Amor, Meu Destino"(2000).

Josh arranjou um tempinho em sua apertada agenda para estrelar mais um curta-metragem... "Member"(2001), de 16 minutos. Depois disso, o ator fez a comédia "Blow Dry"(2001), ao lado de Alan Rickman, Rachel Griffiths e de sua ex-colega de colegial Rachael Leigh Cook.
Seu próximo projeto foi outra comédia, "Ricos, Bonitos e Infiéis"(2001), filme que contava com um elenco estelar: Warren Beatty, Diane Keaton, Andie MacDowell, Goldie Hawn, Nastassja Kinski, Jenna Elfman e muitos outros.

O próximo filme de Hartnett prometia ser o seu grande trabalho nos cinemas, mas acabou se tornando um verdadeiro "abacaxi"... era o drama de guerra com pitadas de romance "Pearl Harbor"(2001), onde o jovem ator vivia um triângulo amoroso com Ben Affleck e Kate Beckinsale. O filme foi um verdadeiro fiasco e choveram pesadas críticas ao trabalho dos três protagonistas!
Após esta mal-sucedida incursão num épico de guerra, Josh se envolveu em "O"(2001), um filme inspirado na peça "Otelo" e estrelado pela atriz Julia Stiles.

Hartnett, então, se envolveu em mais um filme de guerra que retratava um episódio marcante dos militares norte-americanos mas, ao contrário do fracasso "Pearl Harbor", este novo projeto, dirigido por Ridley Scott, foi um grande sucesso de público e crítica e mostrou que Hartnett é realmente um bom ator. O filme em questão é "Falcão Negro em Perigo"(2001), que também contava com nomes como Ewan McGregor, Eric Bana e Orlando Bloom no elenco!

Logo no comecinho de 2002, Josh apresentou o tradicional humorístico "Saturday Night Live". O ator se divertiu bastante durante o programa e durante toda a semana de ensaios com o resto do elenco. Mas Hartnett sempre esteve um pouco apreensivo com os resultados... mas ele sempre fica deste jeito quando trabalha com comédia:
-"Fazer as pessoas rirem é duro, especialmente para alguém que não está feliz."
Mesmo desconfiado em relação às comédias, o próximo trabalho do ator foi um filme deste gênero... "40 Dias e 40 Noites"(2002), onde ele vivia um garotão que decide ficar o período do título do filme sem fazer sexo! E, é claro que, no decorrer da trama, muitas garotas vão tentar o rapaz... e, diga-se de passagem, garotas espetaculares!!

Depois disso, o ator aparece em imagens de arquivo que sequer são creditadas no terror "Halloween: Ressurection"(2002), estrelado por Jamie Lee Curtis.
Em seguida, o jovem ator aparece ao lado do veterano Harrison Ford em "Hollywood Homicide"(2003) e ao lado de Jessica Paré e Matthew Lillard em "Wicker Park"(2003.

Josh também já tinha tudo acertado para viver Clark Kent/Superman no aguardado filme "Batman vs. Superman", do conceituado diretor Wolfgang Petersen. Mas o projeto acabou adiado depois do anúncio de que a Warner e o diretor Brett Ratner fariam um novo filme sobre o Superman. Aliás, Ratner e a Warner fizeram inúmeras e insistentes propostas para que Hartnett aceitasse viver o 'homem-de-aço' em seu filme, com lançamento previsto para 2004. O ator recusou todos os convites alegando que não queria se comprometer com um contrato longo, que o obrigaria a fazer 3 filmes do herói num período de 10 anos!

Prêmios: Apesar do sucesso nas bilheterias e junto das adolescentes de todo o mundo, Josh Hartnett não tem conseguido converter tal popularidade e fama em prêmios... ele apenas recebeu indicações a prêmios de associações pequenas ou que não devem ser levadas à sério. Talvez, sua maior conquista tenha sido...
ShoWest Convention: quando, em 2002, Josh recebeu o prêmio de "Astro do Amanhã", prevendo uma carreira bem-sucedida no futuro...

Site Oficial: não tem

Galeria de fotos

Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...

Ir para a lista de atores