Conheça Mark Dacascos

Mark Dacascos

Mark Dacascos

Nome Completo: Mark Alan Dacascos

Data e Local de Nascimento: Mark nasceu no dia 26 de fevereiro de 1964, em Honolulu, no Havaí, EUA. Mark costuma dizer que é filho de Al Dacascos, Moriko McVey e de Malia Bernal (sua madrasta desde que ele era pequeno)!!
Mark tem 4 irmãos: Craig, Benjamin, Jaclyn e Vanessa!

Vida Pessoal: Mark está em seu 2º casamento. Sua primeira esposa se chamava Rachael Hosting, e sua segunda, e atual, esposa se chama Julie Condra, com quem se casou em janeiro de 1998. Mark não tem filhos, mas segundo ele mesmo diz: "sou o pai orgulhoso de dois cães, Alex e Pearl!".

Algumas Curiosidades: Mark é descendente de um verdadeiro "caldeirão de raças misturadas": seu pai tem origens filipina, espanhola e chinesa, e sua mãe é meio-japonesa e meio-irlandesa!!!
Até os 6 anos de idade, Mark viveu com seus avós no Havaí. Foi quando ele se mudou para o continente para morar com seu pai (Al) e sua madrasta (Malia) em Denver, Colorado. Al e Malia eram respeitados treinadores de Kung Fu e ambos foram os primeiros instrutores de Mark, que começou a competir em torneios de artes marciais aos 7 anos.
Quando Mark tinha 10 anos, a família se mudou para Hamburgo, na Alemanha, onde seu pai iria trabalhar, se tornando o 1º instrutor de Kung Fu a passar, comercialmente, os conhecimentos desta arte milenar no país!! Morando na Europa, Mark conheceu diversos países, como turista e como competidor em torneios de Kung Fu. E ele também aprendeu a falar alemão, é claro!!

Aos 17 anos, Mark se mudou para Taiwan, onde iria aprender a falar Mandarin e aprender um pouco do Kung Fu Shaolin! Seu instrutor nesta arte (o 3º instrutor de artes marciais de Mark) foi o Sifu Muo Hui Shen, com quem Mark estudou por 6 meses antes de voltar à Alemanha. No ano seguinte, Mark volta para o Havaí e, logo depois, muda-se para Los Angeles. Em L.A., estudou na Valley College, onde foi membro do time de ginástica olímpica, e na Portland State University, onde estudou chinês e arte dramática.
Seu 4º mestre em artes marciais foi o Professor Jiang Hao-Quan, um chinês de 83 anos que ensina diversos estilos de lutas orientais, e seu 5º mestre foi um brasileiro radicado nos EUA, Joselito "Amen" Santo, que o ensinou capoeira por 7 meses, para que ele pudesse atuar em "Esporte Sangrento"(1993). Seu 6º e atual professor se chama Gerald Teague.
Mark adora viajar, aprender sobre diferentes culturas, surfar, tocar bateria e está aprendendo a tocar guitarra! Ele está sempre estudando (artes marciais ou dramáticas) para estar sempre melhorando!

A seguir, alguns dos favoritos de Mark Dacascos:
Filmes: "O Resgate do Soldado Ryan", "Apocalypse Now", "Coração Valente", "Spartacus", "La Femme Nikita", e outros...
Atores e atrizes: Denzel Washington, Robert De Niro, Toshiro Mifune, Drew Barrymore, Natalie Portman, Mel Gibson, Marlon Brando, Audrey Hepburn, Tom Hanks, Morgan Freeman, Julia Roberts, Robin Williams, Jean Reno e Sean Penn.
Músicos: Earth, Wind and Fire, The Beatles, Seal, Lauryn Hill, Lenny Kravitz, e outros...

Carreira: O primeiro contato de Mark com o cinema foi bem interessante: ele foi abordado na rua por um homem que era o assistente de direção de um filme que estava para ser rodado! Mark Não se interessou e só queria se livrar daquele "mala". Mas o homem deixou um cartão e Mark, curioso, resolveu ver do que se tratava! Ele fez entrevistas, testes e conseguiu o papel! Mark filmou suas cenas em uma semana e, na edição do filme, todas as suas aparições foram cortadas! Ele pensou em duas razões para os cortes: o diretor queria simplificar a história, eliminando personagens sem grande importância; ou ele era realmente horrível!! A partir daí ele começou a ter aulas de interpretação para conseguir um trabalho onde ele aparecesse na tela! Este trabalho veio como dublê, no filme "Steele Justice"(1987).

Ele começou a atuar dois anos depois em alguns episódios de séries norte-americanas. No ano seguinte, em 1990, ele começou a fazer filmes, mas foi somente em 1993, que ele fez filmes mais conhecidos: "Esporte Sangrento", onde ele faz um ex-oficial do Exército que vai ensinar capoeira à jovens delinqüentes ; "Double Dragon", com Scott Wolf e Alyssa Milano; "American Samurai"... Em 1995, Mark fez "Kickboxer 5" e, no ano seguinte, participou de "A Ilha do Dr. Moreau", com Marlon Brando e Val Kilmer. Ainda em 1996, Mark estrelou "O Combate: Lágrimas do Guerreiro". Seu filme mais recente é "A Base - Desafiando o Perigo"(1999)!
Mark já fez bastante filmes, mas o seu trabalho de maior destaque é um seriado: "The Crow - Starway to Heaven", série baseada no filme "O Corvo"(1994), filme que ficou famoso pelo acidente que matou seu protagonista Brandon Lee!
Além de cinema e TV, Mark já fez teatro e até participou de um video-game: Wing Commander IV

Prêmios: Mark Dacascos não recebeu nenhum prêmio como ator, mas tem vários títulos de artes marciais, pois competindo em mais de 200 torneios, dos 7 aos 18 anos, ele terminou entre os três primeiros colocados em quase todos eles. Seu resultado mais expressivo foi:
Campeonato Europeu de Kung Fu e Karatê: em 1982, foi campeão da categoria peso leve, divisão de faixa marron!
É, o Mark Dacascos é campeão europeu de Kung Fu e Karatê!!! Vai encarar?

Site Oficial: The Official Mark Dacascos Home Page (em inglês)

Galeria de fotos

Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...

Ir para a lista de atores