HISTÓRICO DO SANTANA UNIMED HOSPITAL
A . P. M. I. P. G – MATERNIDADE SANTANA


Originou-se da Associação de Puericultura Dr. Olavo Alberto de Carvalho quando através de Ata da Assembléia Geral Extraordinária em 07/01/49 decidiu-se criar a Associação de Proteção à Infância e à Maternidade.

O nome Maternidade Santana foi escolhido pela população em programa da Rádio Santana, que pôs em votação através de cartas e telefonemas qual seria o nome ideal para a maternidade.

Em Fevereiro de 1950 a então presidente Sr.ª Alayde Nascimento de Paula Xavier retificou o nome para Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Ponta Grossa.

Em 02/08/51 foi enviada proposta para se conseguir junto ao Governo do Estado do Paraná a doação do terreno e obras para a construção da Maternidade Santana. Organizou-se então uma Comissão constituída por: Sr.ª Alayde Nascimento de Paula Xavier, Hebe Santos Fernal e Dr. Lauro Justus para estabelecer entendimento com o Sr. Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, a fim de sensibilizar o governo das necessidades de nossa comunidade. Esta comissão esteve com o Sr. Governador e o Diretor do Departamento Estadual da Criança, onde ficou acertado o apoio para este projeto.

Em 29/09/51 pela Lei 714 estava efetivada a doação de recursos necessários para o inicio das obras, publicado no Diário Oficial do Estado em 02/10/51.

Em 25/10/51 foi assinado e entregue solenemente a escritura de doação do terreno e obras já iniciadas da Maternidade de Ponta Grossa. A solenidade realizou-se no Palácio do Governo em Curitiba, estando presente os Srs. Bento Munhoz da Rocha Neto – Governador; Dr. Haroldo Beltrão – Dept. Estadual da Criança; Dr. Piragibe Araújo – Secretário da Saúde; Dr. Joaquim Silveira – Empresa Irmãos Silveira; Dr. Lauro Justus representante da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Ponta Grossa.

Em 07/01/52 em Assembléia Geral Ordinária elegeu: Presidente de Honra – Sr.ª Flora Munhoz da Rocha; Vice - Presidente de Honra – Sr.ª Hebe Santos Fernal; Presidente Sr.ª Alayde Nascimento de Paula Xavier; Diretor Técnico – Dr. Lauro Justus.

De outubro de 1951 a outubro de 1953 foi então construída Maternidade Santana.

Volta Topo da Página

No dia 24 de Outubro de 1953 realizou-se no prédio na nova Maternidade a cerimonia de abertura na presença do Exmo Sr. Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto – Governador; Sr.ª Flora Munhoz da Rocha, Dr. Aramys Atayde –Secretário de Saúde; Dr. Newtom Souza e Silva – Procurador Geral do Estado; Dr. Petronio Fernal – Prefeito Municipal de Ponta Grossa; Sr. Arthur Nadal – Presidente da Câmara Municipal; Dom Antônio Mazzaroto – Bispo Diocesano; Gal. Joquim Justino Alves Bastos – Comandante da 5ª D.I. ; Dr. Eurico Pereira Macedo – Juiz de Direito; Dr. Isidoro João Brezezinski – Juiz de Direito; Cel Adalberto Mendes e Silva – Chefe da Casa Civil; Cel Raposo Neto – Chefe da Casa Militar do Governo do Estado; Major Ney Braga – Chefe da Polícia do Estado; Sr. Almiro Escobar – Delegado Regional de Polícia, Sr. Albary Guimarães – Diretor do Banco Meridional e toda a diretoria da entidade.

Usaram da palavra Dr. Lauro Justus como Diretor Técnico da Maternidade, Sr Governador congratulando a comunidade princesina por esta grande conquista no campo da assistência social. Em seqüência, a Sr.ª Dora de Paula Xavier descerrou o Pavilhão Nacional que cobria a placa comemorativa, com os seguintes dizeres: "ESTA MATERNIDADE FOI INAUGURADA EM 24 DE OUTUBRO DE 1953 SENDO GOVERNADOR DO ESTADO O DR. BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO" . A seguir a Ex.ma Sr.ª Flora Munhoz da Rocha desatou a fita simbólica, inaugurando oficialmente a Maternidade Santana, após o que, foi a mesma abençoada pelo Sr. Bispo Diocesano. Os detalhes desta inauguração foram transmitidos pela emissora local PRJ2.

Mensagem da Ex.ma SR.ª Flora Camargo Munhoz da Rocha no ato da inauguração "SENTI-ME HONRADA DE INAUGURAR VOSSA EXPLENDIDA MATERNIDADE, PORQUE SE NOS DIAS DE HOJE AS VISTAS ESTÃO VOLTADAS PARA A CRIANÇA, NÓS SABEMOS QUE A ASSISTÊNCIA Á INFANCIA COMEÇA AO NASCER. E UMA CRIANÇA QUE VEM AO MUNDO RECEBIDA NUMA CASA MODELO COMO ESTA, JÁ É UMA CRIANÇA PROTEGIDA, JÁ É UMA CRIANÇA SALVA".

Dr. Lauro Justus esteve a frente da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de 1951, sendo considerado um dos melhores médicos do Estado do Paraná, até 1992 quando por motivos de saúde afastou-se da direção da associação.

A Sr.ª Alice Mercedes Mansani Justus presidiu a Maternidade de 1974 à 1996 quando solicitou sua saída por motivos de saúde.

Atualmente a presidência é exercida pela Sr.ª Rosângela Monteiro Justus e o Diretor Geral é o Sr. Dr. Irving Justus.

 

Primeiras Pacientes Atendidas

Dia 15/12/53 001-Laudelina Ruth 23 anos Cesariana

Dia 16/12/53 002-Neusa de Paula 23 anos Parto Normal

Até o dia 13/09/99 já tivemos 92.313 internações.

__________________________________________________________________________________________

Histórico Unimed Ponta Grossa

 

Em meados de 1978, um grupo de médicos liderados pelo Dr. Enny Luiz Fachin, uniram-se para criar a fundação da Unimed Ponta Grossa. Em 07 de junho de 1978, com a presença de 22 médicos, foi fundada oficialmente a Cooperativa de Trabalho Médico de Ponta Grossa Ltda.
É importante destacar que a Unimed Ponta Grossa foi a terceira singular a se instalar no estado do Paraná e foi em nossa cidade que ocorreu a assembléia de fundação da Federação das Unimeds do Paraná - Unimed do Estado do Paraná - em 18 de agosto de 1978.
O crescimento da Cooperativa foi lento, mas seguro. No quadro social, evoluiu de 22 cooperados fundadores para 297 associados, atendendo atualmente 42.291 usuários entre planos empresas (73) e planos familiares (dados coletados em março de 1998).
Em Ponta Grossa todos os hospitais são credenciados junto à Unimed e, quase todos os laboratórios e clínicas atendem a nossos usuários. Temos também serviços credenciados em várias cidades de mesma área de ação.

 

Volta Topo da Página

Área de Ação

Arapoti

Cândido de Abreu

Carambeí

Castro

Imbituva

Ipiranga

Ivaí

Jaguariaíva

Piraí do Sul

São João do Triunfo

Teixeira Soares

Telêmaco Borba

 

Tibagi

Reserva

 

 

Nossos Números

Médicos Cooperados.............................................................297
Hospitais.............................................................................21
Clínicas...............................................................................15
Laboratórios.......................................
..................................37

 

Volta Home - Entrar Site - Artigos - Convênios - Histórico - Organograma - Regimento - Serviços - Siglas -
0 Setor de Faturamento - Tabelas - Unimed Ponta Grossa - Contato