Depoimentos Artigos Mural Frases Link Contato

Depoimento de Lina Monte Mór

"Quem não for idealista aqui não entre"

Essa frase dita por Felipe Tiago Gomes no momento criava a hoje, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, permaneceu por muito tempo como sua logomarca. Mas o que o levou a essa expressão? Já nos idos de 1943 quando fundou a Campanha do Ginasiano Pobre, primeiro nome da Instituição, Felipe Tiago Gomes, jovem universitário de origem modesta, nascido em Picuí - Paraíba, filho de agricultores, percebeu que a prática da cidadania era imprescindível para a grande obra educacional que se iniciava.

Com essa expressão arregimentou homens de bem voltados para a prática comunitária da solidariedade, do auxílio mútuo, da colaboração, vigas mestras desse movimento que presta serviço educacional há 59 anos em dezenove Estados do nosso país. Pioneiro da educação comunitária, esse grande educador deixou sua marca por onde caminhou abrindo escolas, organizando a comunidade, tornando-a parceira de seu ideal.

Hoje, com as mudanças sociais e as necessidades básicas de sobrevivência, a CNEC se adaptou ao novo momento sem perder suas raízes alicerçadas na competência, na cidadania e no compromisso comunitário. Como uma de suas colaboradoras, tive o privilégio de compartilhar 40 anos na sua trajetória de vida, assim como de sua irmã Maria Gomes, companheira em todos os momentos. Esse convívio fraterno e amigo jamais se apagará de minhas lembranças.

Avelar - Paty do Alferes, abril de 2002.


Lina Monte Mór
Ex-superintendente nacional,
fundadora da Escola de Avelar