Conheça Ming-Na

Ming-Na

Ming-Na

Nome Completo: Ming-Na Wen ('Ming-Na' significa 'iluminada')

Data e Local de Nascimento: A atriz nasceu em 20 de novembro de 1963, na ilha Coloane, em Macau. Para quem não sabe, Macau era um território português localizado a cerca de 64 quilômetros de Hong Kong e que retornou ao domínio chinês no final de 1999.
Ming-Na tem um irmão mais velho, Jonathan, e um meio-irmão mais novo, Leong.

Vida pessoal: Ming-Na é casada com Eric Michael Zee, que também é ator mas é mais reconhecido como roteirista. A maneira de que se conheceram é bem interessante: a atriz precisava de uma carona para ir até a pré-estréia de seu filme "The Joy Luck Club"(1993), e seu instrutor de teatro mandou um de seus alunos levá-la. O tal aluno era Zee e, em 1994, quando a atriz se mudou definitivamente para Los Angeles, eles começaram a namorar e em 16 de junho de 1995, eles se casaram. Foi nesta época que a atriz parou de assinar Ming-Na Wen e assumiu o nome de Ming-Na.
O casal tem uma filha, Michaela, nascida em 21 de novembro de 2000.

Algumas curiosidades: Os pais da atriz se divorciaram quando ela mal dava os seus primeiros passos. Após o divórcio, sua família se mudou para Hong Kong, onde sua mãe, Li Chan Wen, se tornou enfermeira. Lá, ela conheceu Soo Lim Yee, um homem de negócios chinês-americano. Eles logo se casaram e, quando Ming-Na tinha apenas 4 anos de idade, decidiram se mudar para Nova York, se fixando no bairro do Queens. Depois de 5 anos em Nova York, a família se mudou para Pittsburgh, a cidade-natal de Yee, onde sua família tinha um restaurante, o Chinatown Inn. Atualmente, os responsáveis pelo restaurante são Jonathan (seu irmão) e Leong (seu meio-irmão).

Em uma nova cidade, Ming-Na teve que se esforçar bastante para se "encaixar" na nova escola... ela até mudou o seu nome para Maggie & Doris. Aliás, foi na escola que a menina descobriu o seu amor pelo teatro... isso aconteceu quando ela interpretou um atrapalhado coelhinho no espetáculo de Páscoa dos alunos da 3ª série. Desde então, a menina colocou em sua cabeça que gostaria de se tornar uma atriz.
Sua mãe não gostou da idéia e preferia que ela fizesse algo relacionado à Medicina. Mas, Ming-Na não desanimou e, em 1981, ela se formou na Mt. Lebanon High School e entrou na Carnegie Mellon University, onde se formaria com mérito e conseguiria o seu diploma em Teatro.
Concluída a faculdade, Ming-Na se mudou para Nova York e passou a perseguir um lugar no concorrido meio teatral...

Ming-Na mede 1,63m. de altura e, junto de seu marido, é empresária de uma 'boy band' chamada At Last, formada exclusivamente de rapazes asiáticos! O grupo já começa a ter alguns sinais de reconhecimento... eles se apresentaram no programa "Showtime at the Apollo" e foram finalistas no programa que busca novos talentos "Next Big Star", apresentado pelo veterano Ed McMahon.

Em 1994, a atriz oriental foi escolhida pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo" e, recentemente, foi nomeada pela A Magazine como um dos "100 Americanos-Asiáticos Mais Influentes da Década de 90"... e isto se referindo a pessoas de qualquer ramo e negócio.
Atualmente, Ming-Na mora em Los Angeles com seu marido e sua filha...

Ah, e no começo da carreira, em 1991, Ming-Na fez um comercial de TV para a 'Gensu wak Cooker'.

Carreira: A carreira de Ming-Na começou em 1985, quando ela fez uma pequena ponta em um episódio de "MisteRogers Neighborhood". Mas sua carreira começou a deslanchar mesmo apenas alguns anos depois, quando a atriz conseguiu um papel na 'soap-opera' diurna "As The World Turns", onde atuou de 1988 a 1991. Aliás, com este trabalho, Ming-Na fez história se tornando a primeira atriz asiática a ter contrato para atuar em alguma produção diurna da TV americana. Mas a grande paixão da atriz era o teatro e, enquanto trabalhava em "As The World Turns", Ming-Na também atuava em produções off-Broadway... ela, inclusive, fez parte do primeiro grupo de atores que atuaram no espetáculo "Redwood Curtain", de Lanford Wilson... peça que chegou até ganhar um prêmio Tony, considerado o Oscar do teatro!

Depois de encerrada a sua participação na 'soap-opera', Ming-Na começou a trabalhar em alguns filmes, tanto no cinema quanto na TV, mas nenhum conseguiu grande destaque. Porém, a atriz teve a sua grande chance quando atuou no fime "The Joy Luck Club"(1993), adaptação para o cinema do best-seller homônimo de Amy Tan. A tocante e emocionante performance da atriz lhe rendeu inúmeros elogios e críticas mais que positivas, indicando que o futuro de Ming-Na poderia ser de grande sucesso!
Após terminar as filmagens de "The Joy Luck Club", Ming-Na decidiu viajar para a China e conhecer toda a sua família, já que ela havia ido para os EUA com apenas 4 anos de idade.

Depois de retornar da China, Ming-Na foi chamada pelo renomado James Lepine para integrar o elenco de seu novo espetáculo, "Luck, Pluck & Virtue", que seria encenado na conhecida La Jolla Playhouse. Enquanto isso, ela também fez alguns filmes para a TV.
A atriz atuou por um tempo na peça, até que teve que partir para a Europa, onde promoveria o seu filme "The Joy Luck Club". Após esta turnê européia, Ming-Na retornou para Los Angeles e conseguiu o papel da chinesinha Chun-Li Zang no filme "Street Fighter - O Filme"(1994), adaptação para as telonas do famoso video-game de luta. Mesmo baseado em um jogo de sucesso e contando com um elenco com bons nomes como Jean-Claude Van Damme, Raul Julia e Kylie Minogue, o filme foi um grande fracasso comercial e obteve pesadas críticas, chegando a ser constantemente incluído nas listas dos 'piores de todos os tempos'.

Mas este grande insucesso não desanimou Ming-Na, que fez mais alguns filmes no cinema, participou de um episódio de "All-American Girl". Logo em seguida, a atriz conseguiu o cobiçado papel de Deb Chen, uma ambiciosa médica residente, na popular e premiada série dramática "ER". Entre janeiro e abril de 1995, Ming-Na participou de 8 episódios do programa e conseguiu um reconhecimento que ainda não havia experimentado em toda a sua carreira.
Depois de encerrar sua participação em "ER", Ming-Na conseguiu um papel fixo no elenco da série de comédia "The Single Guy", estrelada por Jonathan Silverman e que também contava com o veterano Ernest Borgnine, além de outros bons atores... Ming-Na atuou nas duas temporadas produzidas desta simpática série de TV.

Com o final de "The Single Guy", a atriz chinesa começou a exibir o seu talento como dubladora... ela era responsável pela voz da personagem Jade na série animada "Spawn"(1997), sobre o cultuado herói dos quadrinhos criado por Todd McFarlane. Ela também foi bastante elogiada pelo seu trabalho em "Por Uma Noite Apenas"(1997), um emocionante drama estrelado por Wesley Snipes, Natassja Kinski, Kyle MacLachlan e Robert Downey Jr..
Depois disso, ela fez um filme para a TV e também teve a oportunidade de trabalhar com o renomado diretor Robert Altman no piloto de uma série, "Killer App".

Em abril de 1998, Ming-Na fez a sua estréia nos palcos da Broadway, estrelando a peça "Golden Child", de David Henry Hwang, e encenada no Longacre Theater, em Nova York.
O ano continuou com mais um sucesso... a atriz mais uma vez se rendeu ao ofício de dubladora e emprestou sua voz para a personagem-título de "Mulan"(1998), longa-metragem animado dos estúdios Disney. Além de Ming-Na, uma outra voz conhecida se destacava neste filme... a do ator e comediante Eddie Murphy, impagável como o dragãozinho que acompanha a heroína da história.

Em seguida, veio o obscuro filme "12 Bucks"(1998) que, apesar de desconhecido, contava com um elenco bem bacana. Logo depois, Ming-Na teve que utilizar novamente os seus dotes vocais... dublando Jade no filme animado "Spawn 3: Ultimate Battle"(1999), lançado diretamente em vídeo, e narrando o documentário "We Served with Pride: The Chinese American Experience in WWII"(1999), que relatava as experiências e dramas vividos pelos soldados americanos de família chinesa na 2ª Guerra Mundial.
O próximo trabalho foi na série "Outreach"(1999), onde atuou por uma temporada. No ano seguinte, Ming-Na voltou a vestir o jaleco da Dra. Deb Chen na série de TV "ER". Mas, desta vez, Ming-Na fazia parte do elenco fixo do programa, onde está desde o ano 2000...

Dubladora talentosa, Ming-Na foi chamada para dar voz à Dra. Aki Ross no revolucionário "Final Fantasy"(2001), filme de animação digital que criava pela primeira vez um ambiente de hiper-realidade no cinema! Ao lado da atriz, outros grandes nomes do cinema também dublaram os personagens desta belíssima super-produção... Alec Baldwin, James Woods, Donald Sutherland, Steve Buscemi e Ving Rhames. Na esteira deste filme, Ming-Na também dublou a personagem Aki Ross no curta-metragem "Aki's Dream"(2001), lançado em vídeo.

Seu próximo projeto nos cinemas foi a comédia "Teddy Bears' Picnic"(2002) e depois disso, Ming-Na novamente dublará a adorável Mulan em "Mulan II", que deverá ser lançado em 2003 apenas em vídeo, não indo aos cinemas... Uma pena!

Prêmios: Ming-Na foi indicada a poucos prêmios em sua carreira... apenas dois, dados pela 'Screen Actors Guild Awards' e pela 'Annie Awards'. Inclusive, o prêmio dado por esta segunda associação tem uma história interessante...
Annie Awards: em 1998, a atriz recebeu um prêmio que não existia até o ano anterior. A categoria foi criada apenas para que Ming-Na pudesse ser premiada. A nova categoria era a de "Realização Individual Destacada em Dublagem por Performer Feminina em Produção Animada" e Ming-Na foi premiada pelo seu belo trabalho dublando e dando vida à personagem principal do filme "Mulan"(1998).

Site Oficial: MING-NA'S OFFICIAL WEBSITE (em inglês)

Galeria de fotos

Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...

Ir para a lista de atrizes