Depoimentos Artigos Mural Frases Link Contato

Carta de Helder Câmara ao amigo Felipe Tiago Gomes

Querido Amigo Felipe Tiago Gomes,

Ao festejarmos os 40 anos da abençoadíssima Campanha dos Ginasianos Pobres -hoje, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - seu nome se destaca naturalmente, no meio de outros como José Rafael de Menezes, Everardo Luna, Alcides Rodrigues Lucena, Joel Pontes, ou de ainda outros como Professora Netinha, Agamenon Lafayette e Des. Benildes Ribeiro.

Mas, ao recordar que, pelos 1316 Ginásios da Comunidade, já passaram 2 milhões e meio de Brasileiros, e que, neste instante, o sonho de 1943 permite acolher, em torno de 23 mil Professores, 537.952 alunos de 1º e 2º graus, e, inclusive, 3 Escolas Superiores, a Ação de Graças tem que chegar a Deus.

D'Ele veio a inspiração primeira. D'Ele a coragem em momentos cruciais. D'Ele a persistência, a fidelidade, ao longo de 40 anos de caminhada, não raro sobre humana.

É vital para a Campanha e para todos os que dela participam que, sempre mais, contemos com a ajuda de todos os instantes d'Aquele, em Quem todos reconhecemos a inspiração, a chama de nossa chama, a Força que transfigura nossa fraqueza.

Recife/PE, 29 de julho de 1983.



HELDER CÂMARA

1