Depoimentos Artigos Mural Frases Link Contato

FELIPE TIAGO GOMES

O Apóstolo da Educação Comunitária.

Felipe Tiago Gomes

Fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Felipe Tiago Gomes consagrou-se na Educação Brasileira por criar uma das entidades que, em datas pretéritas, foi considerada a maior Instituição Filantrópica das Américas.

De origem humilde e nascido em Picuí, sertão paraibano, Felipe Tiago Gomes desenvolveu um projeto voltado à Educação Comunitária, na tentativa de democratizar o ensino e atender o estudante pobre. Em 1943, cria na cidade do Recife-PE, a Campanha do Ginasiano Pobre (CGP), sediada no Ginásio Castro Alves, que viria a ser o primeiro ginásio gratuito operando como uma iniciativa totalmente particular.

Em sua jornada como idealizador da Escola Comunitária, Felipe Gomes difundiu suas idéias por todo o Brasil. Com a incessante ajuda dos amigos que constituía a cada investida pelos Estados da Federação, ele fez de sua vida o espelho da esperança de um País mais justo. Mais de 2100 escolas construídas, centros esportivos, comunitários, de lazer e radiodifusão, gráficas, carpintarias, marcenarias, fazenda-escolas, lapidarias, bairros habitacionais, hospitais, enfim, sua obra esteve presente nos mais diversos campos sociais.

Por essas e outras razões, essa página virtual dedica-se a prestar simples, mas valorosa homenagem, ao homem que fez dos seus sonhos a concretização de milhares de outros.

E sendo a INTERNET um instrumento democrático e propício à discussão de temas importantes, esse espaço virtual será foro permanente de exposição e registro de idéias "felipianas" e cenecistas. Será o ponto de encontro dos grandes idealistas, dos verdadeiros cenecistas.

Essa página é mantida e desenvolvida por Felipe Tiago Lira Severiano e Ranieri José Dantas Severiano, sobrinhos netos do Professor Felipe Tiago Gomes.



Counter

Última atualização: 25/10/2003